Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
A disciplina de Ética, Cibersegurança e Privacidade permite aos alunos conhecer os principais indicadores da área digital, em especial os associados à Cibersegurança e à Privacidade, bem como intervir ética e estratégicamente na dinamização de medidas e políticas que visem a segurança da informação e os direitos e garantias dos cidadãos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular os participantes deverão ser capazes de: - Conhecer os conceitos de ética e integridade e a sua centralidade na gestão pública - Caraterizar as noções associadas aos conceitos de Ética e de Conduta no exercício de funções públicas - Conhecer as metodologias e os cuidados associados à elaboração de instrumentos de promoção da ética e integridade nas instituições públicas - Conhecer os principais indicadores da área digital - Conhecer os principais indicadores específicos da área da Cibersegurança e Privacidade - Consciencializar para os principais desafios que o caminho para a transformação digital enfrenta - Alertar para os riscos inerentes à utilização de tecnologias de informação - Aprender as principais medidas de políticas pública na área da Cibersegurança e Privacidade e respetivas medidas de prevenção e proteção - Desenvolver competências de pensamento estratégico sobre os fatores críticos para uma economia digital face a novos desafios
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A Ética, a Conduta e a Integridade no serviço público: A Conduta e a integridade como concretização dos valores da Ética; As garantias de imparcialidade e o conflito de interesses; Dilemas éticos e a sua resolução. A Carta Ética e outros referenciais normativos; Códigos de ética e de conduta; Abordagem a referenciais éticos na inteligência artificial (IA) 2. Cibersegurança A Administração Pública (AP) e o Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço Enquadramento regulatório Organismos da AP afetos à cibersegurança Reporte de incidentes e estudos de caso Construção de uma cultura de Cibersegurança na AP IA e aprendizagem automática: riscos, vantagens, impactos; ética e segurança dos algoritmos. 3. Privacidade Os desafios dos dados no setor público, da sua reutilização e da privacidade O RGPD, a Lei de execução e a abordagem baseada no risco Políticas de proteção de dados na AP A proposta de regulamento de IA da UE O regime especial do RGPD para a estudos e investigação científica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos estão organizados de forma integrada, procurando associar o conhecimento dos principais indicadores existentes na área da Cibersegurança e da Privacidade aos principais desafios que se coliocam na área digital e às medidas necessárias para combater fragilidades, designadamente respeitando os padrões éticos morais e legais. Parte-se do enquadramento da ética para os aspetos gerais sobre a área digital e dos principais intervenientes para o estudo dos indicadores e dos desafios que se colocam em termos de Cibersegurança e Privacidade, bem como para a identificação das principais políticas públicas e para os dasafios que o mundo enfrenta atualmente. Procura-se associar os desafios do contexto ao concreto desempenho ético das organizações públicas e dos seus trabalhadores. De igual modo, procura-se elucidar os formandos das últimas tendências das políticas publicas nesta matéria e identificar os principais instrumentos existentes no sentido do controlo do cumprimento ético.
Avaliação / Assessment
A avaliação é contínua. Inclui três exercícios individuais ao longo do semestre (12,5% cada exercício) e um trabalho final realizado em grupo (62,5%). Para o aluno ser aprovado em avaliação contínua, deve obter uma classificação maior ou igual a 9,5 valores de média ponderada, e tem que obter uma classificação mínima de 7 valores em cada um dos exercícios individuais de avaliação. Os alunos não aprovados em avaliação contínua possuem duas épocas de exame (1ª e 2º época).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas terão uma parte expositiva, uma parte de debate e reflexão e, ainda, momentos de discussão em grupos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado dos conhecimentos referidos no Programa e o desenvolvimento das competências definidas. A metodologia proposta procura evidenciar diferentes níveis de análise, partindo de informação mais geral para aspectos específicos do tema da Ética, Cibersegurança e Privacidade. Procura-sem igualmente, fomentar a troca de conhecimento entre alunos e entre estes e o docente. A metodologia pretende desenvolver nos alunos conhecimentos e competências ao nível da reflexão estratégica. Serão usados exercícios para permitir maior análise crítica, reflexão e interação.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Barros, G. O. de (2018). A Cibersegurança em Portugal. Tema Económico n.º 56, Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. https://www.gee.gov.pt/pt/estudos-e-seminarios/estudos-de-temas-economicos-category/34-temas-economicos/17741-a-ciberseguranca-em-portugal. - Barros, G. O. de (2021). Digitalisation, Skills and Cybersecurity in Portugal ? Critical Factors in a Digital Economy driven by Covid-19. Tema Económico n.º 89, Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. - Bilhim, João (2014), ?As Práticas dos Gestores Públicos em Portugal e os Códigos de Ética?. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2014v35n69p61/28383 - Gameiro, António Ribeiro (2020), ?Ética e integridade na vida pública?, in Maia, A. J., Almeida, J.F., Silva, M. T. & Serra, R. (Coords), Ética e Integridade na Vida Pública, Lisboa, Almedina." European Union Agency for Fundamental Rights, The Handbook on European data protection law, 2018, http://fra.europa.eu/sites/default/files/fra_uploads/fra-coe-edps-2018-handbook-data-protection_en.pdf, http://fra.europa.eu/sites/default/files/fra_uploads/fra-coe-edps-2018-handbook-data-protection_en.pdf
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Tema 1: - Figar, Nadica e Dordevic, Biljana (2016), ?Managing an Ethical Dilemma?, Economic Themes. Disponível em: http://www.economic-themes.com/pdf/et2016en3_02.pdf - Maia, António João (2020), ?Ética e integridade na Governação Pública ? A corrupção e a fraude, e a sua prevenção?, in Maia, A. J., Almeida, J.F., Silva, M. T. & Serra, R. (Coords), Ética e Integridade na Vida Pública, Lisboa, Almedina. - Naessens, Hilda (2010), ?Etica publica y transparência?. Disponível em: https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-00531532/document - Provedor de Justiça Europeu, O Código Europeu de Boa Conduta Administrativa. Disponível em: https://www.ombudsman.europa.eu/pt/publication/pt/3510- Soares, Luis Miguel Pereira (2008), ?A Ética na Administração Pública?, Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. - Santos, António J. Marques dos (2011), ?A Ética Organizacional como Instrumento de Gestão na Prossecução do Interesse Público, 8. ° Congresso nacional de Administração Pública, 21 a 22 de novembro de 2011?. Disponível em: http://repap.ina.pt/bitstream/10782/585/1/A%20etica%20organizacional%20como%20instrumento%20de%20gestao.pdf - Silva, António Santos e João Figueiredo (2017), ?Conflito de interesses e ética do serviço público?, in Maia, A. J., Sousa, B., Pimenta, C. (Coords), Ética e Integridade na Vida Pública, Lisboa, Almedina. - OCDE (2017), Recomendação do Conselho da OCDE sobre Integridade Pública. Disponível em: https://www.oecd.org/gov/ethics/integrity-recommendation-brazilian-portuguese.pdf - The Greens/EFA parliamentary group (2018), The costs of corruption across the European Union. Disponível em: https://www.greens-efa.eu/files/doc/docs/e46449daadbfebc325a0b408bbf5ab1d.pdf Legislação: - Constituição da República Portuguesa; - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho; - Código do Procedimento Administrativo; - Código Penal; - Código de Conduta do XXIII Governo Constitucional, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2022; - Regime do exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos, aprovado pela Lei n.º 52/2019, de 31 de julho; - Mecanismo Nacional Anticorrupção e o regime geral de prevenção da corrupção, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro; - Carta ética da Administração Pública; - Projeto-piloto de implementação do princípio da «pegada legislativa» no âmbito do procedimento legislativo governamental, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 143/2021, de 3 de novembro; - Carta Deontológica do Serviço Público de Portugal, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros, n.º 18/93, de 18 de fevereiro. Tema 2: - Barros, G. O. de (2018). A Economia da Cibersegurança. Tema Económico n.º 54, Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. https://www.gee.gov.pt/pt/estudos-e-seminarios/estudos-de-temas-economicos-category/34-temas-economicos/17739-a-economia-da-ciberseguranca. - Estrutura de Missão Portugal Digital (2020). Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal. https://www.portugal.gov.pt/gc22/portugal-digital/plano-de-acao-para-a-transicao-digital-pdf.aspx. - European Commission (2020). Digital economy and society statistics ? enterprises. https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Digital_economy_and_society_statistics_-_enterprises. - European Commission (2020). Special Eurobarometer 499 - Europeans? attitudes towards cyber security. https://data.europa.eu/data/datasets/s2249_92_2_499_eng?locale=en. - European Commission (2021). Analysis of the recovery and resilience plan of Portugal. Commission Staff Working Document. https://ec.europa.eu/info/sites/default/files/com_321_7_swd_pt.pdf. - European Commission - DG Communications Networks, Content & Technology (2020). Shaping the Digital Transformation in Europe. https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/library/shaping-digital-transformation-europe. - European Union Agency for Cybersecurity (2021). EU Cybersecurity Initiatives in the Finance Sector. https://www.enisa.europa.eu/publications/EU_Cybersecurity_Initiatives_in_the_Finance_Sector. - INCoDe.2030 (2019). AI Portugal 2030 - Portuguese National Initiative on Digital Skills: An Innovation and Growth Strategy to foster Artificial Intelligence in Portugal in the European context. https://www.incode2030.gov.pt/sites/default/files/julho_incode_brochura.pdf. - International Telecommunication Union (2021). Global Cybersecurity Index 2020. https://www.itu.int/en/myitu/Publications/2021/06/28/13/22/Global-Cybersecurity-Index-2020. - Microsoft and EY (2020). Artificial Intelligence in the Public Sector ? Portugal - European Outlook for 2020 and Beyond - How 213 Public Organizations Benefit from AI. https://info.microsoft.com/WE-DTGOV-CNTNT-FY21-09Sep-22-ArtificialIntelligenceinthePublicSector-SRGCM3835_01Registration-ForminBody.html. - Microsoft and EY (2018). Artificial Intelligence in Europe ? Portugal - Outlook for 2019 and Beyond - How 277 Major Companies Benefit from AI. https://pulse.microsoft.com/uploads/prod/2018/10/WE_AI_Report_2018.pdf. - Milasi, S., González-Vázquez, I., and Fernández-Macías, E.. (2021). Telework before the COVID-19 pandemic: Trends and drivers of differences across the EU. OECD Productivity Working Papers, 2021-21, OECD Publishing, Paris. https://www.oecd-ilibrary.org/economics/telework-before-the-covid-19-pandemic_d5e42dd1-en. - Nordea (2018). Cybersecurity ? Nordea On Your Mind. https://www.naseco.se/wp-content/uploads/2018/03/Cybersecurity.pdf. - OECD (2021). OECD Science, Technology and Innovation Outlook 2021 - Times of Crisis and Opportunity. https://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/oecd-science-technology-and-innovation-outlook-2021_75f79015-en. - OECD (2021). The Digital Transformation of SMEs - OECD Studies on SMEs and Entrepreneurship. OECD Publishing, Paris. https://doi.org/10.1787/bdb9256a-en. - OECD (2020). Building Digital Workforce Capacity and Skills for Data-intensive Science. OECD Publishing, Paris. https://www.oecd.org/publications/building-digital-workforce-capacity-and-skills-for-data-intensive-science-e08aa3bb-en.htm. - República Portuguesa (2021). PRR ? Plano de Recuperação e Resiliência. https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDQzNgYA62SpeQUAAAA%3d - Sistema de Segurança Interna (2021). Relatório Anual de Segurança Interna de 2020 do Sistema de Segurança Interna. https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/documento?i=relatorio-anual-de-seguranca-interna-2021. - Tourism Economics (2019). The Impact of Online Content on Portuguese Tourism: An extension of prior analysis for other European countries. https://s3.amazonaws.com/tourism-economics/craft/Case-Studies-Docs/TE-Impact-of-Online-Content-on-Portugal-Tourism.pdf - We Are Social and Hootsuite (2021). Digital in 2021. https://wearesocial.com/digital-2021. - World Economic Forum (2021). The Global Risks Report 2021. https://www.weforum.org/reports/the-global-risks-report-2021. A. Barreto Menezes Cordeiro, Direito da Proteção de Dados à luz do RGPD e da Lei n.º 58/2019, 2020, Cordeiro (2020),
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16