Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04581
Acrónimo :
ETPEC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC visa articular as aprendizagens de natureza teórica sobre as noções de sociedade, cultura e pessoa com os desafios práticos da pesquisa e acção para o desenvolvimento em contextos extraeuropeus, de forma a coadunar os projetos de desenvolvimento com os desafios e especificades dos contextos da sua aplicação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 ? Familiarização com as questões de definição de sociedade e cultura OA2 ? Conhecimento dos fundamentos da dificuldade da compreensão intercultural OA3 ? Apreensão da influência dos princípios de organização social, família, parentesco e conceção de pessoa nas percepções locais das relações com os agentes do desenvolvimento e ação humanitária

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 Limites e âmbitos da compreensão intercultural Diversidade cultural e social e o seu significado no âmbito das relações interculturais Os debates sobre a racionalidade e o relativismo Relativismo descritivo v.s. prescritivo e incomensurabilidade A noção de crença e a sua crítica Categorias linguísticas, quadros institucionais e disposições emocionais. 2 Estudos de caso Estruturas sociais e de poder e os limites da intervenção entre as populações dependentes Género, sistemas de parentesco e formas de organização familiar Conceções da pessoa, do corpo e da saúde Formas de reciprocidade e contra-reciprocidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A metodologia de ensino e de aprendizagem combina aulas teórico-práticas, o estudo da bibliografia recomendada e a discussão de tópicos do programa. OA1 ? CP1 OA2 ? CP1 OA3 ? CP2

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua e não poderá ser realizada em exame. Os critérios da avaliação são a participação nas aulas e seminários de discussão de textos (20%) e um Ensaio Final individual (cc 6.000 palavras) (80%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas combinarão momentos expositivos com momentos teórico-práticos (com a apresentação e discussão de estudos de caso) e com seminário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia aplicada combina conhecimentos científicos teórico-conceptuais com o desenvolvimento de instrumentos práticos para identificar estudos de caso, objetos e problemas dentro dos temas abordados.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hollis, M. & Lukes, S. (eds) 1982 Rationality and Relativism. Blackwell. Wilson, B. R. (Ed) 1970 Rationality. Key Concepts in the Social Sciences. Harper & Row. Needham, R.. 1972 Belief, Language, and Experience. The University of Chicago Press. Mauss, M. 1926 The Gift The form and reason for exchange in archaic societies. Routledge. La Ferrara, E. 2010 Family and kinship ties in development: an economist?s perspective. In Platteau Jean-Philippe & Peccoud, Robert (Org). Culture, Institutions, and Development. ImprintRoutledge. Heins, V. M. & Unrau, C. & Avram, K. 2018. Gift-giving and reciprocity in global society: Introducing Marcel Mauss in international studies. Journal of International Political Theory, 14(2), 126?144. Godelier, M. 2012 The Metamorphoses of Kinship. Verso. Collins, S. & Lukes, S. 1985 The Category of the Person: Anthropology, Philosophy, History. Cambridge University Press Barrett, L. 2017 How Emotions are Made ? The Secret Life of the Brain. Houghton Hartcourt.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16