Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
-
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Desenvolver uma compreensão aprofundada acerca da epistemologia das ciências psicológicas, as suas limitações, especialmente em relação à investigação intercultural OA2. Descrever a terminologia relacionada com métodos de investigação experimental e não experimental, e conceitos avançados de estatística OA3. Compreender os desafios na investigação em Psicologia, tal como a interação complexa entre a otimização das soluções metodológicas e as limitações resultantes dos padrões éticos OA4. Comunicar noções básicas de aproximações não frequentistas na verificação de hipóteses (estatística Bayesiana) OA5. Interpretar resultados de dados avançados, para formular e apresentar conclusões com base nos métodos analíticos mais avançados abordados no curso OA6. Escolher adequadamente métodos de investigação e procedimentos de análise de dados, consoante a questão de investigação AO7. Utilizar métodos avançados de de tratamento dos dados, incluindo o agrupamento de variáveis e sujeitos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Durante esta unidade curricular, os/as alunos/as vão adquirir um conjunto de competências necessárias à utilização de métodos avançados de análise de dados exploratórios, assim como métodos importantes no desenvolvimento de questionários e testes entre várias culturas. Métodos qualitativos também serão discutidos em termos de epistemologia e aplicação nas diferentes culturas. CP1. Conceitos avançados e Epistemologia CP2. Conceitos avançados na exploração de dados CP3. Métodos avançados de testes de significância CP4. Recapitular SPSS CP5. Projeto de investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O conteúdo programático relaciona-se com os objetivos de aprendizagem da seguinte maneira: OA1: CP1 OA2: CP1 OA3: CP1, 2, 3 OA4: CP2, 3 OA5: CP2, 3, 4 OA6: CP2, 4, 5 OA7: CP2, 4, 5
Avaliação / Assessment
Modalidades de avaliação: Avaliação Contínua: Os/as alunos/as necessitam realizar vários trabalhos durante a unidade curricular que os/as irá permitir pôr em prática os conteúdos aprendidos. 1) Teste intercalar e final para avaliar o conhecimento dos conceitos avançados adquiridos (50%) 2) Trabalho de grupo: os/as alunos/as vão analisar dados arquivados, recorrendo às competências adquiridas, e apresentado os resultados num relatório de investigação (50%) Avaliação Final Exame escrito (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular está organizada em aulas teórico-práticas, recorrendo a diferentes metodologias de ensino: palestras e exercícios práticos conduzidos em grupo e de forma individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os/as alunos/as vão adquirir uma compreensão integrada de princípio abstratos. Conhecimento teórico e métodos de investigação empírica. As metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem associam-se da seguinte maneira: 1) Palestras sobre os enquadramentos teóricos: OA1, 2, 3, 4 2) Participação ativa através de exercícios práticos: OA5, 6, 7 3) Participação ativa através de trabalhos de grupo: OA5, 6, 7
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2010). Multivariate Data Analysis (7th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall. Field, A. (2013). Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics. London: Sage Publications.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16