Métodos de Ensino e Avaliações
As principais competências a adquirir pelos participantes na cadeira de Fiscalidade, são as seguintes: a) Obter a capacidade de compreensão dos diversos impostos do Sistema Fiscal Português, procedendo ao correcto enquadramento dos problemas de índole fiscal. b) Saber aplicar de forma diferenciada e expedita os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos na identificação dos problemas apresentados, c) Ter a capacidade de resolução de problemas no âmbito da Fiscalidade, de modo fundamentado e, com recurso obrigatório ao suporte legal da sua própria argumentação, recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante, que o habilite a fundamentar as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais, científicos e éticos relevantes; d) Adquirir as competências de aprendizagem, recolha e tratamento de informação que lhe permita uma actualização ao longo da vida, com elevado grau de autonomia. | De acordo com as indicações da IBS, o sistema de avaliação distingue entre alunos que se propõem a avaliação contínua e alunos avaliados apenas em exame final. A avaliação contínua será composta obrigatoriamente pelo seguinte: ? Uma assiduidade dos alunos às aulas de 80%; ? Uma apresentação em grupo sobre um tema a escolher de entre um conjunto de temas, com uma ponderação de 10%; ? Resolução individual de um teste intercalar, com uma ponderação de 30% na nota final; ? Uma prova global e individual, no final do semestre, com uma ponderação de 60% na nota final. Os alunos em avaliação final terão apenas um exame final. Haverá uma prova oral de defesa de nota para os alunos de avaliação contínua, com nota superior a 17 valores e para os restantes alunos com nota superior a 16 valores. Os alunos com classificação entre 8 e 10 valores podem efectuar uma prova oral para obter aprovação.