Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03619
Acrónimo :
FdG
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir o estudante na análise das organizações e da sua gestão, apresentando os principais modelos e os seus contextos, analisando o meio envolvente das organizações e os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos: modelos racionais, modelos burocráticos (processos internos), modelos de relações humanas e modelos de sistemas abertos. 2. Explicar e descrever o surgimento e a evolução das principais correntes teóricas. 3. Identificar e descrever as componentes do meio envolvente das organizações. 4. Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: Planeamento e tomada de decisão, Organização, Motivação e liderança, Controle e Responsabilidade Social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Gestão nas Organizações 2. Teorias da Gestão 3. Análise da Envolvente 4. Planeamento 5. Tomada de Decisão 6. Estrutura da Organização 7. Influência e Poder 8. Motivação 9. Medidas de Desempenho e Controlo 10. Responsabilidade Social

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP2 OA2 - CP1 e CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 e CP10

Avaliação / Assessment


A avaliação pode ser contínua ou final. A contínua constará de: Participação e assiduidade - 10%; Trabalho - 20%; Frequência final - 70% (a nota deste teste deve ser no mínimo de 8) Os alunos podem optar por exame no final do semestre, havendo para o efeito duas épocas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas 2. Participativas 3. Activas 4. Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e discussão dos temas a todos os OA 3. Activas, com realização de trabalhos Transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Transversal a todos os OA.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BODDY, David (2016). Management, an Introduction, 7th Edition ( Prentice Hall)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16