Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04440
Acrónimo :
FCM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Experiência recomendada numa redação ou numa empresa de media ou novos media (mesmo que apenas como formação curricular ou equivalente).

Objetivos Gerais / Objectives


No final do semestre, os alunos irão: -Compreender os principais conceitos, práticas e tendências do universo do fact-checking. -Identificar os elementos-chave para desenhar um novo projeto de fact-checking ou para dinamizar um projeto já existente. -Pesquisar e discutir o impacto da Revolução Digital no universo do combate à desinformação. -Analisar a forma como a massificação do fact-checking influenciou o ecossistema mediático. -Identificar os projetos de referência no fact-checking mundial. -Compreender como se constrói um projeto de fact-checking para televisão. -Dominar as técnicas de integração da linguagem digital e da linguagem televisiva -Conhecer a realidade internacional do domínio do tratamento da desinformação em televisão. -Conhecer a realidade do domínio do tratamento da desinformação em rádio.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A exploração das perspetivas, tendências e desafios da desinformação permitirá ao aluno: OA1. Criar um conceito de projeto editorial inovador, com foco na desinformação OA2. Analisar criticamente a estratégia de afirmação dos projetos de referência no fact-checking mundial OA3. Compreender a importância e o alcance do jornalismo colaborativo no fact-checking OA4. Percecionar a relevância dos códigos de princípios internacionais como fatores críticos de sucesso - a International Fact-Checking Network OA5. Identificar os desafios económicos do universo do fact-checking enquanto negócio multiplataforma OA6. Conhecer o rigor metodológico na investigação e desenvolvimento editorial no domínio da desinformação. OA7. Compreender a relevância da presença em televisão para a obtenção de escala num projeto de fact-checking OA8. Identificar a importância do trabalho em equipa para obter bons resultados no digital e na televisão OA9. Identificar os elementos de sucesso do fact-checking em rádio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Como planear um projeto editorial inovador, com enfoque particular no campo do fact-checking. CP2. O desafio do financiamento de um projeto de fact-checking: lucrativo ou não lucrativo? - a questão fundamental. CP3. Os principais casos de sucesso do fact-checking mundial: Maldita.es, Politifact, Washington Post, Chequeado, Full Fact, Agência Lupa CP4. Três projetos internacionais de fact-checking colaborativo: Coronavirus Facts Alliance, Latam Chequea e Ukraine Facts CP5. A importância fulcral das parcerias editoriais multiplataforma para viabilizar economicamente um negócio de fact-checking num ecossistema em crise. CP6. O Código de Princípios da International Fact-Checking Network: a ?Bíblia? do fact-checking mundial. CP7. Quem faz o fact-checking dos fact-checkers? CP8. O caso do Polígrafo SIC: da ideia inicial à implementação e desenvolvimento do projeto. CP9. O fact-checking em rádio

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 e CP2 OA2 | CP3 OA3 | CP4 OA4 | CP4, CP5 OA5 | CP2, CP5 OA6 | CP6 OA7 | CP8 OA8 | CP1, CP8 OA9 | CP9

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada em duas fases: 1) durante o período escolar ou 2) avaliação final. 1) - Participação nas aulas: 10% - Ensaio individual com reflexão sobre o mercado de fact-checking: 50% - Desenvolvimento em grupo de Projeto Editorial: 40% 2) Ensaio individual único com reflexão sobre o mercado de fact-checking e o desenvolvimento de projeto inovador. (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar e discutir os media e o fact-checking, recorrendo a fundamentação teórica adequada e a métodos e técnicas de investigação relevantes. Sessões teórico-práticas - descrição e explicação de conceitos, exploração e debate. Desenvolvimento de projetos e apresentação pública de pesquisa, reflexão crítica e tutoria personalizada.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento dos estudantes com os contributos específicos de cada aluno. A análise dos media e dos projetos de fact-checking e da sua perspetiva evolutiva e a apresentação de trabalhos permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


? Walter, Nathan, Fact-Checking: A Meta-Analysis of What Works and for Whom, Political Communication ? The Rise of Fact-Checking Sites in Europe, Reuters Institute for the Study of Journalism, 2016 ? Singer, Jane B. Scalability and sustainability for a new form of watchdog journalism. Journalism Practice, 2018 ? Graves, Lucas. Understanding the Promise and Limits of Automated Fact-Checking, Reuters Institute/University of Oxford, 2018 ? E. Uscinki, Joseph. Epistemology of Fact Checking (Is Still Naìve): Rejoinder to Amazeen. Critical Review, 2015 ? Carlson, Matt, and Nikki Usher. 2016. ?News Startups as Agents of Innovation: For-profit Digital News Startup Manifestos as Metajournalistic Discourse.? Digital Journalism

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


? Viana, Thamirys Dias. O jornalismo digital e as fake news: um estudo das plataformas digitais de fact-checking ?Lupa? (Brasil) e ?Polígrafo? (Portugal). Universidade Fernando Pessoa Porto, 2021 ? Sakari Nieminem and Valtteri Sankari. Checking PolitiFact?s Fact-Checks. Journalism Studies, 2021 ? Naeemul Hassan, Bil lAdair, JamesT.Hamilton, ChengkaiLi, MarkTremayne, JunYang, CongYu. The Quest to Automate Fact-Checking. University of Texas at Arlington, Duke University, Stanford University, Google Research, 2015 ? Miguel-Ángel Esteban-Navarro, Antonia-Isabel Nogales-Bocio, Miguel-Ángel García-Madurga, Tamara Morte-Nadal . Spanish Fact-Checking Services: An Approach to Their Business Models. Department of Journalism and Communication, University of Zaragoza, 2021 ? Kueng, Lucy (2000) Inside the BBC and CNN ? Managing Media Organisations. London, Routledge. ? Graves, Lucas, Deciding What's True: Fact-Checking Journalism and the New Ecology of News, Columbia University Pro Quest Dissertations Publishing, Degree Year 2013 ? Ferreira, Marina, O Papel do fact-checking no combate à ?infodemia? sobre Covid-19: O Caso do Jornal Polígrafo. Universidade de Coimbra, 2021 ? Crespo, M, Pinto-Martinho, A, Polígrafo: A fact-checking platform is born, ISCTE ? Chan-Olmsted, S. M., & Kang, J. W. (2003). Theorizing the strategic architecture of a broadband television industry. The Journal of Media Economics, 16(1), 3-21. ? Caroline Patatt & Fernando Jesus Rocha. O fact-checking no Brasil e em Portugal: uma ana?lise dos sites Age?ncia Lupa e Poli?grafo no combate a?s fake news relacionadas com o Coronavi?rus. Revista EJ ? Cardoso, Gustavo, Magno, C., Soares, T.M. & Crespo, M. (org.) (2016) Modelos de negócio e Comunicação Social. Coimbra, Almedina. ? Cardoso, G. (ed.) (2013), A Sociedade dos Ecrãs, Lisboa: Tinta da China.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16