Métodos de Ensino e Avaliações

A componente teórica usará a exposição com slides, pretendendo cobrir de uma forma abrangente as temáticas do programa, sempre que possível recorrendo a exemplos realistas, ou seja, do tipo dos que caracterizam a prática profissional. Para incentivar a aprendizagem contínua das matérias veiculadas, serão realizados microtestes de curta duração. Estes últimos serão constituídos por conjuntos focalizados de perguntas de resposta fechada, de realização síncrona e de curta duração (15 a 30m), com base na plataforma de e-learning. Na componente prática serão propostos, numa 1ª fase, vários problemas de resolução laboratorial, para resolução em grupos de 2 elementos. Numa 2ª fase será realizado um projecto final envolvendo uma cobertura tão abrangente quanto possível das temáticas da disciplina, onde os anteriores grupos se fundirão em grupos maiores (idealmente de 8-10 elementos), para fazer sobressair melhor as problemáticas de desenvolvimento em larga escala, simulando um ambiente empresarial. A língua de ensino nas aulas será o Português. Caso frequentem a disciplina alunos estrangeiros (ex: ERASMUS), as aulas poderão ser ministradas em Inglês. Os materiais de apoio e de avaliação (livros recomendados, slides, filmes, tutorials, ferramentas, enunciados de trabalhos e testes) serão em Inglês, muito embora os alunos possam sempre produzir o seu trabalho / respostas (ex: nos trabalhos práticos, testes e exames) em Português. | AVALIAÇÃO CONTÍNUA A aprendizagem das temáticas envolvidas nesta disciplina só muito dificilmente dispensa a componente prática, pelo que se privilegia um método de avaliação verdadeiramente contínuo, em trabalhos de grupo ao longo de todo o semestre, sem 'picos' de esforço, complementado com pequenos microtestes individuais de sedimentação de conhecimentos novos e um teste final individual sumativo que, como o nome indica, versará o essencial dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, tanto na componente teórica como na prática. O algoritmo de cálculo da classificação final F à disciplina neste modelo de avaliação contínua é o seguinte: F = 40% Projecto + 20% Microtestes + 40% Teste final (mínimo de 8 valores em todas as componentes) EXAME FINAL Embora as temáticas cobertas por esta disciplina não se apropriem a uma avaliação única através de exame final, podem os alunos optar por essa alternativa, que está consignada no figurino geral de avaliação do ISCTE-IUL. A avaliação exclusiva por exame é completamente autónoma em relação à avaliação contínua, ou seja, na avaliação por exame não são consideradas nenhumas classificações obtidas na avaliação contínua e a ela podem ser submetidos os alunos que não obtiveram aprovação na avaliação contínua ou que optaram por não a realizar. A aprovação implica uma nota mínima de 9.5 valores no exame.