Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03367
Acrónimo :
EMEPol
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
28.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
221.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Sensibilizar os estudantes para a importância da reflexão metodológica e aprofundar e densificar o seu conhecimento sobre um conjunto de temas epistemológicos e metodológicos fundamentais para a construção do conhecimento na área da Economia Política, designadamente sobre a natureza desse conhecimento, o lugar e papel da Economia Política, a relação entre teoria e realidade, ciência e poder, individualismo/holismo, o papel da retórica e da hermenêutica na construção e transmissão do conhecimento científico, e os problemas colocados pela construção de categorias, nomenclaturas e indicadores económicos e sociais. Procura-se, além disso, que os estudantes exercitem a capacidade de reflexão crítica, desenvolvam competências de pesquisa e trabalho autónomo, de exposição escrita e oral e de argumentação, tendo em vista robustecer a sua capacidade de produção de conhecimento próprio relevante.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Reconhecer a relevância da reflexão metodológica para a construção do conhecimento em Economia Política. 2.Dar conta de que debates fundamentais no âmbito da Economia Política, como os travados em torno da importância e papel dos valores, acerca da relevância da história ou sobre as potencialidades e limites da modelação matemática, reflectem, em última instância, opções metodológicas presentes em qualquer investigação de Economia Política. 3.Compreender a importância e a substância das contribuições da teoria da ciência para o processo de construção do conhecimento na Economia Política. 4.Ser capaz de analisar o lugar e a natureza da Economia Política no quadro mais geral das ciências sociais. 5.Ser capaz de discutir, de forma fundamentada, as relações entre economia, ciência e política. 6.Compreender a relevância da discussão sobre a construção de categorias e nomenclaturas estatísticas e indicadores económicos e sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Entre a filosofia/teoria da ciência e a prática das ciências: a relevância da reflexão metodológica. 2. Controvérsias metodológicas na Economia Política. a. Ciência e valores b. Teoria vs. História c. Matematização, formalismo e modelação 3. Contributos da filosofia/teoria da ciência a. Filosofia e história da ciência b. A sociologia da ciência/conhecimento científico e o construtivismo social c. Individualismo e holismo d. Ontologia e realismo crítico e. Argumentação, retórica e discurso 4. Economia Política e inter / transdisciplinaridade a. Autonomia das ciências e relações interdisciplinares b. Os projectos de uma ciência social unificada 5. Economia, ciência e política a. Ciência e Poder b. A Economia como engenharia social c. Objectividade, expertise técnica e a separação meios/fins 6. Nomenclaturas e construção de categorias nas ciências sociais.?????

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos desta UC foram estruturados e serão tratados tendo em vista a consecução dos objectivos de aprendizagem apresentados.

Avaliação / Assessment


Participação nas aulas (25%) E Um ensaio em que os estudantes desenvolvem um tema de seu interesse, articulando vários tópicos do programa (75%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de seminário, com apresentações iniciais dos temas pelos docentes e apresentação e discussão de textos pelos/as estudantes (disponibilizados pela equipa docente).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Considera-se que a leitura orientada, a análise crítica de textos seleccionados (disponibilizados pela equipa docente) e a discussão colectiva nas aulas de seminário são essenciais no processo de ensino-aprendizagem e por isso valorizadas como componente fundamental para o aprofundamento e densificação dos conhecimentos no domínio de estudo da unidade curricular assim como para o desenvolvimento de capacidades de reflexão, análise crítica e debate de ideias, argumentação, avaliação de posições diversas e formulação de projectos pessoais relevantes de investigação.

Observações / Observations


Esta unidade curricular, do ponto de vista dos seus objetivos gerais e de aprendizagem, articula-se de forma especial com a unidade curricular de História da Economia Política. Conjuntamente, pretendem fornecer uma sólida formação nas áreas da história, filosofia e metodologia da Economia Política.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


10.For each topic a reading list and the correspondent texts will be provided 9.?Historical Perspectives on Inequality.? / C. Tilly / In: The Blackwell Companion to Social Inequalities, M. Romero and E. Margolis (eds.), 15?30 /Blackwell,2005 8.A Construção Social da Realidade / P. Berger e T. Luckmann /Dinalivro, 2004 [1966] 7.Exchange, Action, and Social Structure: Elements of Economic Sociology / M. Zafirovski / Praeger, 2005 6.Essays in Trespassing: Economics to politics and beyond /A. Hirschman / Cambridge University Press, 1981 5.Economia e Interdisciplinaridade(s) / C. Kerstenetzky, V. Neves /Almedina, 2012 4.Reorienting Economics / T. Lawson /Routledge, 2003 3.Value-Free Science? Ideals And Illusions / H. Kincaid, J. Dupre?, A. Wylie (eds.) / Oxford University Press, 2007 2.Reassembling the Social ? An Introduction to Actor-Network-Theory / B. Latour /Oxford University Press, 2005 1.Reflection without rules: economic methodology and contemporary science theory /D. W. Hands, 2001

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


30. Portugal uma Sociedade de Classes: Polarização Social e Vulnerabilidade / Renato Miguel do Carmo (Org.) / Edições 70 / Le Monde Diplomatique Ed. Portuguesa, 2013. 29. ?The Centrality of the Classics? / Jeffrey C. Alexander / In: Stephen Turner (ed.), Social Theory and So-ciology ? The Classics and Beyond / Oxford, Blackwell, 1987 / 1996, pp. 20-38 28. La Science économique à la recherche de ses fondements: La tradition épistémologique ricardienne (1826-1891) / Michel Zouboulakis / Presses universitaires de France, 2015 27. The Varieties of Economic Rationality: From Adam Smith to Contemporary Behavioural and Evolution-ary Economics / Michel Zouboulakis / Routledge, 2014 26. Microfísica do Poder / Michel Foucault / Paz e Terra, 2014 25. Exit, Voice, and Loyalty: Responses to Decline in Firms, Organizations, and States / Albert Hirschman / Harvard University Press, 1970 24. As Paixões e os Interesses: Argumentos Políticos Para o Capitalismo Antes do seu Triunfo / Albert Hirschman / Bizâncio, 1997 23. More Heat than Light: Economics as Social Physics, Physics as Nature's Economics / Philip Mirowski / Cambridge University Press, reprint edition, 1991 22. Open Economics: Economics in relation to other disciplines / Richard Arena, Sheila Dow and Matthias Klaes (eds.) / Routledge, 2009 21. Interdisciplinaridade: Ambições e Limites / Olga Pombo / Relógio d'Água, 2004 20. Special Sciences and the Unity of Science / Olga Pombo, Shahid Rahman, John Symons and Juan Ma-nuel Torres (Eds.) / Springer, 2012 19. La Economía como Ciencia Moral / Ricardo F. Crespo / Educa, 1997 18. How Economics Forgot History: The Problem of Historical Specificity in Social Science / Geoffrey Hodgson / Routledge, 2001 17. Speaking of Economics: How to get in the conversation / Arjo Klamer / Routledge, 2007 16. Sobre Ética e Economia / Amartya Sen / Almedina, 2012 15. Philosophy of the Economy: An Aristotelian Approach / Ricardo F. Crespo / Springer, 2013 14. The handbook of economic methodology / edited by John B. Davis, D. Wade Hands, Uskali Maki / 1998 13. The Elgar companion to recent economic methodology / edited by John B. Davis, D. Wade Hands / 2011 12. Philosophy of economics: a contemporary introduction / Julian Reiss / Routledge, 2013. 11. Economic Methodology: a historical introduction / Harro Maas, translated by Liz Waters / Routledge, 2014 10. Economic methodology: an inquiry / Sheila C. Dow / Oxford University Press, 2002 9. Economic methodology: understanding economics as a science / Marcel Boumans and John B. Davis / Palgrave Macmillan, 2010 8. The Construction of Social Reality / J. R. Searle / The Free Press, 1995. 7. Philosophy of Social Science 5 ed. / Alexander Rosenberg / Westview Press, 1995. 6. Readings in the Philosophy of Social Science / Michael Martin e Lee C. McIntyre (eds) / MIT Press, 1994. 5. The Philosophy of Social Science. 2a ed. / M. Hollis / Cambridge University Press, 1994. 4. The Social Construction of What? / I. Hacking / Harvard University Press, 1999. 3. Nuts and Bolts for the Social Sciences / J. Elster / Cambridge University Press, 1989. 2. The Possibility of Naturalism: A Philosophical Critique of the Contemporary Human Sciences, 4a ed. / R. Bhaskar / Routledge, 1978 [2015]. 1. A Realist Theory of Science, 2a ed. / R. Bhaskar / Verso, 1975 [1997].

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16