Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04631
Acrónimo :
FCP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa familiarizar os/as estudantes com alguns dos conceitos, teorias e debates centrais no amplo campo interdisciplinar dos estudos da família a partir de uma perspectiva de género. O1 - Desenvolver competências teóricas, analíticas e conceptuais para um uso informado dos principais debates e teorias sobre família, conjugalidades e parentalidades; O2 - Adquirir uma visão histórica e multidisciplinar dos estudos família, conjugalidades e parentalidade através da análise das principais correntes teóricas e temas de investigação; O3 - Compreender o significado das transformações nas relações familiares contemporâneas; O4 - Estimular uma reflexão crítica sobre família, conjugalidades e parentalidade; O5 - Fornecer um conjunto de instrumentos teóricos e metodológicos para a investigação e intervenção

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1.Conhecer as principais perspectivas teóricas sobre família na antropologia, psicologia e sociologia. OA2. Compreender a dimensão social das relações familiares distanciando-se de perspectivas naturalizantes da família e da reprodução. OA3. Perceber a distinção entre família, sexualidade, conjugalidade e reprodução. OA4 . Perceber a importância dos estudos sobre família para compreender os processos históricos e sociais de transformação das relações familiares, conjugais e parentais. OA5. Perceber o impacto dos movimentos sociais e da produção científica nas políticas públicas sobre família, conjugalidades e parentalidades. OA6. Participar de forma informada e crítica nos debates sobre os temas abordados e mobilizar os conhecimentos para a elaboração de investigação e intervenção.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Estudos da família e do Parentesco História e crítica casamento e reprodução CP2 - Implicações dos estudos de género e sexualidade nas teorias da família CP3 - Transformação social e novas formas de organização familiar conjugalidades sexualidades nascimento e tecnologias de reprodução relações familiares e modelos de famílias: Diversidades CP4 - Maternidade e paternidade: práticas, representações e identidades CP5 - Políticas de família e direitos reprodutivos CP6 - Qualidade da relação em relações íntimas entre pessoas do mesmo sexo CP7 - Violência nas relações de intimidade entre pessoas do mesmo sexo CP8 - Relações Familiares e Desenvolvimento Infantil nas Famílias Homoparentais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos da UC serão assegurados através de objectivos de aprendizagem definidos de forma coerente como a seguir se demonstra OA1- CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 OA2 - CP1 CP2 CP3 OA3 - CP3, CP4 OA4- CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA5- CP3, CP4, CP5 OA6 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8

Avaliação / Assessment


A avaliação dos conhecimentos será efectuada por avaliação contínua. A avaliação basear-se-á na nota de: 1 trabalho individual escrito (avaliação das capacidades de exposição e argumentação - 70%) e participação nos debates nas aulas (avaliação das capacidades de exposição e argumentação oral - 30%). Assiduidade mínima: 2/3 das aulas. É exigida nota mínima de 9,5 valores em todos os momentos de avaliação. Os alunos que não obtiverem a nota mínima de 9.5 não obtêm aprovação na UC e terão de ir a exame. Os critérios de avaliação do trabalho e do exame serão: qualidade da apresentação dos argumentos e das propostas conceptuais e metodológicas, reflexividade crítica e qualidade da forma.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A avaliação dos conhecimentos será efectuada por avaliação contínua. A avaliação basear-se-á na nota de: 1 trabalho individual escrito (avaliação das capacidades de exposição e argumentação - 70%) e participação nos debates nas aulas (avaliação das capacidades de exposição e argumentação oral - 30%). Assiduidade mínima: 2/3 das aulas. É exigida nota mínima de 9,5 valores em todos os momentos de avaliação. Os alunos que não obtiverem a nota mínima de 9.5 não obtêm aprovação na UC e terão de ir a exame. Os critérios de avaliação do trabalho e do exame serão: qualidade da apresentação dos argumentos e das propostas conceptuais e metodológicas, reflexividade crítica e qualidade da forma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino serão idênticas para cada objetivo de aprendizagem. Assim, nesta UC iremos recorrer a metodologias ativas, participativas e expositivas, incluindo o uso de filmes, textos e outros recursos pedagógicos que permitam apreender os quadros teóricos e entender as formas do seu uso em contextos diferenciados. Assim serão determinantes os debates sobre os vários temas recobertos pela UC e a elaboração de um trabalho final que permitirão atingir os objetivos de aprendizagem e assim capacitam para a reflexão, fomentam um sentido crítico e permitem introduzir e consolidar temáticas novas ou pouco conhecidas para as/os estudantes. ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 4 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6

Observações / Observations


A UC contará com a participação de Dulce Neves (Sociologia) e Carla Moleiro (Psicologia)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


• • • • • • •

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


• • • • • • • • • • • • • • • • •

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16