Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04628
Acrónimo :
ETS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
150.0
Horas de Trabalho Total :
175.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa fornecer informação e formação de natureza teórica e prática relacionada com o estudo da sexualidade, complementando perspetivas antropológicas, sociológicas e psicológicas. Pretende-se com esta UC contrastar as visões sociais sobre sexualidade com as experiências pessoais na sexualidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar e descrever teorias e modelos de análise essenciais no campo da sexualidade; OA2. Interpretar, avaliar criticamente e discutir investigação científica no campo da sexualidade; OA3. Criar questões de investigação e desenvolver estudos científicos no campo da sexualidade; OA4. Avaliar e analisar fenómenos inerentes à visão social sobre sexualidade; OA5. Avaliar e analisar fatores pessoais inerentes à experiência de sexualidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução aos conceitos fundamentais CP2. Metodologias para estudar e analisar fenómenos no campo da sexualidade CP3. Principais teorias de género e identidade sexual CP4. Perspetivas históricas sobre sexualidade CP5. Sexualidade, economia e globalização CP6. Diferenças culturais e diferentes perspetivas sobre sexualidade CP7. Sexualidade e novas tecnologias CP8. Fatores psicossociais determinantes de respostas sexuais CP9. Fatores psicológicos que regulam experiências sexuais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 – CP1, CP3, CP4, OA2 – CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 OA3 – CP2, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 OA4 – CP4, CP5, CP6, CP7 OA5 – CP7, CP8, CP9 A UC é lecionada por um docente de antropologia, uma de sociologia e um de psicologia. O módulo de antropologia aborda questões históricas e de diversidade cultural no que respeita à sexualidade, abordando grandes teorizações desde uma perspetiva da construção social, permitindo também uma visão dinâmica da sexualidade como produto cultural humano em constante transformação. A abordagem sociológico centrar-se-á nas conexões entre economia, globalização e tecnologia e seus efeitos sobre a sexualidade. A abordagem psicológica sistematizará as principais teorias e campos de análise no que diz respeito às vivências da sexualidade na sua diversidade

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: -Trabalho de grupo sobre tema corrente oferecido pelos docentes 30% - Ensaio final individual de até 3000 palavras 60% - Participação 10% Avaliação por exame: escrito e individual, 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP) e recorrem a diferentes metodologias de ensino, nomeadamente exposição, exercícios práticos e discussões em grupo na sala de aula. As 125 horas de trabalho autónomo, distribuem-se da seguinte forma: . Leitura das referências base e complementares para preparação das aulas (35 horas) . Pesquisas e leitura de materiais para o trabalho de grupo (40 horas) . Preparação do exame individual (50 horas)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre metodologia de ensino, cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem definidos para a UC é feito da seguinte forma: . Para todos os OA, as metodologias combinarão em diferentes proporções exposição oral e exercícios práticos, sendo utilizadas diversas metodologias: . expositiva, para apresentar os conceitos base e quadros teóricos de referência, bem como ilustrar pressupostos teóricos com recurso a estudos empíricos e a situações práticas; . participativa, para estimular a discussão dos conteúdos e a ligação com aspetos teóricos; . interrogativa, para introduzir novas temáticas e estimular o pensamento crítico; . ativa, com realização de exercícios em contexto de aula e do trabalho de grupo. . Todos os OA serão pelo menos parcialmente avaliados por exame e pelo trabalho de grupo.

Observações / Observations


A UC contará com a participação de Miguel Vale de Almeida (Antropologia), Mara Clemente (Sociologia) e David Rodrigues (Psicologia).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


•Thomas Laqueur, Making Sex: Body and Gender from the Greeks to Freud. l990. Cambridge:Harvard University Press. (Cap. 5, "Discovery of the sexes") •Foucault, Michel. 1994 (1976). História da Sexualidade, volume 1 - A Vontade de Saber. Lisboa: Relógio d'Água (Cap 1, Nós Vitorianos; Cap 2, A hipótese repressiva). •Butler, Judith. 2017 (1990) Problemas de Género. Feminismos e subversão da identidade. Lisboa: Orfeu Negro. (Cap.1, "Mulheres" como sujeito do feminismo) Dowsett, G., 2017, The Sociology of Sexuality. In K. Korgen (Ed.), The Cambridge Handbook of Sociology: Core Areas in Sociology and the Development of the Discipline (pp. 264-273). Cambridge: Cambridge University Press. •Gordo López, Ángel J. and Cleminson, Richard M., 2004, Techno‐Sexual Landscapes: Changing Relations Between Technology and Sexuality. London: Free Association Books. •Carroll, J. L. (2019). Sexuality now: Embracing diversity (6th ed.). Cengage. •

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


•Stoler, Ann Laura. 1995. Race and the education of desire: Foucault's history of sexuality and the colonial order of things. Durham, NC: Duke University Press. (Cap. 1 "Colonial Studies and the History of Sexuality") •Rubin, G. 1984. Thinking sex: notes for a radical theory on the politics of sexuality. In Pleasure and danger: exploring female sexuality (ed.) C. Vance, 267-319. Routledge. •Boellstorff, Tom. 2007. Queer studies in the house of anthropology. Annual Review of Anthropology 36:17–35. •Irvine, J., 2014, Is sexuality research ‘Dirty Work’? Institutionalized stigma in the production of sexual knowledge. Sexualities, 17(5/6), 632–656. •Bernstein, E. & Schaffner, L. (Eds.), 2005, Regulating sex: The politics of intimacy and identity. New York: Routledge (capp. 5-6-7) • • • • • • • • • •

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-24