Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
Durante esta unidade curricular, os/as alunos/as vão adquirir um conjunto de competências necessárias à utilização de métodos avançados de análise de dados exploratórios, assim como métodos importantes no desenvolvimento de questionários e testes entre várias culturas. Métodos qualitativos também serão discutidos em termos de epistemologia e aplicação nas diferentes culturas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após completar esta UC, os estudantes são capazes de: OA1. Desenvolver uma compreensão aprofundada acerca da epistemologia das ciências psicológicas, as suas limitações, especialmente em relação à investigação intercultural OA2. Descrever a terminologia relacionada com métodos de investigação experimental e não experimental, e conceitos avançados de estatística OA3. Compreender os desafios na investigação em Psicologia, tal como a interação complexa entre a otimização das soluções metodológicas e as limitações resultantes dos padrões éticos OA4. Comunicar noções básicas de aproximações não frequentistas na verificação de hipóteses (estatística Bayesiana) OA5. Interpretar resultados de dados avançados, para formular e apresentar conclusões com base nos métodos analíticos mais avançados abordados no curso OA6. Escolher adequadamente métodos de investigação e procedimentos de análise de dados, consoante a questão de investigação OA7. Utilizar métodos avançados de de tratamento dos dados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC abrange os seguintes conteúdos programáticos: S1. Conceitos avançados e epistemologia S2. Métodos avançados de exploração de dados (por exemplo, estatísticas em psicometria, análise fatorial exploratória) S3. Métodos avançados de teste de significância (por exemplo, regressão linear múltipla, análise de moderação) S4. Análises em pacotes de software estatístico S5. Projeto de pesquisa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Neste curso, os objetivos de aprendizagem (OAs) estão alinhados com os tópicos do plano de estudos para garantir compreensão e aplicação eficazes. OA1 é abordado em CP1, focando na epistemologia em psicologia e suas limitações na pesquisa intercultural. OA2 é coberto em CP1, apresentando terminologia e conceitos estatísticos avançados relacionados a métodos experimentais e não experimentais. OA3 é explorado em CP1, CP2 e CP3, tratando dos desafios na pesquisa psicológica, como a metodologia e as considerações éticas. OA4 é alcançado em CP2 e CP3, onde os alunos aprendem a comunicar abordagens não-frequentistas, incluindo estatísticas bayesianas. Para OA5, os alunos interpretam resultados avançados e apresentam conclusões usando métodos discutidos em CP2, CP3 e CP4. OA6 e OA7 são abordados em CP2, CP4 e CP5, desenvolvendo competência em selecionar métodos de pesquisa e usando técnicas avançadas para análise de dados em projetos práticos.
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: Os alunos precisam completar várias tarefas ao longo do curso, que permitem praticar os conteúdos aprendidos: 1. Tarefas individuais (40% da nota final) 2. Trabalho em grupo: Relatório do projeto de pesquisa (30% da nota final) 3. Teste prático cobrindo os conteúdos apresentados em aula (30% da nota final) Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular está organizada em aulas teórico-práticas, recorrendo a diferentes metodologias de ensino: palestras e exercícios práticos conduzidos em grupo e de forma individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os estudantes adquirem uma compreensão abrangente dos princípios abstratos, conhecimento teórico e métodos de pesquisa empírica através de uma abordagem bem integrada. As metodologias de ensino estão alinhadas de forma estreita com os objetivos de aprendizagem: 1. Aulas Teóricas sobre Estruturas Teóricas: Estas sessões abordam OA1, OA2, OA3 e OA4, proporcionando aos estudantes uma compreensão profunda dos conceitos epistemológicos, da terminologia de pesquisa, dos desafios na pesquisa psicológica e dos métodos de teste de hipóteses não-frequentistas. 2. Exercícios Práticos: A participação ativa nestes exercícios é crucial para alcançar OA5, OA6 e OA7. Os estudantes aplicam métodos analíticos avançados, desenvolvem habilidades na escolha de métodos de pesquisa apropriados e utilizam técnicas avançadas de exploração de dados para interpretar e apresentar os resultados da pesquisa de forma eficaz. 3. Trabalhos em Grupo: Estes trabalhos também se concentram em OA5, OA6 e OA7, permitindo aos estudantes enfrentar problemas de pesquisa complexos em colaboração, aplicar o conhecimento em contextos práticos e aprimorar suas habilidades em análise e interpretação de dados. Esta abordagem estruturada garante que os estudantes não apenas adquiram conhecimento teórico, mas também desenvolvam habilidades práticas essenciais para a realização e análise de pesquisas psicológicas.
Observações / Observations
Esta UC é oferecida pela Universidade SWPS.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Selected chapters from: ● Hayes, A. (2018). Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis: A Regression‐Based Approach, 2nd edition. New York, NY: The Guilford Press. ● Field, A. (2017). Discovering statistics using IBM SPSS statistics, 5th edition. SAGE Publications, London. Additional readings will be provided by the instructor.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30