Métodos de Ensino e Avaliações

A metodologia assenta na apresentação pelo aluno do processo de trabalho desenvolvido na instituição e no seu acompanhamento e orientação por parte dos docentes da UC. A UC inclui 24 horas de contacto repartidas por sessões quinzenais individuais ou em pequenos grupos. | Critérios de Avaliação 1. Avaliação pelo orientador externo: esta avaliação tem uma ponderação de 20% e baseia-se numa grelha fornecida pelo DEPSO. 2. Avaliação pelo orientador interno: esta avaliação tem uma ponderação de 80% e será feita com base nos critérios definidos pelo orientador interno. 3. Avaliação do Relatório de Estágio: O relatório de estágio deverá ter um limite máximo de 50 páginas, em formato A4. Para os alunos da via profissional o relatório deve integrar os seguintes aspectos: a) Apresentação da instituição (história, actividade, contexto e estrutura); b) Descrição do Sector/Serviço/Departamento onde o estágio se realizou; c) Descrição das actividades desenvolvidas; d) Balanço crítico, e teoricamente fundamentado, do estágio. Os vários pontos definidos anteriormente devem ser devidamente enquadrados e discutidos à luz da literatura relevante. Para os alunos da via de investigação o relatório deve preferencialmente assumir o formato de um artigo científico. O relatório deverá ser apresentado nos períodos de avaliação que constam no calendário lectivo do ISCTE. Avaliação dos locais de estágio: No final de cada ano lectivo deverá ser efectuada uma avaliação do local de estágio, tendo em conta os objectivos pedagógicos definidos por cada orientador interno, para os seus estagiários. Esta avaliação deverá ser efectuada pelos orientadores internos, os quais deverão estabelecer os procedimentos necessários à sua realização. Este processo deverá também ter em conta a avaliação feita pelo aluno estagiário. Os orientadores internos deverão entrar em contacto com o orientador externo que acompanha o estágio do aluno de modo a avaliar as condições do funcionamento do estágio e a recolher as impressões sobre o desempenho do aluno estagiário.