Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04432
Acrónimo :
ESCDGJ
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
50.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
99.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes conhecerão e poderão descobrir as necessidades culturais, interesses, atitudes dos diferentes grupos de jovens, poderão planear actividades socioculturais para os jovens em instituições sociais ou na comunidade. Serão capazes de explicar a diversidade dos diferentes grupos de jovens, analisar questões de inclusão social, instalações e estratégias de capacitação dos jovens. Será capaz de iniciar e investigar trabalhos sócio-culturais específicos de capacitação intercultural de jovens, características sociais e culturais, será capaz de interpretar e comparar as diferenças sócio-culturais no contexto dos países europeus. Será capaz de investigar e avaliar casos de empoderamento da juventude através da resolução de problemas de envolvimento intercultural. Será capaz de colaborar e trabalhar socioculturalmente nos grupos de jovens e desenvolver as suas competências profissionais, sociais e interculturais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução. Características dos grupos informais de jovens. Empoderamento social, económico e espiritual de crianças e jovens. Discriminação de jovens com base na religião ou crença, idade, deficiência, orientação sexual, com base na raça ou origem étnica. Envolvimento dos jovens: formas e métodos. Trabalho sócio-cultural com crianças e grupos de jovens. Peculiaridades da prática cultural recreativa, sócio-educativa e artística. Pensamento criativo no serviço social. A juventude pública activa na Europa. Mudanças sociais: concepção de participação activa; abordagem de formação da aprendizagem interactiva. Desenvolvimento das competências sociais dos jovens. Cidadania e responsabilidade. Tolerância cultural, justiça social, igualdade de oportunidades e formação anti-discriminatória. Jovens com menos oportunidades e trabalho sócio-cultural. Capacitação de jovens com problemas psicológicos, bio-heviorais e psiquiátricos. Autonomia social

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP1; CP2; CP3 OA2: CP5 OA3: CP4; CP6

Avaliação / Assessment


Palestra, discussão, Questionário de competências pessoais Seminários, debates, exercícios criativos, trabalho on-line Ensino baseado em problemas, estudos de casos, discussões, reflexões. | Apresentação: 20 % Desempenho das tarefas em Seminários: 10% Teste / teste didáctico: 15 % Estudo de caso: 15 % Exame: 40%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestra, discussão, Questionário de competências pessoais Seminários, debates, exercícios criativos, trabalho on-line Ensino baseado em problemas, estudos de casos, discussões, reflexões.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolução de problemas

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sagamore Publishing LLC. 6. Rossman, J.R.; Schlatter, B.E. (2011). Recreation Programming: Designing and Staging Leisure Experiences. (N.Y.): Palgrave Macmillan. 5. Youth work practice (2010). Practical social work. Ed. by Tony Jeffs and Mark K. Smith. Basingstoke, New York 4. Young, K. (2006). The Art of Youth Work. Russell House Publishing Ltd; 2nd edition. Work Practice. Great Britain: TJ International Ltd, Padstow, Cornwall. 3. Hoggarth, L.; Merton, B.; Tyler, M. (2009). Managing Modern Youth Work: Empowering Youth and Community (2014). Ed. by European commission, Brussels. 2. Dunne, A.; Ulicna, D. and oth. Working with Young People: the value of Youth work in the European Union different Youth groups. Vilnius: Mykolas Romeris University, p. 244-292. I. (2014). Social work with children and youth: intercultural and international aspect / Socio-cultural Empowerment of 1. Bardauskien?, R.; Dromantien?, L.; Gud?inskien?, V.; Railien?, A.; Sku?ien?, D.; ?ink?nien?, J. R.; ?emaitaityt?,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16