Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
- Conhecimentos básicos de conceitos de gestão - Conhecimentos básicos de utilização de ferramentas do MS Office ? Powerpoint e Excel
Objetivos Gerais / Objectives
Este programa foi pensado e desenhado para introduzir os participantes no mundo da consultoria de gestão e na forma como os consultores endereçam e resolvem problemas de gestão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Compreender os principais conceitos de gestão e a sua importância para a consultoria OA2 - Aprender uma metodologia de resolução de problemas, transversal a indústrias, funções e dimensão do negócio OA3 ? Desenvolver competências na utilização de ferramentas base da consultoria para que se tornem proficientes na sua utilização (e.g. metodologia de resolução de problemas, PPT, Excel) e praticar o desenvolvimento de competências comportamentais (e.g. técnicas de comunicação, apresentação, aconselhamento ao cliente) OA4 - Identificar as principais fases do processo de recrutamento para consultoria, incluindo o desenvolvimento de relações com pessoas chave
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Estratégia e Conceitos Chave de Gestão - O que é estratégia - Análise estratégica interna e externa - Componentes do modelo de negócio - Plano Estratégico - Opções de crescimento CP2. Consultoria de Gestão - O que é a consultoria? - Modelo dos 7 Passos - Metodologia de resolução de problemas - Ferramentas de análise - Modelação de planos de negócio CP3. Comunicação estruturada - O que é a comunicação estruturada - Princípios da comunicação estruturada - Técnicas de apresentação - Preparação de uma boa apresentação CP4. Processo de recrutamento para Consultoria - O processo de recrutamento para as empresas de consultoria - Como escrever um bom CV - Componentes de uma entrevista para uma consultora - Como brilhar na entrevista - A carreira em consultoria
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Objetivo de aprendizagem 1 (OA1) ? Conceitos de gestão estão associados a CP1. Estratégia e Conceitos chave de gestão; e, CP2. Consultoria de Gestão. OA2 ? Aprendizagem da metodologia de resolução de problemas está associado ao CP2. Consultoria de Gestão (modelo dos 7 passos e metodologia de resolução de problemas). OA3 ? Desenvolvimento de competências na utilização de ferramentas de consultoria está associado ao CP 2. Consultoria de Gestão (Consultoria de Gestão, ferramentas de análise e modelação); e, ao CP3. Comunicação estruturada. OA4 ? O processo de recrutamento está associado ao CP 4. Processo de recrutamento da consultoria.
Avaliação / Assessment
EA1 - Formato interactivo com participação activa (com debates em sala de aula, casos de estudo e discussão de projetos) EA2 - Trabalho de grupo, durante e após as sessões, para desenvolvimento de um projecto | Curso de avaliação contínua com permanente interação entre o docente e os estudantes no curso. Assiduidade mínima de 80% Avaliação tem em consideração a participação ativa e regular nas aulas, bem como a realização de trabalhos em sala ou em casa e o trabalho de grupo que irá acompanhar os estudantes durante as sessões. O processo de avaliação é baseado nas seguintes componentes e respectivo peso: - Projeto (trabalho de grupo): 50% - Avaliação individual (Apresentação, debate e comunicação): 50%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O curso foi pensado para que os participantes tenham uma noção real do dia-a-dia de um consultor e as metodologias de ensino seleccionadas permitem ao professor acompanhá-los e apoiá-los ao longo das sessões. A correspondência mais importante entre metodologias e objectivos de aprendizagem é a seguinte: EA1 - OA1, OA2, OA3 e OA4 EA2 - OA2, OA3 e OA4
Observações / Observations
Curso preparado com uma sequência específica de eventos para permitir que os participantes trabalhem de forma contínua no projecto de grupo, em que cada sessão irá partilhar os conhecimentos e informações necessários para que possam dar mais um passo em direcção à solução final.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Martin, Roger and Lafley, A. G.. Playing to Win, how strategy really works. Harvard Business Review, 2013 - Osterwalder, Alexander. and Pigneur, Yves. Business Model Generation. Wiley, 2013 - Osterwalder, Alexander et al. Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want (Strategyzer). Wiley, 2014 - Levinson, H.. Organizational Assessment. A step by step guide to effective consulting. American Psychological Association, 2004. - Block, P.. Flawless Consulting. San Francisco: Pfeiffer, 2011. - Turner, Arthur N.. Consulting is more than giving advice. Harvard Business Review, 1982 - Stern, Carl W. and Deimler, Michael S.. The Boston Consulting Group on Strategy: Classic Concepts and New Perspectives. Wiley, 2012 - Rasiel, Ethan. The McKinsey Way. McGraw-Hill, 1999. - David A. Aaker. Strategic Market Management. Wiley, 1998
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16