Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03618
Acrónimo :
FCF
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, compreendam os principais conceitos de contabilidade e finanças.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1. Definir o objetivo da contabilidade financeira e a equação fundamental da contabilidade. OA2. Explicar o efeito das decisões e transações de negócio na equação fundamental da contabilidade. OA3. Explicar os conceitos de custos diretos, custos indiretos, custos relevantes e custos irrelevantes e de custos e proveitos incrementais. OA4. Explicar os conceitos de rendibilidade, working capital e equilíbrio financeiro.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Capítulo 1. Decisões de investimento e de financiamento 1.1. Conceitos gerais: ativo, passivo e capitais próprios 1.2. Análise do balanço Capítulo 2. Decisões operacionais 2.1. Conceitos de gastos, rendimentos e resultados 2.2. Análise da demonstração dos resultados Capítulo 3. Os custos e a tomada de decisões 3.1. Custos diretos e indiretos 3.2. Repartição dos custos indiretos 3.3. Custos fixos e custos variáveis 3.4. Custos relevantes e irrelevantes 3.5. Custos e proveitos incrementais 3.6. Custos de oportunidade Capítulo 4. Fundamentos de finanças 4.1. Rendibilidade 4.2. Working capital 4.3. Equilíbrio financeiro

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (Capítulos) com os objetivos de aprendizagem (OA). Os conteúdos programáticos do capítulo 1 e 2 estão associados ao OA1 e OA2. Também os conteúdos do capítulo 2, e os conteúdos do capítulo 3 estão associados ao OA3. O quarto capítulo esta associado ao OA4. Assim, de forma esquemática temos: OA1 - Capítulos 1 e 2 OA2 - Capítulo 1 e 2 OA3 - Capítulo 2 e 3 OA4 - Capítulo 4

Avaliação / Assessment


Existem duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre - Resolução de trabalho de grupo com discussão oral (40%). - Prova de avaliação individual (60%) Requisitos: - Assiduidade mínima de 70%. - Realização do trabalho de avaliação - Nota mínima de 10 valores no trabalho de grupo para admissão à prova escrita. - Nota mínima de 8 valores na prova escrita. 2. Avaliação por exame: - Exame final (100%) - Nota mínima de 10 valores no exame para obter aprovação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para isso recorrer-se-á a um leque variado de Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA), tais como: MEA1 - Expositivas: Para apresentação dos diversos conceitos e quadros teóricos; MEA2 - Participativas: No decorrer da lecionação dos capítulos serão analisados e resolvidos exercícios de aplicação; MEA3 - Ativas: Com a realização de exercícios e casos, e com a realização do trabalho de grupo. MEA4 - Autoestudo: trabalho autónomo do aluno acompanhando o planeamento das aulas e a bibliografia principal.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). As aulas de natureza teórico-práticas permitiram ao alunos o contato com os conteúdos programáticos de forma expositiva, participativa e ativa, em que ativamente poderão aplicar os conhecimentos a apreender. Envolve também auto estudo por parte dos alunos. Assim, todas as metodologias de aprendizagem são transversais aos objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Drury. C., Management and Cost Accounting, 2023, 12th Edition, Cengage Learning, Fraser, L. and Ormiston, A., Understanding Financial Statements, 2023, 12th Edition, Pearson,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Libby, R, Libby, P. and Hodge, F., Financial Accounting - International Edition, 2022, Eleventh Edition, McGraw Hill, Miller-Nobles, T. and Matisson, B., Horngren’s Accounting, 2024, 14th Edition, Pearson, Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P., Managerial Accounting, 2023, 18th Edition, McGraw-Hill,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24