Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04292
Acrónimo :
FBA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
3.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
21.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Power BI Desktop instalado (Windows). Estatística e computação nível básico.

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta unidade curricular é apresentar aos alunos as potencialidades da tomada de decisão em organizações com base em grandes conjuntos de dados e na sua análise no contexto de business analytics e promover a compreensão dos dados com base na visualização e na apresentação de relatórios claros e estratégicos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Entender como usar big data e análise de dados para superar a concorrência das empresas tradicionais nos seus setores. OA2. Aprender visualização de dados eficaz (Dashboards e Relatórios). OA3. Desenvolver aptidões sociais (soft skills), nomeadamente trabalho de equipa e colaboração, comunicação, pensamento crítico e ágil.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Tomada de decisão baseada em dados. P2. Tipos de Analytics. P3. Visualização de dados. P4. Apresentação / comunicação eficaz; capacidade de explicar modelos analíticos complexos e resultados. P5. Plataforma de Analytics Power BI.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P4, P5 OA2 - P3, P4, P5 OA3 - P1, P3, P4, P5

Avaliação / Assessment


1ª época: Trabalho individual com apresentação digital e discussão (100%, classificação mínima de 10 valores). (OA 1, 2, 3) 2ª Época: Trabalho individual com apresentação digital e discussão (100%, classificação mínima de 10 valores). (OA 1, 2, 3) Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; ME3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador; ME5. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2 ME2 -> OA 1, 2, 3 ME3 -> OA 1, 2, 3 ME4 -> OA 1, 2, 3 ME5 -> OA 1, 2, 3

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Aspin, A., Pro Power BI Desktop: Self-Service Analytics and Data Visualization for the Power User, 2020, 3rd ed. Edition, Apress., Microsoft, Microsoft Learn Power BI, n.a., Microsoft, https://learn.microsoft.com/en-us/training/powerplatform/power-bi Albright, S. & Winston, W., Business Analytics: Data Analysis & Decision Making, 2019, 7th Edition, South-Western College Pub, Berthold, M.R., Borgelt, C., Höppner, F., Klawonn, F. & Silipo, R., Guide to Intelligent Data Science: How to Intelligently Make Use of Real Data, 2020, 2nd Edition, Springer International Publishing, Knaflic, C. N., Storytelling com dados: um Guia Sobre Visualização de Dados Para Profissionais de Negócios, 2019, Alta Books,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


McCandless, D., Knowledge is Beautiful, 2014, William Collins, Bahga, A. & Madisetti, V., Big Data Science & Analytics: A Hands-On Approach, 2016, VPT, Meier, M., Baldwin, D., & Strachnyi, K., Mastering Tableau 2021: Implement advanced business intelligence techniques and analytics with Tableau, 2021, 3rd Edition, Packt.,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16