Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Análise do enquadramento teórico e dos processos políticos que moldaram a economia desde o pós-guerra aos nossos dias, com ênfase na intervenção pública em domínios-chave de provisão. Estudo dos principais processos de reconfiguração institucional (monetário, laboral, fiscal, regulatório, etc.) e das estratégias dos agentes económicos nos últimos quarenta anos. Análise da transformação dos principais sistemas de provisão em Portugal (estudos de caso).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1.Capacitar os estudantes para o mapeamento teórico das concepções acerca do papel do Estado na economia do pós-guerra. 2.Capacitar os estudantes para a identificação e caracterização dos principais processos históricos formativos da Economia Política contemporânea. 3.Proporcionar instrumentos de análise das especificidades sectoriais, variedades nacionais e regionais dos diversos sistemas de provisão. 4.Capacitar os estudantes para a análise dos sistemas de provisão a partir de uma metodologia que integra múltiplas dimensões institucionais e suas articulações. 5.Capacitar os estudantes para análise crítica da trajectória de sistemas de provisão em Portugal, articulando a esfera internacional onde se integram com as suas especificidades históricas e contextuais.?
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Estado e Economia no pós-guerra - A construção dos diversos regimes de Bem-estar: de Bismarck a Beveridge. - A Grande Depressão e o debate sobre as políticas públicas: gestão macroeconómica e política industrial. - O ressurgimento do liberalismo no pós-guerra: Thatcher e Reagan. - Financeirização e integração económica: de ?Bretton Woods? à Grande Recessão. 2. Reconfiguração dos Sistemas de Provisão - O novo regime monetário (da independência dos bancos centrais à desregulação da banca). - Reconfiguração dos regimes de investimento público (os modelos das Parcerias-Público-Privada). - Transformações das políticas de emprego e dos modos de organização dos mercados de trabalho. - Sistema fiscal e redistribuição. - Empresarialização e privatização dos serviços públicos. 3. Análise de estudos de caso - Segurança Social: sistemas de pensões e política social. - Saúde: as fronteiras difusas entre o público e o privado. - Redes públicas: Água, electricidade, telecomunicações, transportes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa da UC, no seu primeiro módulo, proporciona a identificação dos principais processos políticos e seu enquadramento teórico do capitalismo do pós-guerra. Numa primeira fase, até aos anos setenta, dá conta da construção do Estado Providência e da gestão ?keynesiana? da economia. Numa segunda fase histórica, dos anos setenta até aos nossos dias, este módulo analisa os processos ideológicos e políticos subjacentes à ascensão do neoliberalismo e da expansão da esfera financeira face à restante economia. No segundo módulo, o programa da UC elabora sobre os processos de reconfiguração institucional que enquadram a evolução de cada sistema de provisão, nomeadamente os que dizem respeito aos regimes monetário, regulatório, fiscal, laboral e de investimento. Finalmente, o terceiro módulo permite, através de estudos de casos portugueses, a análise detalhada da trajectória de diferentes sistemas de provisão nacionais.
Avaliação / Assessment
A avaliação terá três componentes: a) participação nas aulas, demonstração do conhecimento da bibliografia (25%) b) apresentação de um tema ou estudo de caso nas aulas (25%), c) artigo sobre tema da cadeira (50%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem envolve nos 1º e 2º módulos sessões teórico-práticas baseadas num enquadramento expositivo por parte do docente e por um debate em torno da análise de textos indicados, com leitura prévia e apresentação obrigatória de ficha de leitura. O 3º módulo, centrado em estudos de caso, convoca o diálogo entre as abordagens teóricas e metodológicas, de forma a encetar a reflexão dos estudantes sobre as opções de investigação teóricas e empíricas com que se irão deparar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas são de natureza teórico-prática na medida em que combinam sessões expositivas com a apresentação de casos de estudo e debate entre os doutorandos. A metodologia de ensino adoptada no primeiro e segundo módulo favorece o mapeamento cognitivo acerca dos debates teóricos e dos processos históricos que marcaram a economia do pós-guerra, proporcionando um enquadramento para a subsequente análise das transformações dos sistemas de provisão. A metodologia baseada em estudos de caso no terceiro módulo visa proporcionar aos estudantes instrumentos de análise adequados: identificação e caracterização das especificidades contextuais de cada sistema de provisão; identificação das dimensões institucionais relevantes, dos agentes e suas estratégias em cada sistema de provisão; caracterização das trajectórias dos sistemas de provisão em Portugal e suas articulações internacionais.?
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
5. Orenstein, M.A. (Ed.) (2008). Pensions, Social Security, and the Privatization of Risk. Columbia University Press / SSRC Books. 4. Rodrigues, J.; Santos, A.C. & Teles, N. (2016). A Financeirização do Capitalismo em Portugal. Actual Editora. 3. Mirowski, P. (2013). Never let a serious crisis go to waste: How neoliberalism survived the financial meltdown. Verso Books. 2. Maurin, É. (2009). La peur du déclassement: une sociologie des récessions. Paris: Seuil. 1. Kuhnle, S.; Sander, A. (2010). The Emergence of the Western Welfare State. In Castles, F. G.; Leibfried, S.; Lewis, J.; Obinger, H.; Pierson, C. (eds.). The Oxford Handbook of the Welfare State. Oxford: Oxford Unversity Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
21. Wolf, M. (2015). As Mudanças e os Choques. Clube do Autor: Lisboa. 20. van der Wel, K. A., & Halvorsen, K. (2015). ?The bigger the worse? A comparative study of the welfare state and employment commitment?. Work, employment and society, 29(1), 99-118. 19. Streeck, W. (2013). Tempo Comprado: A crise adiada do capitalismo democrático. Actual Editora: Lisboa. 18. Rodrigues, M.J. (1988). O sistema de emprego em Portugal: crise e mutações. Lisboa. Dom Quixote. 17. Orenstein, M.A. (2011). ?Pension privatization in crisis: Death or rebirth of a global policy trend?. International Social Security Review 64, 3, pp. 65-80. 16. Orenstein, M.A. (2013). ?Pension Privatization: Evolution of a Paradigm?. Governance 26, 2, pp. 259?281. 15. Maurin, É. (2009). La peur du déclassement: une sociologie des récessions. Paris: Seuil. 14. Mamede, R.P.; Lagoa, S.; Leão, L.; Barradas, R. (2016). ?The Long Boom and the Early Bust: The Portuguese Economy in the Era of Financialisation?. In E. Hein, D. Detzer and N. Dodig (eds.), Financialisation and the Financial and Economic Crises. Country Studies. Cheltenham, UK: Edward Elgar. 13. Lapavitsas, Costas (2013). Profitting without Producing: How Finance Exploits Us. Verso Books. 12. Hacker, J.S. (2004). ?Privatizing Risk without Privatizing the Welfare State: The Hidden Politics of Social Policy Retrenchment in the United States?. American Political Science Review 98, 2, pp. 243-260. 11. Hacker, J.S. (2008). The Great Risk Shift: The New Economic Insecurity and the Decline of the American Dream. Oxford University Press. 10. Goodin, R. E.; Headey, B.; Muffels, R. & Dirven, H.-J. (1999). The Real Worlds of Welfare Capitalism. Cambridge University Press. 9. Gallie, D., & Paugam, S. (Eds.). (2000). Welfare regimes and the experience of unemployment in Europe. OUP Oxford. 8. Galbraith, J. K., & Galbraith, J. K. (2009). The great crash 1929. Houghton Mifflin Harcourt. 7. Esping-Andersen, G. (1990). ?The Three Political Economies of the Welfare State?. In The Three Worlds of Welfare Capitalism. Cambridge: Polity Press. 6. Eichengreen, B. (2008). The European Economy since 1945: Coordinated Capitalism and Beyond. Princeton University Press: New Jersey. 5. Blyth, M. (2013). Austerity: The history of a dangerous idea. Oxford University Press. 4. Béland, D. & Orenstein, M. A. (2013). ?International Organizations as Policy Actors: An Ideational Approach?. Global Social Policy 13, 2, pp. 125-143. 3. Bayliss, K.; Fine, B. & Robertson, M. (2013). ?From Financialisation to Consumption: the System of Provision Approach Applied to Housing and Water?. FESSUD Working Paper Series, No 2. 2. Baldwin, P. (1990). The Politics of Social Solidarity. Cambridge University Press. 1. Appelbaum, E. (2011). ?Macroeconomic policy, labour market institutions and employment outcomes?. Work, employment and society, 25(4), 596-610.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16