Métodos de Ensino e Avaliações
Todas as aulas teórico-práticas. Os alunos são chamados a intervir e participar activamente. As aulas terão os seguintes elementos: - O docente expõe o problema a ser tratado, apresentando factos e/ou dados. - O docente sistematiza as várias teorias económicas acerca do problema. - Procura-se, em conjunto, explicações para o problema, tentando identificar as variáveis relevantes. - São depois apresentadas aplicações das várias teorias a situações e/ou políticas concretas. - Por fim, são apresentados dados com vista a verificar da pertinência das explicações teóricas, dados comentados colectivamente, num exercício de avaliação crítica das teorias. | Processo de avaliação: A avaliação pode ser contínua ou final. A avaliação contínua é composta por: 1. Um teste no fim do semestre, com o objetivo de: avaliar a compreensão dos quadros teóricos da disciplina e a sua aplicação a temas específicos; capacidade de síntese e de construção de argumentação própria. A ponderação do teste é de 60% (nota eliminatória: 7 ou menos) 2. Trabalho de grupo sobre um tema proposto pelo docente. Pretende-se no trabalho de grupo que os alunos recolham e analisem bibliografia específica e dados estatísticos acerca de um tema pré-definido pelo docente. O trabalho deve ter no máximo 10 páginas e os seus principais resultados devem ser apresentados e colectivamente discutidos na aula. A ponderação deste trabalho é de 40% na nota final. Avaliação final: os estudantes terão acesso a um exame final (1ª e/ou 2ª época), de acordo com as condições vigentes no REACC.