Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa familiarizar os/as estudantes com alguns dos conceitos, teorias e debates centrais no amplo campo interdisciplinar dos estudos da família a partir de uma perspectiva de género. O1 - Desenvolver competências teóricas, analíticas e conceptuais para um uso informado dos principais debates e teorias sobre família, conjugalidades e parentalidades; O2 - Adquirir uma visão histórica e multidisciplinar dos estudos família, conjugalidades e parentalidade através da análise das principais correntes teóricas e temas de investigação; O3 - Compreender o significado das transformações nas relações familiares contemporâneas; O4 - Estimular uma reflexão crítica sobre família, conjugalidades e parentalidade; O5 - Fornecer um conjunto de instrumentos teóricos e metodológicos para a investigação e intervenção
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1.Conhecer as principais perspectivas teóricas sobre família na antropologia, psicologia e sociologia. OA2. Compreender a dimensão social das relações familiares distanciando-se de perspectivas naturalizantes da família e da reprodução. OA3. Perceber a distinção entre família, sexualidade, conjugalidade e reprodução. OA4 . Perceber a importância dos estudos sobre família para compreender os processos históricos e sociais de transformação das relações familiares, conjugais e parentais. OA5. Perceber o impacto dos movimentos sociais e da produção científica nas políticas públicas sobre família, conjugalidades e parentalidades. OA6. Participar de forma informada e crítica nos debates sobre os temas abordados e mobilizar os conhecimentos para a elaboração de investigação e intervenção.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Estudos da família e do Parentesco História e crítica casamento e reprodução CP2 - Implicações dos estudos de género e sexualidade nas teorias da família CP3 - Transformação social e novas formas de organização familiar conjugalidades sexualidades nascimento e tecnologias de reprodução relações familiares e modelos de famílias: Diversidades CP4 - Maternidade e paternidade: práticas, representações e identidades CP5 - Políticas de família e direitos reprodutivos CP6 - Qualidade da relação em relações íntimas entre pessoas do mesmo sexo CP7 - Violência nas relações de intimidade entre pessoas do mesmo sexo CP8 - Relações Familiares e Desenvolvimento Infantil nas Famílias Homoparentais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da UC serão assegurados através de objectivos de aprendizagem definidos de forma coerente como a seguir se demonstra OA1- CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 OA2 - CP1 CP2 CP3 OA3 - CP3, CP4 OA4- CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA5- CP3, CP4, CP5 OA6 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8
Avaliação / Assessment
A avaliação dos conhecimentos será efectuada ao longo do semestre ou por exame. A avaliação ao longo do semestre basear-se-á na nota cumulativa de: 1 trabalho individual escrito (avaliação das capacidades de exposição e argumentação - 70%) e participação nos debates nas aulas (avaliação das capacidades de exposição e argumentação oral - 30%). Assiduidade mínima: 2/3 das aulas. É exigida nota mínima de 9,5 valores em todos os momentos de avaliação. Os alunos que não obtiverem a nota mínima de 9.5 não obtêm aprovação na UC e terão de ir a exame. Os critérios de avaliação do trabalho e do exame serão: qualidade da apresentação dos argumentos e das propostas conceptuais e metodológicas, reflexividade crítica e qualidade da forma.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O estudo e aprendizagem dos temas do programa da UC é apoiado na frequência e participação nas aulas, na leitura autónoma da bibliografia da UC e na realização dos exercícios de avaliação definidos. As aulas combinam uma parte expositiva com o debate e a discussão crítica dos principais temas e enunciados teóricos contemplados no programa da UC. As metodologias de ensino da UC e de avaliação dos alunos serão as mesmas para todos os objetivos de aprendizagem. Na UC recorre-se a metodologias expositivas (ME1), de descoberta e discussão. Nas aulas teórico-práticas, utilizam-se estratégias exploratórias, indutivas e dedutivas, reflexivas e experienciais com recurso a debates (ME2), imagem e vídeo (ME3), exercícios práticos e estudos de caso (ME4). Estas estratégias favorecem formas de aprendizagem (ME5) ativas e que suscitam a implicação de discentes. Cada aluno /a terá no total 25 horas de contacto, sendo 24 de aulas teórico-práticas e 1 hora de orientações tutoriais. O trabalho autónomo de estudantes inclui: - 110h horas de trabalho autónomo, que inclui: - 45h de leituras para preparação das aulas. Cada aula inclui vários textos para leitura. -20h de leituras autónomas, fruto da pesquisa de estudantes a partir das aulas - 45h na preparação do trabalho para avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino serão idênticas para cada objetivo de aprendizagem. Assim, nesta UC iremos recorrer a metodologias ativas, participativas e expositivas, incluindo o uso de filmes, textos e outros recursos pedagógicos que permitam apreender os quadros teóricos e entender as formas do seu uso em contextos diferenciados. Assim serão determinantes os debates sobre os vários temas recobertos pela UC e a elaboração de um trabalho final que permitirão atingir os objetivos de aprendizagem e assim capacitam para a reflexão, fomentam um sentido crítico e permitem introduzir e consolidar temáticas novas ou pouco conhecidas para as/os estudantes. ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 4 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6
Observações / Observations
A UC contará com a participação de Dulce Neves (Sociologia) e Carla Moleiro (Psicologia)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Almeida, A. N. (ed.), História da vida privada em Portugal: os nossos dias. Círculo de Leitores. Cunha, V. (2007). O Lugar dos Filhos. Ideais, práticas e significados. Imprensa de Ciências Sociais. Goldberg, A.E. & Allen, K.R. (2020) LGBTQ-Parent Families: Innovations in Research and Implications for practice (2nd Edition). Springer. Lima, Antónia Pedroso de e Margarida Moz (2013), “Pais, mães e filhos: construir famílias na pluralidade.” Famílias no Plural. Lisboa ILGA e CRIA pp 31-5. ISBN 978-989-95594-5-5. Tasker et al (2008). Gay and Lesbian Parenting: New Directions. Routledge. Wall, Karin (org.). (2005). Famílias em Portugal, Lisboa. Imprensa de Ciências Sociais. YANAGISAKO, Sylvia and Jane Collier 1991 ""Toward a unified analysis of Gender and Kinship"" in Gender and Kinship. Essays Toward a Unified analysis, Stanford, Stanford University Press (1987)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
"Carsten, Janet, org., 2000, Cultures of Relatedness. New approaches to the study of kinship. Cambridge University Press Costa PA, Tasker F, Leal IP. (2021) Different Placement Practices for Different Families? Children's Adjustment in LGH Adoptive Families. Front Psychol. 2021 Jun 18;12:649853. doi: 10.3389/fpsyg.2021.649853 Costa; Pedro; Pereira, H; & Leal, I.P. (2012). Homoparentalidade: o estado da investigação e a procura de normalização. Psicologia, Vol. XXVI (1), 55-69. Franklin, Sarah and Susan McKinnon (eds.) 2001 Relative Values: Reconfiguring Kinship Studies. Durham, NC: Duke University Press. Gato J, Leal D, Tasker 2019 F. Parenting desires, parenting intentions, and anticipation of stigma upon parenthood among lesbian, bisexual, and heterosexual women in Portugal. J Lesbian Stud. 2019;23(4):451-463. doi: 10.1080/10894160.2019.1621733. Gato, J. & Fontaine, A. M. (2011). Impacto da orientação sexual e do género na parentalidade: Uma revisão dos estudos empíricos com famílias homoparentais. Revista Ex-Aequo, 23, 83-89. Golombok, S., & Tasker, F. (1996). Do parents influence the sexual orientation of their children? Findings from a longitudinal study of lesbian families. Developmental Psychology, 32, 3-11. Golombok, S., Perry, B., Burston, A., Murray, C., Mooney-Somers, J., Stevens, M., & Golding, J. (2003). Children with lesbian parents: A community study. Developmental Psychology, 39, 20-33. Howell, S. & M. Melhuus (1993) The study of kinship; the study of person; a study of gender? in Del Valle, Teresa (ed) Gendered anthropology, Routledge: 38-53 LIMA, Antónia Pedroso de (1993) A importância das emoções: novos caminhos no estudo do parentesco e da família. In Perspectivas en el estudio del parentesco y la familia. Vol. 4 Actas do VI Congreso de Antropologia Espanhola. Tenerife Moleiro, C, Pinto, N., Santos, M.H. & Oliveira, J.M. (2016). Violência doméstica: boas práticas no apoio a vítimas LGBT: guia de boas práticas para profissionais de estruturas de apoio a vítimas. CIG. Neves, D. M., Augusto, A., Henriques (2023). Breastfeeding experiences and women's self-concept: Negotiations and dilemmas in the transition to motherhood. Frontiers in Sociology, Vol.8. ISSN: 2297-7775. Neves, D. M., Santos, M. & Pintassilgo, S. (Coord) (2019). Nascimento e Outros Debates: género, parentalidade e criação. Lisboa, CIES-Iscte. ISBN: 978-972-8048-42-6 http://hdl.handle.net/10071/20486 O’Reilly, A. (2021). Matricentric Feminism: Theory, Activism, Practice. The 2nd Edition. Demeter Press. https://doi.org/10.2307/j.ctv1k2j331 Patterson, C. J. (2000). Family relationships of lesbians and gay men. Journal of Marriage and the Family, 62(4), 1052–1069. https://doi.org/10.1111/j.1741-3737.2000.01052.x Pintassilgo, S.; Santos, M., Trindade, I., Neves, D. M. (2023). Home birth in Portugal—A comprehensive analysis based on official statistical data. Social Sciences, 12(6), 314. https://doi.org/10.3390/socsci12060314 Strathern, Marilyn 1991,""Parentesco por iniciativa: a possibilidade de escolha dos consumidores e as novas tecnologias da reprodução"" in Análise social (114): 1011-1022 Tasker, F., Moller, N., Clarke, V., & Hayfield, N. (2018). New Frontiers of Family: LGBTQ People Pushing Back the Boundaries of Family. Journal of Family Issues, 39(18), 4127-4132. https://doi.org/10.1177/0192513X18810930"
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29