Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03371
Acrónimo :
EPComp
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
22.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
221.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final, o estudante será capaz de: - Explicar conceitos-chave da EPC e aplicá-los a casos concretos; - Comparar modelos de capitalismo, estratégias de crescimento e respostas a choques; - Avaliar literatura académica avançada; - Produzir e defender ensaios analíticos. Estes resultados são alcançados através de aulas teórico-práticas, seminários liderados por estudantes e avaliação centrada num ensaio crítico, garantindo pleno alinhamento entre métodos e objetivos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O que é a Economia Política Comparada (EPC)? 2. Variedades de capitalismo 3. Modelos de crescimento na EPC 4. Estado e empresas na Ásia Oriental 5. Economia política da China 6. Populismo e EPC 7. Transição ecológica e EPC 8. Democracia, desigualdade e capitalismo 9. Dualização e solidariedade no mercado de trabalho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os temas progridem da teoria geral (1-3) para estudos regionais (4-5), debates emergentes (6-7) e desafios distributivos (8-9). Esta sequência permite consolidar conceitos, aplicá-los comparativamente e refletir sobre implicações empíricas, respondendo aos objetivos de compreensão, análise crítica e aplicação.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Discussão de textos em sala (35 %) — grupos de 3 defendem perspetivas opostas (EPC & populismo / EPC & crise ecológica); debate; votação informal (não contabilizada). Teste escrito em aula (65 %) — três questões, responde-se a uma; temas gerais anunciados previamente; resposta em formato de ensaio; consulta apenas de documentos em papel. Reserva-se a possibilidade de uma discussão oral sobre o ensaio escrito em contexto de sala de aula, sempre que tal possa constituir um elemento clarificar da avaliação em curso. Esta unidade curricular não prevê a modalidade de avaliação por exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os seminários participativos desenvolvem análise crítica, argumentação e comunicação oral; o teste em formato ensaio reforça a investigação autónoma e a aplicação teórica — competências diretamente ligadas aos objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


7. Streeck, W. (2013), Tempo Comprado ? A Crise Adiada do Capitalismo Democrático, Lisboa: Actual. 6. Rodrik, D. (2011), The Globalization Paradox, Oxford: Oxford University Press. 5. Ryner, M. e Cafruny, A. (2016), The European Union and Global Capitalism ? Origins, Development, Crisis, Hampshire: Palgrave Macmillan. 4. Hancké, B. (ed.) (2009), Debating Varieties of Capitalism: A Reader, Oxford: Oxford University Press. 3. Hall, P. (2012), ?The Economics and Politics of the Euro Crisis?, German Politics, 21(4): 355-371. 2. Hay, C. (2011), ?Globalization Impact on States? in J. Ravenhill (ed.), Global Political Economy, Oxford: Oxford University Press, pp. 312-344. 1. Clift, B. (2014) Comparative Political Economy, Hampshire: Palgrave Macmillan.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


28. van Apeldoorn, B. (2002). Transnational Capitalism and the Struggle over European In-tegration. Londres: Routledge. 27. Streeck, W. (2016), How Will Capitalism End ?, Londres: Verso. 26. Spolaore, E. (2013), ?What is European Integration Really About? A Political Guide for Economists?, Journal of Economic Perspectives, 27(3): 125-144. 25. Soederberg, S., Menz, G. e Cerny, P. (eds.) (2006), Internalizing Globalization: The Rise of Neoliberalism and the Decline of National Varieties of Capitalism, Hampshire: Pal-grave Macmillan. 24. Sapir, J. (2012), La démondialisation, Paris : Seuil. 23. Rodrigues, J., Santos, A. C. e Teles, N. (2016), ?Semi-Peripheral Financialisation?, Re-view of International Political Economy, 23(3): 480-510. 22. Rodrigues, J. e Reis, J. (2012), The Asymmetries of European Integration and the Crisis of Capitalism in Portugal. Competition and Change, 16, 188-205. 21. Reis, J., Rodrigues, J. Santos, A. C. e Teles, N. (2014), ?Compreender a Crise: a econo-mia portuguesa num quadro europeu desfavorável?, in J. Reis (ed.), A Economia Política do Retrocesso, Coimbra: Almedina, pp. 21-86. 20. Polanyi, K. (1944), A Grande Transformação, Lisboa: Edições 70, 2012. 19. Peck, J e Theodre, N. (2007), ?Variegated Capitalism?, Progress in Human Geography, 31(6): 731-772. 18. Molina, O. and Rhodes, M. (2007), ?The Political Economy of Adjustment in Mixed Market Economies: A Study of Spain and Italy?, In Hancke?, B., Rhodes, M., and Thatcher, M. (eds.), Beyond Varieties of Capitalism, Oxford: Oxford University Press, pp. 223-252. 17. Marques, P. and Salavisa, I. (2016), ?Young People and Dualization in Europe: A Fuzzy Set Analysis?, Socio-Economic Review, 0(0): 1-26. Advance Access. 16. Lapavitsas, C., Kaltenbrunner, A., Lindo, D., Michell, J., Painceira, J.P., Pires, E., Powell, J., Stenfors, A., Teles, N. e Vatikiotis, L. (2011), Crisis in the Eurozone, Londres: Verso. 15. Ingham, G. (2009), Capitalism, Cambridge: Polity Press. 14. Ingham, G. (2004), The Nature of Money: New Directions in Political Economy, Cambridge: Polity Press. 13. Höpner, M. e Schäfer, A. (2012), ?Embeddedness and Regional Integration: Waiting for Polanyi in a Hayekian Setting?, International Organization, 66: 429-455. 12. Holman, O. (2004), ?Asymmetrical Regulation and Multidimensional Governance in the European Union?, Review of International Political Economy, 11: 714-735. 11. Hall, P. e Soskice, D. (eds.) (2001), Varieties of Capitalism: The Institutional Foundations of Comparative Advantage, Oxford: Oxford University Press. 10. Frieden, J. (2006), Global Capitalism. Its Fall and Rise in the Twentieth Century, Nova Iorque: Norton. 9. De Grauwe, P. (2013), ?The Political Economy of the Euro?, Annual Review of Political Science, 9: 1-18. 8. Chang, H. J. (2002), Kicking Away the Ladder?Development Strategy in Historical Per-spective, Londres: Anthem Press. 7. Caporaso, J. e Tarrow, S. (2009), ?Polanyi in Brussels: Supranational Institutions and the Transnational Embedding of Markets?, International Organization, 63(4): 593-620. 6. Boyer, R. (2005), ?How and Why Capitalisms Differ?, Economy and Society, 34(4): 509-557. 5. Varieties in Capitalism?, New Political Economy, 16(4): 481-500. 4. Bruff, I. (2011), ?What about the Elephant in the Room? Varieties of Capitalism, 3. Bairoch, P. (2011), Mitos e Paradoxos da História Económica, Lisboa: Terramar. 2. Arrighi, G. (2009), The Long Twentieth Century: Money, Power and the Origins of Our Times, Londres: Verso. 1. Amable, B. (2009) ?Structural Reforms in Europe and the (in)coherence of institutions?, Oxford Review of Economic Policy, 25(1): 17-39

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-11