Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04070
Acrónimo :
FAPP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Proporcionar uma visão global do campo da avaliação de políticas públicas. OG2. Desenvolver a compreensão e a análise crítica da avaliação como exercício de responsabilização («accountability») e aprendizagem («learning-effect») nas políticas públicas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno será capaz de: OA1. Estar familiarizado com os conceitos e a linguagem da avaliação OA2. Identificar os principais tipos de avaliações de políticas públicas OA3. Escolher abordagens à avaliação adequadas a diferentes contextos e objetivos OA4. Adotar a ]ética profissional na prática da avaliação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Avaliação: investigação social aplicada à análise das políticas públicas 2. Avaliação baseada na teoria e avaliação baseada no método 3. Avaliação realista e os seus elementos explicativos: contexto, mecanismo, regularidade 4. A avaliação de necessidades 5. A avaliação da teoria do programa 6. A análise da execução e a avaliação do processo 7. As questões de avaliação 8. Introdução à medição de resultados e à avaliação de impacto 9. Os usos da avaliação ? responsabilização e aprendizagem nas políticas públicas 10. Ética profissional na avaliação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


1,2,3=>OA1 4,5,6,78=>OA2 2,3,4,5,6,7,8,9 =>OA3 10=>OA4

Avaliação / Assessment


Ensaio individual - 90% Assiduidade e participação ? 10%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Baseado no estudo individual da bibliografia recomendada, o processo de ensino/aprendizagem será orientado e apoiado pela realização de aulas teóricas-práticas. Os materiais de apoio incluem, para além das referências bibliográficas, documentos de trabalho a usar nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino promove a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre avaliação de políticas públicas. A exposição dos conteúdos pelo docente é apoiada na formulação de questões para reflexão e discussão em sala de aula, visando contribuir para o desenvolvimento do sentido crítico dos alunos sobre a pluralidade de abordagens e problemas colocados a diferentes tipos de avaliação

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Weiss, C. 1998. Evaluation. New Jersey. Prentice-Hall. 2a Edição Rossi, P.; Lipsey, M.; Henry, G. 2019. Evaluation. A Systematic Approach. Thousand Oaks. Sage. 8a Edição Patton, M. Q. .2008. Utilization-focused evaluation. Thousand Oaks. Sage. 4a Edição Chen, H. T. 1990. Theory-driven evaluations. Newbury Park. Sage. Chelimsky, E., & Shadish, W. R. (Eds.). 1997. Evaluation for the 21st century: A handbook. Thousand Oaks. Sage

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Weimer, D.; Vining, A. 2020. Policy Analysis. Concepts and practice. Nova Iorque. Routledge. 6a Edição Watkins, R., & Kavale, J. 2014. «Needs: Defining what you are assessing». New Directions for Evaluation, 2014(144), 19-31. Varone, F., & Jacob, S. (2004). «Institutionnalisation de l'évaluation et nouvelle gestion publique: un état des lieux comparative». Revue internationale de politique comparée, 11(2), 271-292. Trevisan, A. P., & Van Bellen, H. M. 2008. «Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção». Revista de Administração Pública, 42(3), 529-550. Stufflebeam, D. L., Madaus, G. F., & Kellaghan, T. (Eds.). 2006. Evaluation models: Viewpoints on educational and human services evaluation. Nova Iorque, Kluwer, 2a Edição Stockmann, R.; Meyer, W.; Taube, L. (eds.) 2020. The Institutionalisation of Evaluation in Europe, Cham, Springer Nature Stevens, C. J.; Dial, M. (eds). 1994. Preventing the misuse of evaluation. San Francisco. 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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16