Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03406
Acrónimo :
EMet
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
45.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
80.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Desenvolver uma compreensão aprofundada acerca da epistemologia das ciências psicológicas, as suas limitações, especialmente em relação à investigação intercultural OA2. Descrever a terminologia relacionada com métodos de investigação experimental e não experimental, e conceitos avançados de estatística OA3. Compreender os desafios na investigação em Psicologia, tal como a interação complexa entre a otimização das soluções metodológicas e as limitações resultantes dos padrões éticos OA4. Comunicar noções básicas de aproximações não frequentistas na verificação de hipóteses (estatística Bayesiana) OA5. Interpretar resultados de dados avançados, para formular e apresentar conclusões com base nos métodos analíticos mais avançados abordados no curso OA6. Escolher adequadamente métodos de investigação e procedimentos de análise de dados, consoante a questão de investigação AO7. Utilizar métodos avançados de de tratamento dos dados, incluindo o agrupamento de variáveis e sujeitos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Durante esta unidade curricular, os/as alunos/as vão adquirir um conjunto de competências necessárias à utilização de métodos avançados de análise de dados exploratórios, assim como métodos importantes no desenvolvimento de questionários e testes entre várias culturas. Métodos qualitativos também serão discutidos em termos de epistemologia e aplicação nas diferentes culturas. CP1. Conceitos avançados e Epistemologia CP2. Conceitos avançados na exploração de dados CP3. Métodos avançados de testes de significância CP4. Recapitular SPSS CP5. Projeto de investigação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O conteúdo programático relaciona-se com os objetivos de aprendizagem da seguinte maneira: OA1: CP1 OA2: CP1 OA3: CP1, 2, 3 OA4: CP2, 3 OA5: CP2, 3, 4 OA6: CP2, 4, 5 OA7: CP2, 4, 5

Avaliação / Assessment


Modalidades de avaliação: Avaliação Contínua: Os/as alunos/as necessitam realizar vários trabalhos durante a unidade curricular que os/as irá permitir pôr em prática os conteúdos aprendidos. 1) Teste intercalar e final para avaliar o conhecimento dos conceitos avançados adquiridos (50%) 2) Trabalho de grupo: os/as alunos/as vão analisar dados arquivados, recorrendo às competências adquiridas, e apresentado os resultados num relatório de investigação (50%) Avaliação Final Exame escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A unidade curricular está organizada em aulas teórico-práticas, recorrendo a diferentes metodologias de ensino: palestras e exercícios práticos conduzidos em grupo e de forma individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os/as alunos/as vão adquirir uma compreensão integrada de princípio abstratos. Conhecimento teórico e métodos de investigação empírica. As metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem associam-se da seguinte maneira: 1) Palestras sobre os enquadramentos teóricos: OA1, 2, 3, 4 2) Participação ativa através de exercícios práticos: OA5, 6, 7 3) Participação ativa através de trabalhos de grupo: OA5, 6, 7

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2010). Multivariate Data Analysis (7th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall. Field, A. (2013). Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics. London: Sage Publications.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16