Programa
Licenciatura em Marketing
Programa
1. Introdução ao processo de pesquisa de Marketing. 2. A ética no processo de pesquisa de Marketing. 3. Definição do problema de pesquisa de Marketing. 4. Desenvolvimento da aproximação de pesquisa. 5. Formulação do perfil de pesquisa / Research Design 6. Técnicas de recolha qualitativa de dados: 6.1 Desk Research (recolha de dados secundários). 6.2 Focus group. 6.3 Observação directa 6.4 Técnicas projectivas 6.5 Entrevista em profundidade (MEC/Laddering) 7. Pesquisa Qualitativa: Análise dos dados. 8. Estudos quantitativos. 9. Técnicas de recolha quantitativa de dados. 10. Instrumentos de Medida e Escalas de Marketing. 11. Elaboração do Questionário. 12. Regras de composição de um relatório em Estudos de Mercado. 13. Estimar o valor da informação. 14.Tópicos sobre o papel da inferência estatística na tomada de decisão. 14.1 Amostragem. 14.2 Ensaios de Hipóteses ? testes paramétricos e não paramétricos com utilização do SPSS. 15. Introdução aos métodos de previsão. 15.1 Breve abordagem ao Modelo de Regressão Linear Simples com utilização do SPSS e Excel. 15.2 Modelos não Lineares: Exponencial, Transformações inversas com utilização do Excel e SPSS. 16. Análise de posicionamento: 16.1 MDS com utilização do SPSS.