Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03366
Acrónimo :
ESGov
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
28.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
221.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


1.Apresentar os fundamentos teóricos e conceptuais da Economia Política, através da discussão informada das abordagens institucionalista, do desenvolvimento económico e da transformação estrutural dos regimes de provisão e acumulação. 2.Mobilizar os quadros teóricos e analíticos anteriores para compreender a estrutura e a dinâmica dos sistemas económicos, sociais e políticos entendidos como sistemas de produção, de provisão e de geração de bem estar, a sua evolução e as deliberações que os estruturam. 3.Analisar os diferentes modos de ação identificáveis na sociedade, instrumentais e não instrumentais, e as diferentes formas de racionalidade. 4.Analisar as várias estruturas institucionais ou modos de coordenação: Estado, mercado, organizações, comunidade e conceitos que lhes correspondem.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Desenvolver conhecimentos e competências de análise para uma compreensão holista dos processos económicos, sociais e políticos. 2. Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais e de mobilizar as ferramentas analíticas associados ao estudo da estrutura e da dinâmica dos sistemas económicos, sociais e políticos, da sua evolução e das deliberações que os estruturam. 3. Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais associados à análise de diferentes modos de ação, instrumentais e não instrumentais, e diferentes perspetivas substantivas e formalistas da racionalidade. 4. Desenvolver a capacidade de relacionar diferentes modos de coordenação, compreendendo as interações mútuas que se estabelecem entre Estado, mercado, organizações, comunidade. 5. Desenvolver capacidades críticas, argumentativas e de julgamento autónomo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Estado, sociedade, mercado e organizações: o sistema económico e social 1.1 Modos de ação instrumentais e não instrumentais; perspetivas substantivas e formalistas da racionalidade 1.2 Mercados e organizações; transações, custos de transação e contratos 1.3 Sociedade de mercado e sociedade industrial 1.4. Estado e ação pública 1.5 Instituições e visão institucionalista 1.6 A Economia Política e as formas de poder 2. Governação, instituições e mudança institucional 2.1. Ordens sociais e constituição económica nas sociedades desenvolvidas 2.2 Ação e mudança institucional 2.3 Dependência da trajetória histórica, cultural e política e mudança 2.4 Complementaridades institucionais e governação. 3. Democracia, transições históricas e direitos: a economia política contemporânea 3.1 Mudança estrutural, transições históricas e ciclos longos do capitalismo 3.2. Capitalismo, Democracia e Welfare State 3.4 Democracias sociais, crescimento económico e desigualdades.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos organizam-se tendo em vista uma mesma finalidade: a compreensão e a análise dos sistemas económicos, sociais e políticos. Para isso, oferecem-se os quadros conceptuais, as perspetivas teóricas e os instrumentos de análise que, conjugados, permitem compreender a transição para o que Polanyi designou sociedade industrial, a formação de quadros institucionais complexos, os tipos históricos de capitalismo e as ordens sociais que se foram consolidando, dando ênfase às grandes deliberações que estão associadas aos processos de mudança. Sendo a abordagem que se pretende oferecer essencialmente interdisciplinar dá-se importância à interpretação e ao conhecimento histórico e às relações com a sociedade e o Direito.

Avaliação / Assessment


A avaliação inclui: frequência e participação nos seminários (35%); elaboração e apresentação de um trabalho individual sobre um tema da UC (65%). A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final/There is no final written exam. O instrumento principal de avaliação, o ensaio individual, insere-se nas metodologias de ensino definidas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Combina-se a exposição dos fundamentos teóricos e dos principais instrumentos conceptuais com o funcionamento próprio de um seminário de 3º ciclo, em que se apela ao desenvolvimento que cabe fazer a cada estudante, com grande autonomia, tendo em vista formar contributos para o debate coletivo e para a participação colegial. Recurso ao conjunto dos textos selecionados e dar valor a um alargamento dos recursos bibliográficos e da sua discussão por parte dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino propostas procuram dotar os estudantes de instrumentos de trabalho que os capacitem com alguns dos fundamentos teóricos e conceptuais e dos instrumentos de análise adquiridos que servem de base à Economia Política e, simultaneamente, de capacidade para desenvolverem trabalhos de investigação próprios, com autonomia. As metodologias de ensino são, pois, as que estabelecem uma relação forte com estes objetivos de aprendizagem e, por isso, visam criar interações fortes e, dentro da UC, um ambiente académico crítico e assente na diversidade de interesses e pontos de vista. Articulam-se metodologias de carácter mais expositivo, considerado necessário à exposição dos fundamentos teóricos e dos principais instrumentos conceptuais, com o envolvimento ativo dos estudantes.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


8. STREECK, W. (2010), ?Taking Capitalism Seriously: Toward an Institutionalist Approach t 7. POLANYI, K. (2010), The Great Transformation: The Political and Economic Origins of our Time. Boston: Bacomn Press. 6. PASINETTI, L. (1981), Structural Change and Economic Growth. A Theoretical Essay on the Dynamics of the Wealth of Nations, Cambridge: Cambridge University Press. 5. SCHUMPETER, J. A., (1942), Capitalism, Socialism and Democracy, New York: Harper & Row. 4. HIRSCHMAN, A. (1982), ?Rival Interpretations of Market Society: Civilizing, Destructive, or Fee-ble??, Journal of Economic Literature, Volume XX, 1463-1484. 3. ESPING-ANDERSEN, G. (1993), The Three Worlds of Welfare Capitalism, Princeton, Princeton University Press. 2. CHANG, H.-J. (2003), Globalisation, Economic Development and the Role of the State, London: Zed Books, Caps 1-3 1. BRUFF, I. (2011), ?What about the Elephant in the Room? Varieties of Capitalism, Varieties in Capitalism?, New Political Economy, June, pp. 1-20.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


20. Streeck, Wolfgang (2010), ?Institutions in History: Bringing Capitalism Back In? In: Morgan, Glenn et al. (eds.), Handbook of Comparative Institutional Analysis, Oxford: Oxford University Press, 659-686. 19. Sen, Amartya (1977), ?Rational Fools?, Philosophy and Public Affairs vol. 6, no. 4: 317-344. 18. Scott, Richard W. (2001), Institutions and Organizations, 2nd ed. Thousand Oaks: Sage Publications. 17. Schmidt, V.A. (2009). ?Putting Politics Back into the Political Economy by Bringing the State Back in Yet Again.? World Politics 61 (3): 516-48. 16. Salais Robert et Thévenot Laurent (eds), (1986), Le Travail: marchés, règles, conventions, INSEE, Paris: Economica. 15. Radin, M.J. (1997) Contested Commodities, Cambridge: Harvard University Press. 14. Powell, Walter W.; DiMaggio, Paul J. (eds) (1991), The New Institutionalism in Organizational Analysis, Chicago: University of Chicago Press. 13. March, James G.; Olsen, Johan P. (1989). Rediscovering Institutions, The Organizational Basis of Politics, New York: The Free Press. 12. Karpik, Lucien (2010), Valuing the Unique: The Economics of Singularities, Princeton: Princeton University Press. 11. Joas, H. (1996), The Creativity of Action, Cambridge: Polity Press. 10. Hirschman, Albert O. (1985), ?Against Parsimony: Three Easy Ways of Complicating some Categories of Economic Discourse?, Economics and Philosophy 1: 7-21. 9. FREEMAN, Chris; LOUÇÃ, Francisco (2001), As Time Goes By ? From the Industrial Revolution to the Information Revolution, Oxford: Oxford University Press,. 8. Eymard-Duvernay François (ed), (2006), L?économie des conventions, méthodes et résultats - tome 1: Débats / tome 2 : Développements, Paris: La découverte, collection Recherches. 7. Campbell, John L. (2010), ?Institutional Reproduction And Change? In: Morgan, Glenn et al. (eds.), Handbook of Comparative Institutional Analysis, Oxford: Oxford University Press, 87-115. 6. Bromley, Daniel W. (2006), Sufficient Reason: Volitional Pragmatism and the Meaning of Economic Institutions, Princeton and Oxford: Princeton University Press. 5. Boltanski, Luc; Chiapello, Eve (1999), Le nouvel esprit du capitalisme, Paris: Gallimard. 4. Boltanski, Luc; Thévenot, Laurent, (1991), De la justification. Les économies de la grandeur, Paris: Gallimard. 3. Aglietta, Michel (2015), A Theory of Capitalist Regulation: The US Experience, London:Verso. 2. Aglietta, Michel; Rebérioux, Antoine (2015), Dérives du capitalisme financier, Paris: Albin Michel. 1. Aglietta, Michel, Orléan, André (1998), La Monnaie Souveraine, Paris: Odile Jacob.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16