Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04292
Acrónimo :
FBA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
3.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Power BI Desktop instalado (Windows). Estatística e computação nível básico.

Objetivos Gerais / Objectives


OA1. Entender como usar big data e análise de dados para superar a concorrência das empresas tradicionais nos seus setores. OA2. Aprender visualização de dados eficaz (Dashboards e Relatórios). OA3. Desenvolver aptidões sociais (soft skills), nomeadamente trabalho de equipa e colaboração, comunicação, pensamento crítico e ágil.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O principal objetivo desta unidade curricular é apresentar aos alunos as potencialidades da tomada de decisão em organizações com base em grandes conjuntos de dados e na sua análise no contexto de business analytics e promover a compreensão dos dados com base na visualização e na apresentação de relatórios claros e estratégicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Tomada de decisão baseada em dados. P2. Tipos de Analytics. P3. Visualização de dados. P4. Apresentação / comunicação eficaz; capacidade de explicar modelos analíticos complexos e resultados. P5. Plataforma de Analytics Power BI.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P4, P5 OA2 - P3, P4, P5 OA3 - P1, P3, P4, P5

Avaliação / Assessment


1ª época: Trabalho individual com apresentação digital e discussão (100%, classificação mínima de 10 valores). (OA 1, 2, 3) 2ª Época: Trabalho individual com apresentação digital e discussão (100%, classificação mínima de 10 valores). (OA 1, 2, 3) Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; ME3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador; ME5. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2 ME2 -> OA 1, 2, 3 ME3 -> OA 1, 2, 3 ME4 -> OA 1, 2, 3 ME5 -> OA 1, 2, 3

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Aspin, A., Pro Power BI Desktop: Self-Service Analytics and Data Visualization for the Power User, 2020, 3rd ed. Edition, Apress., Microsoft, Microsoft Learn Power BI, n.a., Microsoft, https://learn.microsoft.com/en-us/training/powerplatform/power-bi Albright, S. & Winston, W., Business Analytics: Data Analysis & Decision Making, 2019, 7th Edition, South-Western College Pub, Berthold, M.R., Borgelt, C., Höppner, F., Klawonn, F. & Silipo, R., Guide to Intelligent Data Science: How to Intelligently Make Use of Real Data, 2020, 2nd Edition, Springer International Publishing, Knaflic, C. N., Storytelling com dados: um Guia Sobre Visualização de Dados Para Profissionais de Negócios, 2019, Alta Books,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


McCandless, D., Knowledge is Beautiful, 2014, William Collins, Bahga, A. & Madisetti, V., Big Data Science & Analytics: A Hands-On Approach, 2016, VPT, Meier, M., Baldwin, D., & Strachnyi, K., Mastering Tableau 2021: Implement advanced business intelligence techniques and analytics with Tableau, 2021, 3rd Edition, Packt.,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16