Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03873
Acrónimo :
ETDL
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
1.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A UC de ET&DL pretende habilitar os alunos a interpretar os processos económicos contemporâneos a partir da consideração da variável espaço na análise económica. Para tal visitam-se as principais teorias que constituem o património cognitivo da disciplina e fornecem-se algumas técnicas de análise regional, após o que se focaliza a atenção dos alunos no estudo da realidade regional portuguesa. Adicionalmente pretende-se que os alunos se familiarizem com os instrumentos das políticas de desenvolvimento territorial e com a natureza dos desafios que se colocam às instiuições responsáveis pela governança territorial do desenvolvimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O programa de ET&DL e a metodologia da sua abordagem subordinam-se ao propósito de dotar os alunos das seguintes competências, tendo por referência os descritores de Dublin adoptados pela licenciatura de Economia do ISCTE. A?Competências no domínio da compreensão e aquisição de conhecimentos: 1.Adquirir uma visão panorâmica mas integrada das principais teorias da organização espacial que moldam a história científica da disciplina; 2.Habilitar os alunos a interpretar as dinâmicas territoriais actuais; 3.Compreender a natureza da problemática da Política e do Planeamento Regional. B?Competências de análise e avaliação: 4.Exercitar a capacidade de análise crítica de textos e fontes estatísticas. C? Competências de comunicação e aprendizagem: 5.Aprender a trabalhar em equipa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A dimensão espacial da economia no pensamento económico do séc. XX . A visão neoclássica da economia espacial . As teorias do crescimento regional desigual . As teorias do desenvolvimento (local) endógeno 2. A abordagem atual da Economia do Território .A conceptualização dos meios inovadores e das learning regions .Inovação e Território: redes territoriais de inovação 3.Política Regional e desenvolvimento territorial .O padrão das assimetrias regionais em Portugal e na EU .Técnicas de aferição das assimetrias regionais .Objetivos e natureza da política regional .O sistema de planeamento português e os atuais instrumentos de gestão do desenvolvimento territorial .Os desafios que se colocam atualmente em Portugal às políticas de desenvolvimento territorial

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os Objetivos de aprendizagem (AO) da UC articulam-se com o conteúdo programático da seguinte forma: - OA1 - Cap. 1 - OA2 - Cap. 2 - OA3 - Cap. 3 - OA4 - Cap. 3 & Trabalho avaliação - OA5 -Trabalho avaliação

Avaliação / Assessment


A UC tem duas modalidades de avaliação alternativas: exame final e avaliação periódica. A avaliação periódica materializa-se: i. num teste individual (50%); ii. num trabalho de grupo (50%) São excluídos da avaliação periódica os alunos com menos de 35% no teste individual. Poderá ser usado o smartphone como instrumento de avaliação em perguntas de resposta sumária e/ou de resposta múltipla.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC combina como processos de ensino-aprendizagem (M): M1-Aulas Teórico-práticas M2-Participação dos alunos nas aulas M3-Elaboração, apresentação e discussão de um trabalho coletivo M4-Trabalho autónomo de cada aluno M5- Acompanhamento tutorial dos alunos pelo docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) estão estreitamente articulados e em coerência com os métodos de ensino e de avaliação (M) adotados na UC, em especial nas relações seguintes: M1 - OA 1, 2, 3 e 4 M2 - OA 4 M3 - OA 4 e 5 M4 - OA 1, 2, 3 e 4 M5 - OA 3, 4 e 5

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- ADC (2018), Relatório do Desenvolvimento & Coesão ? 2018, Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Lisboa. - Barca, Fabrizio et al. (2012) The case for Regional Development Intervention, Journal of Regional Science, Vol. 52, Nº1, pp. 134-152. - Capello, Roberta (2016) What makes Southern Italy still lagging behind? A diachronic perspective of theories and approaches, European Planning Studies, 24:4, 668-686. - Costa, José Silva, ed?. (2002): Compêndio de Economia Regional. Coimbra: APDR. - OCDE (2016) Regional Outlook, Cap 2-Regional Development Policies e Cap. 3- Rural Policy 3.0 - Vazquez-Barquero (2010) The new forces of Development: Territorial Policy for Endogenous Development, World Scientific Ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Benko, G. (1999), A Ciência Regional, Celta, Oeiras 2. Capello, Roberta (2017) Towards a new conceptualization of innovation in space, International Journal of Urban and Regional research, DOI:10.1111/1468-2427.12556 3. Crescenzi, Riccardo & Giua, Mara (2019): One or many Cohesion Policies of the European Union? On the differential economic impacts of Cohesion Policy across member states, Regional Studies, DOI: 10.1080/00343404.2019.1665174 4. David Doloreux & Igone Porto Gomez (2017) A review of (almost) 20 years of regional innovation systems research, European Planning Studies, 25:3, 371-387 5. EU (...) Europe in Figures-Eurostat Yearbook 6. EU (...) Eurostat Regional Yearbook 7. Lopes, A. Simões (1995): Desenvolvimento Regional. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian 8. Lopes, Raul (2001): Competitividade, Inovação e Territórios. Oeiras: Celta 9. Mateus, Augusto, ed. (2015) 35 anos de Portugal Europeu. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos 10. Nunes, Sérgio & Raul Lopes (2015) Firm Performance, Innovation Modes and Territorial Embeddedness, European Planning Studies, 23:9, 1796-1826 11. Nunes, Sérgio (2012) O papel do Território no processo de inovação empresarial, dissertação doutoramento ISCTE-IUL. Capítulo 3: http://hdl.handle.net/10071/6210

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16