Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03873
Acrónimo :
ETDL
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
1.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A UC de ET&DL pretende habilitar os alunos a interpretar os processos económicos contemporâneos a partir da consideração da variável espaço na análise económica. Para tal visitam-se as principais teorias que constituem o património cognitivo da disciplina e fornecem-se algumas técnicas de análise regional, após o que se focaliza a atenção dos alunos no estudo da realidade regional portuguesa. Adicionalmente pretende-se que os alunos se familiarizem com os instrumentos das políticas de desenvolvimento territorial e com a natureza dos desafios que se colocam às instiuições responsáveis pela governança territorial do desenvolvimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O programa de ET&DL e a metodologia da sua abordagem subordinam-se ao propósito de dotar os alunos das seguintes competências, tendo por referência os descritores de Dublin adoptados pela licenciatura de Economia do ISCTE. A?Competências no domínio da compreensão e aquisição de conhecimentos: 1.Adquirir uma visão panorâmica mas integrada das principais teorias da organização espacial que moldam a história científica da disciplina; 2.Habilitar os alunos a interpretar as dinâmicas territoriais actuais; 3.Compreender a natureza da problemática da Política e do Planeamento Regional. B?Competências de análise e avaliação: 4.Exercitar a capacidade de análise crítica de textos e fontes estatísticas. C? Competências de comunicação e aprendizagem: 5.Aprender a trabalhar em equipa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A dimensão espacial da economia no pensamento económico do séc. XX . A visão neoclássica da economia espacial . As teorias do crescimento regional desigual . As teorias do desenvolvimento (local) endógeno 2. A abordagem atual da Economia do Território .A conceptualização dos meios inovadores e das learning regions .Inovação e Território: redes territoriais de inovação 3.Política Regional e desenvolvimento territorial .O padrão das assimetrias regionais em Portugal e na EU .Técnicas de aferição das assimetrias regionais .Objetivos e natureza da política regional .O sistema de planeamento português e os atuais instrumentos de gestão do desenvolvimento territorial .Os desafios que se colocam atualmente em Portugal às políticas de desenvolvimento territorial

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os Objetivos de aprendizagem (AO) da UC articulam-se com o conteúdo programático da seguinte forma: - OA1 - Cap. 1 - OA2 - Cap. 2 - OA3 - Cap. 3 - OA4 - Cap. 3 & Trabalho avaliação - OA5 -Trabalho avaliação

Avaliação / Assessment


A UC tem duas modalidades de avaliação alternativas: exame final e avaliação periódica. A avaliação periódica materializa-se: i. num teste individual (50%); ii. num trabalho de grupo (50%) São excluídos da avaliação periódica os alunos com menos de 35% no teste individual. Poderá ser usado o smartphone como instrumento de avaliação em perguntas de resposta sumária e/ou de resposta múltipla.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC combina como processos de ensino-aprendizagem (M): M1-Aulas Teórico-práticas M2-Participação dos alunos nas aulas M3-Elaboração, apresentação e discussão de um trabalho coletivo M4-Trabalho autónomo de cada aluno M5- Acompanhamento tutorial dos alunos pelo docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) estão estreitamente articulados e em coerência com os métodos de ensino e de avaliação (M) adotados na UC, em especial nas relações seguintes: M1 - OA 1, 2, 3 e 4 M2 - OA 4 M3 - OA 4 e 5 M4 - OA 1, 2, 3 e 4 M5 - OA 3, 4 e 5

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- ADC (2018), Relatório do Desenvolvimento & Coesão ? 2018, Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Lisboa. - Barca, Fabrizio et al. (2012) The case for Regional Development Intervention, Journal of Regional Science, Vol. 52, Nº1, pp. 134-152. - Capello, Roberta (2016) What makes Southern Italy still lagging behind? A diachronic perspective of theories and approaches, European Planning Studies, 24:4, 668-686. - Costa, José Silva, ed?. (2002): Compêndio de Economia Regional. Coimbra: APDR. - OCDE (2016) Regional Outlook, Cap 2-Regional Development Policies e Cap. 3- Rural Policy 3.0 - Vazquez-Barquero (2010) The new forces of Development: Territorial Policy for Endogenous Development, World Scientific Ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Benko, G. (1999), A Ciência Regional, Celta, Oeiras 2. Capello, Roberta (2017) Towards a new conceptualization of innovation in space, International Journal of Urban and Regional research, DOI:10.1111/1468-2427.12556 3. Crescenzi, Riccardo & Giua, Mara (2019): One or many Cohesion Policies of the European Union? On the differential economic impacts of Cohesion Policy across member states, Regional Studies, DOI: 10.1080/00343404.2019.1665174 4. David Doloreux & Igone Porto Gomez (2017) A review of (almost) 20 years of regional innovation systems research, European Planning Studies, 25:3, 371-387 5. EU (...) Europe in Figures-Eurostat Yearbook 6. EU (...) Eurostat Regional Yearbook 7. Lopes, A. Simões (1995): Desenvolvimento Regional. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian 8. Lopes, Raul (2001): Competitividade, Inovação e Territórios. Oeiras: Celta 9. Mateus, Augusto, ed. (2015) 35 anos de Portugal Europeu. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos 10. Nunes, Sérgio & Raul Lopes (2015) Firm Performance, Innovation Modes and Territorial Embeddedness, European Planning Studies, 23:9, 1796-1826 11. Nunes, Sérgio (2012) O papel do Território no processo de inovação empresarial, dissertação doutoramento ISCTE-IUL. Capítulo 3: http://hdl.handle.net/10071/6210

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16