Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
OG1. Proporcionar uma visão global do campo da avaliação de políticas públicas. OG2. Desenvolver a compreensão e a análise crítica da avaliação como exercício de responsabilização («accountability») e aprendizagem («learning-effect») nas políticas públicas
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno será capaz de: OA1. Estar familiarizado com os conceitos e a linguagem da avaliação OA2. Identificar os principais tipos de avaliações de políticas públicas OA3. Escolher abordagens à avaliação adequadas a diferentes contextos e objetivos OA4. Adotar a ]ética profissional na prática da avaliação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Avaliação: investigação social aplicada à análise das políticas públicas 2. Avaliação baseada na teoria e avaliação baseada no método 3. Avaliação realista e os seus elementos explicativos: contexto, mecanismo, regularidade 4. A avaliação de necessidades 5. A avaliação da teoria do programa 6. A análise da execução e a avaliação do processo 7. As questões de avaliação 8. Introdução à medição de resultados e à avaliação de impacto 9. Os usos da avaliação ? responsabilização e aprendizagem nas políticas públicas 10. Ética profissional na avaliação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
1,2,3=>OA1 4,5,6,78=>OA2 2,3,4,5,6,7,8,9 =>OA3 10=>OA4
Avaliação / Assessment
Ensaio individual - 90% Assiduidade e participação ? 10%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Baseado no estudo individual da bibliografia recomendada, o processo de ensino/aprendizagem será orientado e apoiado pela realização de aulas teóricas-práticas. Os materiais de apoio incluem, para além das referências bibliográficas, documentos de trabalho a usar nas aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino promove a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre avaliação de políticas públicas. A exposição dos conteúdos pelo docente é apoiada na formulação de questões para reflexão e discussão em sala de aula, visando contribuir para o desenvolvimento do sentido crítico dos alunos sobre a pluralidade de abordagens e problemas colocados a diferentes tipos de avaliação
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Weiss, C. 1998. Evaluation. New Jersey. Prentice-Hall. 2a Edição Rossi, P.; Lipsey, M.; Henry, G. 2019. Evaluation. A Systematic Approach. Thousand Oaks. Sage. 8a Edição Patton, M. Q. .2008. Utilization-focused evaluation. Thousand Oaks. Sage. 4a Edição Chen, H. T. 1990. Theory-driven evaluations. Newbury Park. Sage. Chelimsky, E., & Shadish, W. R. (Eds.). 1997. Evaluation for the 21st century: A handbook. Thousand Oaks. Sage
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Weimer, D.; Vining, A. 2020. Policy Analysis. Concepts and practice. Nova Iorque. Routledge. 6a Edição Watkins, R., & Kavale, J. 2014. «Needs: Defining what you are assessing». New Directions for Evaluation, 2014(144), 19-31. Varone, F., & Jacob, S. (2004). «Institutionnalisation de l'évaluation et nouvelle gestion publique: un état des lieux comparative». Revue internationale de politique comparée, 11(2), 271-292. Trevisan, A. P., & Van Bellen, H. M. 2008. «Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção». Revista de Administração Pública, 42(3), 529-550. Stufflebeam, D. L., Madaus, G. F., & Kellaghan, T. (Eds.). 2006. Evaluation models: Viewpoints on educational and human services evaluation. Nova Iorque, Kluwer, 2a Edição Stockmann, R.; Meyer, W.; Taube, L. (eds.) 2020. The Institutionalisation of Evaluation in Europe, Cham, Springer Nature Stevens, C. J.; Dial, M. (eds). 1994. Preventing the misuse of evaluation. San Francisco. Jossey-Bass Serapioni, M. (2016). «Conceitos e métodos para a avaliação de programas sociais e políticas públicas». Sociologia, 31, 59-80. Scriven, M. (1991). Evaluation thesaurus. Newbury Park. Sage. 4a Edição Rose, R. Lesson-Drawing in Public Policy. 1993. Londres. Sage Rogers, P. J., Hacsi, T. A., Petrosino, A., & Huebner, T. A. 2000. «Program theory in evaluation: Challenges and opportunities.» New Directions for Evaluation, 87 Preskill, H., & Jones, N. 2009. A practical guide for engaging stakeholders in developing evaluation questions. Robert Wood Johnson Foundation. Acessível em https://folio.iupui.edu/bitstream/handle/10244/683/091022.stakeholder.involvement.fullreport.draft.pdf?sequence=2&sa=U&ei=IwNWU5WAFIqL4gTK-4DgAg&ved=0CEQQFjAH&usg=AFQjCNGl7ktAkP6jWjiIcuAznrqvj5b3Lg Pedroso, P.; Seiceira, Filipa; Solla, L.; Matias, N. Alves, T. Avaliação Externa ao Projeto Escola+ Fase II em São Tomé e Príncipe, LSiboa. IMVF/Camões Pedroso, P. 1992. «A avaliação das políticas de formação como processo de pesquisa». Emprego e Formação, Lisboa, n.18, p.5-14. Patton, M. Q. (1998). «Discovering process use». Evaluation, 4(2), 225-233. Pawson, R., Tilley, N., & Tilley, N. 1997. Realistic evaluation. Londres. Sage. Paixão, J. M. P., & Ferrão, J. 2019. Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas. Lisboa. Imprensa da Universidade de Lisboa OECD, 2016. Evaluation Systems in Development Co-operation 2016 Review. Paris.OECD McConnell, Alan. 2013. Learning from Success and Failure? In Eduardo Araral, Scott Fritzen, Michael Howlett, M. Ramesh, and Xun Wu (Eds), Routledge Handbook of Public Policy, pp. 484-494. Abingdon. Routledge. Markiewicz, A. 2005. ?A balancing act?: Resolving multiple stakeholder interests in program evaluation. Evaluation Journal of Australasia, 4(1-2), 13-21. Moore, M. 1983. "Social Science and Policy Analysis," in Daniel Callahan and Bruce Jennings eds. Ethics, the Social Sciences, and Policy Analysis. New York. Plenum. chapter 11, pp. 271-291 Instituto Nacional de Administração, (Org.). (1998) A avaliação na administração pública?, Acta Geral do 1º Encontro INA, Lisboa, Instituto Nacional de Administração. Acessível em http://ina.pt/images/stories/sumarios/Aval_AP..pdf Fischer, F. 1999. Evaluating Public Policy. Chcago, Nelson-Hall Publishers Ferrão, J., & Mourato, J. 2010. «A Avaliação de Políticas Públicas como Factor de Aprendizagem, Inovação Institucional e Cidadania. O Caso da Política de Ordenamento do Território em Portugal». Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), 12(1), 9-28. Faria, C. A.. 2005. «A política da avaliação de políticas públicas». Revista brasileira de ciências sociais, 20(59), 97-110. European Comission, 2013. EVALSED: The resource for the evaluation of Socio-Economic Development. Acessível em https://ec.europa.eu/regional_policy/en/information/publications/evaluations-guidance-documents/2013/evalsed-the-resource-for-the-evaluation-of-socio-economic-development-evaluation-guide Dale, R. (Ed.). 2004. Evaluating Development Programmes and Projects. New Delhi. Sage. 2a Edição. Capucha, Luís e Paulo Pedroso (1996) (orgs.), Sociologia - Problemas e Práticas, nº 22 (Número especial sobre metodologias de avaliação) Capucha, L.; Almeida, J. F.; Pedroso, P.; Silva, J. A. 1996. ?Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal?, Sociologia - Problemas e Práticas, 22, 11-17 Capucha, Luís et. al (1998), Rendimento Mínimo Garantido: avaliação da fase experimental, Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Capucha, Luís (2008), Planeamento e avaliação de projectos - guião prático, Lisboa, DGIDC/ME. Acessível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/planeamento_e_avaliacao_de_projectos_-_guiao_pratico_capucha_2008.pdf Boyle, R., & Lemaire, D. (Eds.). 1999. Building effective evaluation capacity: Lessons from practice. New Brunswick .Transaction Publishers. Beach, D., & Pedersen, R. B. .2013. Process-tracing methods: Foundations and guidelines. University of Michigan Press. Bardach, E., & Patashnik, E. M. 2020. A practical guide for policy analysis: The eightfold path to more effective problem solving. Washongton D.C. CQ press. 6a Edição Bamberger, J.; Witkin, B. 2000. From needs assessment to action: transforming needs into solutions strategies. Londres Sage. American Evaluation Association. 2018. Evaluators? Ethical Guiding Principles. Acessível em https://www.eval.org/p/cm/ld/fid=51 Altschuld, J. W. 2004. «Emerging dimensions of needs assessment». Performance Improvement, 43(1), 10-15. Alkin, M. C. (Ed.). 2013. Evaluation roots. Thousand Oaks. Sage.2a edição
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16