Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03895
Acrónimo :
FEAGP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, identificar e descrever os conceitos relacionados com o valor, avaliação, capitalização, investimento e com a análise e gestão financeira da empresa e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1. Explicar os conceitos fundamentais do valor financeiro do tempo e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings; OA2. Descrever os conceitos de rendibilidade, liquidez e solvabilidade e saber calcular e interpretar os principais rácios e indicadores económico/financeiros; OA3. Descrever e calcular o conceito de working capital e tesouraria e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa OA4. Aplicar as técnicas fundamentais de avaliação de projetos de investimento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O Valor Financeiro do Tempo 2. Análise Financeira e Criação de Valor 3. Análise Económica de Oportunidades de Investimento Reais 4. Tópicos avançados em Investimentos Reais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (AO), como a seguir se explicita ? OA1: CP1 e CP4 ? OA2: CP2 ? OA3: CP2 e CP3 ? OA4: CP1, CP3 e CP4

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação periódica é composto por: 1. Trabalho em Grupo (50%) 2. Exame (50%) No sistema de avaliação por exame final (1ª e 2ª épocas) será realizado um exame que representará 100% da nota final, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm um carácter teórico-prático. A matéria é apresentada através de pequenos casos e exercícios, uma parte dos quais resolvidos em folha de cálculo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo: Todos 4. Participativas, com análise e discussão de casos: Todos 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


3. Mota, A e C. Custódio, 2012, "Finanças da Empresa", Booknomics, 7ª edição 2. Material fornecido pelo Docente da UC. 1. Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2014, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 2ª Edição, Lisboa, ISBN 978-972-618-779-0

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


3. Mota, A.G., Barroso, C.S., Nunes, J.P. e M.A. Ferreira, 2015, Finanças da Empresa, Teoria e Prática, Edições Sílabo, 5ª Edição, Lisboa, ISBN 978-972-618-824-7. 2. Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan, 2009. ?Fundamentals of Corporate Finance?, Standard Edition, 9ª Edição, McGraw-Hill 1. Brealey, Richard A. e Myers, Stewart C., 2002. ?Principles of Corporate Finance?, 7ª Edição, McGraw Hill Higher Education

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16