Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Análise do enquadramento teórico e dos processos políticos que moldaram a economia desde o pós-guerra aos nossos dias, com ênfase na intervenção pública em domínios-chave de provisão. Estudo dos principais processos de reconfiguração institucional (monetário, laboral, fiscal, regulatório, etc.) e das estratégias dos agentes económicos nos últimos quarenta anos. Análise da transformação dos principais sistemas de provisão em Portugal (estudos de caso).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1.Capacitar os estudantes para o mapeamento teórico das concepções acerca do papel do Estado na economia do pós-guerra e para a análise dos modelos de crescimento. 2.Capacitar os estudantes para a identificação e caracterização dos principais processos históricos formativos da Economia Política contemporânea. 3.Proporcionar instrumentos de análise das especificidades sectoriais, variedades nacionais e regionais dos diversos sistemas de provisão. 4.Capacitar os estudantes para a análise dos sistemas de provisão a partir de uma metodologia que integra múltiplas dimensões institucionais e suas articulações. 5.Capacitar os estudantes para análise crítica da trajectória de sistemas de provisão em Portugal, articulando a esfera internacional onde se integram com as suas especificidades históricas e contextuais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Fundamentos de macro e análise do crescimento; 2. Modelos de crescimento no centro e na periferia da UE; 3. Crescimento na economia portuguesa; 4. Crescimento e desigualdade; 5. Crescimento e alterações climáticas; 6. A construção dos diversos regimes de bem-estar; 7. Modelos de proteção social nas sociedades capitalistas; 8. Privatização dos sistemas de pensões: a agenda política global; 9. Privatização dos sistemas de pensões: as reformas das pensões na Europa; 10. Financeirização, rentismo e "asset economy" na habitação e imobiliário; 11. Regimes de crescimento em Portugal: habitação, turismo e imobiliário; 12. Mercado de trabalho, sistema de emprego e relação salarial: configurações institucionais e disposições sociais; 13. Modos de organização dos mercados de trabalho: mobilidades e migrações; 14. Política industrial.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O programa da UC oferece instrumentos fundamentais para analisar os modelos de crescimento e as assimetrias centro-periferia, com especial enfoque nas dinâmicas de interação entre as trajetórias de crescimento e a evolução das desigualdades, bem como as alterações climáticas. O programa da UC proporciona ainda a identificação dos principais processos políticos e seu enquadramento teórico do capitalismo do pós-guerra. Tendo presente esta evolução, marcada, numa primeira fase, até aos anos setenta, pela construção do Estado Providência e por uma gestão ‘keynesiana’ da economia e, numa segunda fase histórica, dos anos setenta até aos nossos dias, pela ascensão do neoliberalismo e a expansão da esfera financeira face à restante economia, o programa da UC elabora sobre os processos de reconfiguração institucional que enquadram a evolução de cada sistema de provisão, nomeadamente os que dizem respeito aos regimes monetário, regulatório, fiscal, laboral e de investimento. A partir de estudos de caso portugueses, aprofunda-se a análise da trajectória de diferentes sistemas de provisão nacionais.
Avaliação / Assessment
A avaliação terá duas componentes: (a) Discussão de textos em sala (35%) — grupos de 3 estudantes defendem perspectivas opostas; debate; votação informal (não contabilizada); (b) Teste escrito em aula (65%) — três questões, responde-se a uma; temas gerais anunciados previamente; resposta em formato de ensaio; consulta apenas de documentos em papel. Reserva-se a possibilidade de uma discussão oral sobre o ensaio escrito em contexto de sala de aula, sempre que tal possa constituir um elemento clarificador da avaliação em curso.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem envolve sessões teórico-práticas baseadas num enquadramento expositivo por parte do docente e por um debate em torno da análise de textos indicados, com leitura prévia. Espera-se que os(as) estudantes demonstrem um bom conhecimento das leituras indicadas em cada sessão e que sejam capazes de articular estas leituras com outras leituras sugeridas em EPA e noutras UCs do programa doutoral. A participação dos estudantes é especialmente convocada em sessões de debate organizadas. A metodologia de ensino centrada na apresentação de estudos de caso convoca o diálogo entre as abordagens teóricas e metodológicas, de forma a encetar a reflexão dos estudantes sobre as opções de investigação teóricas e empíricas com que se irão deparar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O programa da UC oferece instrumentos fundamentais para analisar os modelos de crescimento e as assimetrias centro-periferia, com especial enfoque nas dinâmicas de interação entre as trajetórias de crescimento e a evolução das desigualdades, bem como as alterações climáticas. O programa da UC proporciona ainda a identificação dos principais processos políticos e seu enquadramento teórico do capitalismo do pós-guerra. Tendo presente esta evolução, marcada, numa primeira fase, até aos anos setenta, pela construção do Estado Providência e por uma gestão ‘keynesiana’ da economia e, numa segunda fase histórica, dos anos setenta até aos nossos dias, pela ascensão do neoliberalismo e a expansão da esfera financeira face à restante economia, o programa da UC elabora sobre os processos de reconfiguração institucional que enquadram a evolução de cada sistema de provisão, nomeadamente os que dizem respeito aos regimes monetário, regulatório, fiscal, laboral e de investimento. A partir de estudos de caso portugueses, aprofunda-se a análise da trajectória de diferentes sistemas de provisão nacionais.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Stockhammer, E., & Onaran, Ö. (2022). Growth models and post-Keynesian macroeconomics. In Diminishing returns: The new politics of growth and stagnation, 53-73; 2. Storm, S., & Naastepad, C. W. M. (2016). Myths, mix-ups, and mishandlings: understanding the Eurozone crisis. International Journal of Political Economy, 45(1), 46-71; 3. Martins, D., & Mamede, R. P. (2022). Alternative views on Portuguese stagnation: from the euro’s inception to the COVID-19 pandemic. International Journal of Political Economy, 51(1), 49-64; 4. Baccaro, L. (2021). Is there a “Mediterranean” growth model. Mediterranean Capitalism Revisited One model, different trajectories, 19-41; 5. Stiglitz, J. (2016). Inequality and economic growth. Political Quarterly, 86(S1), 134-155; 6. Stockhammer, E. (2015). Rising inequality as a cause of the present crisis. Cambridge journal of economics, 39(3), 935-958; 7. Michell, J. (2023).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wolf, M. (2015). As Mudanças e os Choques. Clube do Autor: Lisboa. 2. van der Wel, K. A., & Halvorsen, K. (2015). ?The bigger the worse? A comparative study of the welfare state and employment commitment?. Work, employment and society, 29(1), 99-118. 3. Streeck, W. (2013). Tempo Comprado: A crise adiada do capitalismo democrático. Actual Editora: Lisboa. 4. Rodrigues, M.J. (1988). O sistema de emprego em Portugal: crise e mutações. Lisboa. Dom Quixote. 5. Orenstein, M.A. (2011). ?Pension privatization in crisis: Death or rebirth of a global policy trend?. International Social Security Review 64, 3, pp. 65-80. 6. Orenstein, M.A. (2013). ?Pension Privatization: Evolution of a Paradigm?. Governance 26, 2, pp. 259-281. 7. Maurin, É. (2009). La peur du déclassement: une sociologie des récessions. Paris: Seuil. 8. Mamede, R.P.; Lagoa, S.; Leão, L.; Barradas, R. (2016).
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16