Bibliografia

Principal

  • Trilla-Bernet, Jaume (2003). La educación fuera de la escuela ? ámbitos no formales y educación social. Barcelona: Ariel Educación. Morand-Aymon, Bernadette (2007). Olhares cruzados sobre a educação não formal ? análise de práticas e recomendações. Lisboa: Direcção Geral de Formação Vocacional. Gohn, Maria da Glória (2014). Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Investigar em Educação 11ª série, nº1: 35-50. European Union (2015). Youth work and non-formal learning in Europe?s education landscape. Luxembourg: Publications Office of the European Union. Canário, Rui (2006). Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não formal. In L. Lima, A. Pacheco, M. Esteves & R. Canário, A educação em Portugal (1986-2006). Alguns contributos de investigação. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. :

Secundária

  • Xavier, Sérgio (2014). A problemática do auto-reconhecimento da educação/aprendizagem não formal ? um contributo pratico. Interações, 29: 171-184. Torres, Carlos Alberto (1992). A política da educação não-formal na América Latina. São Paulo: Paz e Terra. Titley, Gavan (Ed.). (2001). Mochila Pedagógica T-Kit nº 6. O essencial da formação. Estrasburgo: Edições do Conselho da Europa. Sarramona, Jaume, Vázquez, Gonzalo & Colom, Antoni J. (1998). Educación no formal. Barcelona: Editorial Ariel, SA. Rogers, Alan (2004). Non-Formal Education ? flexible schooling or participatory education? Comparative Education Research Centre. Hong Kong: Kluwer Academic Publishers. Pinto. Luís (2007). Educação não-formal: um contributo para a compreensão do conceito e das práticas em Portugal. (Dissertação de Mestrado não publicada). Lisboa: ISCTE. Nogueira, Inácio (2007): Contextos educativos não formais: reconhecimento, valorização e capacidade motivacional ? relatório nacional, Lisboa, Direcção-Geral de Formação Vocacional Mezirow, Jack and Associates (1990). Fostering critical reflection in adulthood: a guide to transformative and emancipatory learning. San Francisco: Jossey-Bass Publishers. Melo, Alberto (2004). A acção local dos cidadãos como meio de resistência à nova vaga de colonização global: o caso da associação In Loco no sul de Portugal. In: B. S. Santos (Org.) (2004). Produzir Para Wver. Os caminhos da produção não capitalista. Porto: Afrontamento, pp. 371-402. Lima, Licínio C., Org. (2006). Educação Não Escolar de Adultos. Iniciativas de Educação e Formação em Contextos Associativos, Braga: Unidade de Educação de Adultos/Universidade do Minho. Kolb, D.A. (1984). Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. Illich, I. (1970). Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes. Freire, P. (1997). Pedagogia da autonomia ? saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Freire, P. (1979). Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez Gadotti, Moacir. 2005. A Questão Da Educação Formal/Nao-Formal. In https://pt.scribd.com/document/53944682/GADOTTI, acedido a 4/02/2018. Dewey, John, 1971. Experiência e educação. São Paulo: Nacional. Council of Europe & European Union (2011). Pathways 2.0 towards recognition of non-formal learning/education and of youth work in Europe. Strasbourg and Brussels, January 2011. Comunidad de Madrid (2004): Calidad de la formación en educación no formal ? criterios e indicadores de acciones formativas, Seminario de calidad de la Formación, Escuela Pública de Animación y Educación Juvenil de la Comunidad de Madrid, Consejeria de Educación, Madrid. Baptista, Isabel, 2005. Dar rosto ao futuro: a educação como compromisso ético. Porto: Profedições. Afonso, A. J. & Ramos, E. (2007). Estado-nação, educação e cidadanias em transição. Revista Portuguesa de Educação, 20 (1), 77-98. Afonso, A. J. (2001). Emancipação ou emancipações? A educação entre a crise das metanarrativas e a hipervalorização dos projectos individuais. In A. Teodoro. (org), Educar, promover, emancipar: os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. :