Métodos de Ensino e Avaliações
As aulas teóricas são de exposição com slides, pretendendo cobrir de uma forma abrangente as temáticas do programa, sempre que possível recorrendo a exemplos reais ilustrativos. Para incentivar a aprendizagem contínua das matérias veiculadas nas aulas teóricas e premiar a participação nas mesmas, serão realizados microtestes de curta duração. Estes serão constituídos por conjuntos focalizados de perguntas de resposta fechada, de realização síncrona e de curta duração (15 a 30m), com base na plataforma de e-learning. As aulas práticas/laboratório destinam-se à realização de um projecto ao longo do semestre. Nestas últimas os alunos serão organizados em grupos de dois elementos numa 1ª fase e de seis a dez numa 2ª fase (verificação e validação, integração e manutenção). A consolidação de conhecimentos recorre à resolução de problemas concretos integrados no projecto, à utilização de ferramentas conceptuais e informáticas de apoio ao desenvolvimento e à apresentação e discussão, tão continuada e homogénea quanto possível (em termos de complexidade envolvida) dos resultados das diversas actividades de desenvolvimento do projecto em curso. A língua de ensino nas aulas será o Português. Caso frequentem a disciplina alunos estrangeiros (ex: ERASMUS), as aulas poderão ser ministradas em Inglês. Os materiais de apoio e de avaliação (livros recomendados, slides, filmes, tutorials, ferramentas, enunciados de trabalhos e testes) serão em Inglês, muito embora os alunos possam sempre produzir o seu trabalho / respostas (ex: nos trabalhos práticos, testes e exames) em Português. | Avaliação Contínua: O algoritmo de cálculo da classificação final é o seguinte: 40% Trabalhos + 20% Microtestes + 40% Teste final (mínimo de 8 valores em todas as componentes) Esta fórmula tanto poderá será aplicada em 1ª como em 2ª época, seja para aprovação ou para melhoria de nota. Avaliação por Exame Final: A avaliação exclusiva por exame é completamente autónoma em relação à avaliação contínua, ou seja, na avaliação por exame não são consideradas nenhumas classificações obtidas na avaliação contínua e só o podem fazer os alunos que não obtiveram aprovação na avaliação contínua. A aprovação no exame implica uma nota mínima de 10 valores.