Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04627
Acrónimo :
ETG
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende: Desenvolver competências teóricas, analíticas e conceptuais para um uso informado dos principais debates e teorias sobre género; Estimular uma reflexão interdisciplinar e informada por diferentes disciplinas sobre género, suas teorias e seus usos; Fornecer um conjunto de instrumentos teóricos e metodológicos para a investigação e intervenção; Adquirir uma visão histórica e multidisciplinar dos estudos sobre género enquanto categoria social de diferenciação, através da análise das principais correntes teóricas e temas de investigação; Apreender a diversidade e o significado experiencial do género e as suas implicações na constituição das relações de poder.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1.Compreender as implicações teóricas e metodológicas do conceito de género OA2. Distinguir entre sexo e género em termos de uso e de significados OA3. Conhecer os processos de construção e de materialização do género e os seus fundamentos teóricos e políticos OA4. Perceber o género como um elemento co-constitutivo e interseccional das matrizes de discriminação e opressão OA5.Participar em e refletir sobre investigação e de intervenção destinados a combater as desigualdades baseadas no género, ou em intersecção com o género. OA6. Conhecer as principais políticas públicas de diversidade e de igualdade de género

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Género como categoria de análise: - Desnaturalizando as diferenças biológicas; - Construção social do Género; - Género como identidade, máscara e dramaturgia; - Género como performatividade; - Género como estrutura. CP2 - Fundamentos teóricos e políticos: - Histórias dos feminismos; - Feminismos marxistas e socialistas; - Feminismos negros; - Feminismos radicais; - Feminismos e Pós- estruturalismo. CP3 - Perspectivas Interseccionais: marcadores sociais de diferença: - Género e classes sociais; - A colonialidade do género; - Queer, Qu*A*re, Cuir. Perspectivas não binárias; - Saberes, corpos e teoria trans; - Corpos, capacitismo e repressão social. CP4 - Género e desigualdades sociais - Género e heteronormatividade: família, reprodução e Cuidado; - Género e heteronormatividade: Trabalho e Masculinidades, masculinidade tóxica e homofobia; - Vulnerabilidades e precariedade. CP5 - Género e políticas para igualdade e diversidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos da UC serão assegurados através de objectivos de aprendizagem definidos de forma coerente como a seguir se demonstra OA1- CP1, CP2 OA2 - CP1 CP2 OA3 -CP1 CP3 OA4- CP3 CP4 OA5- CP3, CP4, CP5 OA6 - CP5

Avaliação / Assessment


A avaliação dos conhecimentos será efectuada por avaliação contínua. A avaliação basear-se-á na nota de: 1 trabalho individual (capacidades de exposição e argumentação 70%) e participação nos debates nas aulas (avaliação das capacidades de exposição e argumentação oral 30%). Assiduidade mínima: 2/3 das aulas É exigida nota mínima de 9,5 valores em todos os momentos de avaliação. A avaliação por exame corresponderá à entrega de um trabalho individual (100%). O enunciado do trabalho será disponibilizado no moodle 1 semana antes da data de entrega. Para aprovação em exame final, a nota mínima é de 9,5 valores. Os critérios de avaliação do trabalho e do exame serão: qualidade da apresentação dos argumentos e das propostas conceptuais e metodológicas, reflexividade crítica e qualidade da forma.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo e aprendizagem dos temas do programa da UC é apoiado na frequência e participação nas aulas, na leitura autónoma da bibliografia da UC e na realização dos exercícios de avaliação definidos. As aulas combinam uma parte expositiva com o debate e a discussão crítica dos principais temas e enunciados teóricos contemplados no programa da UC. As metodologias de ensino da UC e de avaliação dos alunos serão as mesmas para todos os objetivos de aprendizagem. Na UC recorre-se a metodologias expositivas (ME1), de descoberta e discussão. Nas aulas teórico-práticas, utilizam-se estratégias exploratórias, indutivas e dedutivas, reflexivas e experienciais com recurso a debates (ME2), imagem e vídeo (ME3), exercícios práticos e estudos de caso (ME4). Estas estratégias favorecem formas de aprendizagem (ME5) ativas e que suscitam a implicação de discentes. Cada aluno /a terá no total 25 horas de contacto, sendo 24 de aulas teórico-práticas e 1 hora de orientações tutoriais. O trabalho autónomo de estudantes inclui - 110h horas de trabalho autónomo, que inclui: - 45h de leituras para preparação das aulas. Cada aula inclui vários textos para leitura; - 20h de leituras autónomas, fruto da pesquisa de estudantes a partir das aulas; - 45h na preparação do trabalho para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino serão idênticas para cada objetivo de aprendizagem. Assim, nesta UC iremos recorrer a metodologias ativas, participativas e expositivas, incluindo o uso de filmes, textos e outros recursos pedagógicos que permitam apreender os quadros teóricos e entender as formas do seu uso em contextos diferenciados. Assim serão determinantes os debates sobre os vários temas recobertos pela UC e a elaboração de um trabalho final que permitirão atingir os objetivos de aprendizagem e assim capacitam para a reflexão, fomentam um sentido crítico e permitem introduzir e consolidar temáticas novas ou pouco conhecidas para as/os estudantes. ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 4 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6

Observações / Observations


A UC contará com a participação de Pedro Vasconcelos (Sociologia) e João Oliveira (Psicologia).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16