Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03366
Acrónimo :
ESGov
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
28.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
221.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Apresentar os fundamentos teóricos e conceptuais da Economia Política, através da discussão informada de uma pluralidade de abordagens críticas ao estudo do capitalismo, enquanto sistema estruturado por ideias, interesses e instituições variegados (a triologia da economia política). 2.Mobilizar os quadros teóricos e analíticos anteriores para compreender a estrutura e a dinâmica histórica dos sistemas económicos, sociais e políticos entendidos como sistemas de produção, de provisão e de geração de bem estar, a sua evolução e as deliberações que os estruturam. 3. Analisar os diferentes modos de ação identificáveis na sociedade, instrumentais e não instrumentais, e as diferentes formas de racionalidade. 4. Analisar as várias estruturas institucionais ou modos de coordenação: Estado, mercado, organizações, comunidade e conceitos que lhes correspondem.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Desenvolver conhecimentos e competências de análise para uma compreensão holista dos processos económicos, sociais e políticos. 2. Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais e de mobilizar as ferramentas analíticas associados ao estudo da estrutura e da dinâmica dos sistemas económicos, sociais e políticos, da sua evolução e das deliberações que os estruturam. 3. Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais associados à análise de diferentes modos de ação, instrumentais e não instrumentais, e diferentes perspetivas substantivas e formalistas da racionalidade. 4. Desenvolver a capacidade de relacionar diferentes modos de coordenação, compreendendo as interações mútuas que se estabelecem entre Estado, mercado, organizações, comunidade. 5. Desenvolver capacidades críticas, argumentativas e de julgamento autónomo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Ideias, interesses e instituições (III): a economia política institucionalista 2. III: a economia política marxista 3. III: a economia política keynesiana 4. III: a economia política nacionalista 5. III neoliberais: o contributo austríaco 6. III neoliberais: o contributo ordoliberal 7. III neoliberais: o contributo da teoria da escolha pública 8. III pós-neoliberais: a questão da propriedade 9. III pós-neoliberais: o papel da imaginação institucional 10. III pós-neoliberais: moeda e bancos centrais 11. Economia política e história económica: Estados sociais, democracia e desigualdades 12. Economia política e história económica: o corporativismo em Portugal 13. Economia política e história económica: a democracia em Portugal 14. Pensar como um economista político: história e teoria do capitalismo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos organizam-se tendo em vista uma mesma finalidade: a compreensão e a análise crítica das variadas articulações entre ideias, interesses e instituições na economia política. Para isso, oferecem-se os quadros conceptuais, as perspectivas teóricas e os instrumentos de análise que, conjugados, permitem compreender a historicidade e variedade do capitalismo, dando ênfase às grandes deliberações que estão associadas aos processos de mudança. Sendo a abordagem que se pretende oferecer essencialmente interdisciplinar dá-se importância à interpretação e ao conhecimento histórico em múltiplas escalas, da nacional à internacional.

Avaliação / Assessment


a avaliação inclui duas dimensões: a) leitura da bibliografia de suporte às aulas e participação no debate (30%); b) ensaio escrito (70%). A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final. O instrumento principal de avaliação, o ensaio individual, insere-se nas metodologias de ensino definidas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Combina-se a exposição dos fundamentos teóricos e dos principais instrumentos conceptuais com o funcionamento próprio de um seminário de 3º ciclo, em que se apela ao desenvolvimento do trabalho autónomo de cada estudante, tendo em vista formar contributos para o debate coletivo e para a participação colegial. Recorre-se ao conjunto dos textos selecionados, dando valor a um alargamento dos recursos bibliográficos e da sua discussão por parte dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino propostas procuram dotar os estudantes de instrumentos de trabalho que os capacitem com alguns dos fundamentos teóricos e conceptuais que servem de base à Economia Política e, simultaneamente, de capacidade para desenvolverem trabalhos de investigação próprios, com autonomia. As metodologias de ensino são, pois, as que estabelecem uma relação forte com estes objetivos de aprendizagem e, por isso, visam criar interações fortes e um ambiente académico crítico e assente na diversidade de interesses e pontos de vista. Articulam-se metodologias de carácter mais expositivo, considerado necessário à exposição dos fundamentos teóricos e dos principais instrumentos conceptuais, com o envolvimento ativo dos estudantes.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Best, Jacqueline (2024), “Central banks' knowledge controversies”, New Political Economy, 29(6): 857-871. Commons, John (1931), “Institutional Economics”, American Economic Review, 21(4): 641-658. Garrido, Álvaro (2018), Queremos uma Economia Nova. Estado Novo e Corporativismo, Lisboa: Temas & Debates. Hayek, Friedrich (1945), “The Use of Knowledge in Society”, American Economic Review, 35(5): 519-530. Jessop, Bob (2012), “The State”, in B. Fine, A. Saad-Filho, M. Boffo (coords.), The Elgar Companion to Marxist Economics, Aldershot: Edward Elgar. Keynes, John Maynard (1937), “The General Theory of Employment”, The Quarterly Journal of Economics, 51: 209-223. Piketty, Thomas (2014), O Capital no Século XXI, Lisboa: Temas e Debates Reis, José (2018), A Economia Portuguesa: Formas de economia política numa periferia persistente (1960-2017), Coimbra: Almedina. Rodrigues, João (2022), O neoliberalismo não é um slogan – Uma história de ideias poderosas, Lisboa: Tinta da China.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bresser-Pereira, Luís Carlos (2018), “Nacionalismo econômico e desenvolvimentismo”, Economia e Sociedade, 27(3): 853-874. Carstensen, Martin B. and Vivien A. Schmidt (2024), “Ideational robustness of economic ideas inaction: the case of European Union economic governance through a decade of crisis”, Policy and Society, 43(2): 173–188. Rodrik, Dani (2013), “Who Needs the Nation-State?”, Economic Geography, 89(1): 1-19. Samuels, Warren (1989), “Some Fundamentals of the Economic Role of Government”, Journal of Economic Issues, 427-433.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-24