Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04628
Acrónimo :
ETS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
150.0
Horas de Trabalho Total :
175.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa fornecer informação e formação de natureza teórica e prática relacionada com o estudo da sexualidade, complementando perspetivas antropológicas, sociológicas e psicológicas. Pretende-se com esta UC contrastar as visões sociais sobre sexualidade com as experiências pessoais na sexualidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar e descrever teorias e modelos de análise essenciais no campo da sexualidade; OA2. Interpretar, avaliar criticamente e discutir investigação científica no campo da sexualidade; OA3. Criar questões de investigação e desenvolver estudos científicos no campo da sexualidade; OA4. Avaliar e analisar fenómenos inerentes à visão social sobre sexualidade; OA5. Avaliar e analisar fatores pessoais inerentes à experiência de sexualidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução aos conceitos fundamentais CP2. Metodologias para estudar e analisar fenómenos no campo da sexualidade CP3. Principais teorias de género e identidade sexual CP4. Perspetivas histórias sobre sexualidade CP5. Sexualidade, economia e globalização CP6. Diferenças culturais e diferentes perspetivas sobre sexualidade CP7. Sexualidade e novas tecnologias CP8. Fatores psicossociais determinantes de respostas sexuais CP9. Fatores psicológicos que regulam experiências sexuais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 – CP1, CP3, CP4 OA2 – CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 OA3 – CP2, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 OA4 – CP4, CP5, CP6, CP7 OA5 – CP7, CP8, CP9

Avaliação / Assessment


As aulas são teórico-práticas (TP) e recorrem a diferentes metodologias de ensino, nomeadamente exposição, exercícios práticos e discussões em grupo na sala de aula. As 125 horas de trabalho autónomo, distribuem-se da seguinte forma: . Leitura das referências base e complementares para preparação das aulas (35 horas) . Pesquisas e leitura de materiais para o trabalho de grupo (40 horas) . Preparação do exame individual (50 horas)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP) e recorrem a diferentes metodologias de ensino, nomeadamente exposição, exercícios práticos e discussões em grupo na sala de aula. As 125 horas de trabalho autónomo, distribuem-se da seguinte forma: . Leitura das referências base e complementares para preparação das aulas (35 horas) . Pesquisas e leitura de materiais para o trabalho de grupo (40 horas) . Preparação do exame individual (50 horas)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre metodologia de ensino, cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem definidos para a UC é feito da seguinte forma: . Para todos os OA, as metodologias combinarão em diferentes proporções exposição oral e exercícios práticos, sendo utilizadas diversas metodologias: . expositiva, para apresentar os conceitos base e quadros teóricos de referência, bem como ilustrar pressupostos teóricos com recurso a estudos empíricos e a situações práticas; . participativa, para estimular a discussão dos conteúdos e a ligação com aspetos teóricos; . interrogativa, para introduzir novas temáticas e estimular o pensamento crítico; . ativa, com realização de exercícios em contexto de aula e do trabalho de grupo. . Todos os OA serão pelo menos parcialmente avaliados por exame e pelo trabalho de grupo.

Observações / Observations


A UC contará com a participação de Mara Clemente (Sociologia) e David Rodrigues (Psicologia).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


• • • • • •

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


• • • • • • • • • • • • • • •

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16