Métodos de Ensino e Avaliações

A maior parte do trabalho de aprendizagem é feito de forma autónoma pelo aluno, fora do período de contacto com os docentes. O tempo de contacto é feito em Aulas teóricas, onde são apresentados alguns conceitos básicos e alguns temas em que os estudos de diferenças culturais e das relações interculturais têm relevado o papel decisivo das emoções. No processo de aprendizagem é valorizada a capacidade de integrar os conhecimentos veiculados nas aulas com problemáticas da actualidade no sentido de apresentar e discutir novos conhecimentos e expressar dúvidas e pontos de vista. Os alunos são orientados para e encorajados a integrarem interdisciplinarmente alguns conhecimentos, e nesse sentido ao iniciarem esta UC já foram expostos aos sistemas emocionais básicos, que são não apenas universais, mas trans-específicos e vistos como adaptações biológicas [introduzidos na UC de Bases Biológicas das Emoções]; uma das principais linhas condutoras da presente UC é a articulação ao longo dos vários tópicos, dos dois tipos de perspectiva ? os aspectos universais das emoções humanas e os culturais. | Os alunos poderão optar por uma de duas formas de avaliação: avaliação periódica ou exame final. A avaliação periódica consiste num trabalho de grupo, subordinado a um dos tópicos da matéria (em casos excepcionais poderão fazer individual) envolvendo a análise de um filme documental, de uma reportagem ou de uma peça jornalistica, que permita salientar diferenças culturais na experiência emocional, perspectivando-as no enquadramento de condutas e tendências universais relativamente ao mesmo tópico. O trabalho inclui dois componentes ? uma apresentação oral, que deverá promover um debate junto da turma e uma versão escrita. A ponderação destes dois componentes é a seguinte: _ Trabalho escrito : 50% nota final - Apresentação oral do trabalho 50% nota final Terão aprovação nesta UC, alunos com classificação final igual ou superior a 9,5.