Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03895
Acrónimo :
FEAGP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, identificar e descrever os conceitos relacionados com o valor, avaliação, capitalização, investimento e com a análise e gestão financeira da empresa e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1. Explicar os conceitos fundamentais do valor financeiro do tempo e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings; OA2. Descrever os conceitos de rendibilidade, liquidez e solvabilidade e saber calcular e interpretar os principais rácios e indicadores económico/financeiros; OA3. Descrever e calcular o conceito de working capital e tesouraria e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa OA4. Aplicar as técnicas fundamentais de avaliação de projetos de investimento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O Valor Financeiro do Tempo 2. Análise Financeira e Criação de Valor 3. Análise Económica de Oportunidades de Investimento Reais 4. Tópicos avançados em Investimentos Reais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (AO), como a seguir se explicita ? OA1: CP1 e CP4 ? OA2: CP2 ? OA3: CP2 e CP3 ? OA4: CP1, CP3 e CP4

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação periódica é composto por: 1. Trabalho em Grupo (50%) 2. Exame (50%) No sistema de avaliação por exame final (1ª e 2ª épocas) será realizado um exame que representará 100% da nota final, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm um carácter teórico-prático. A matéria é apresentada através de pequenos casos e exercícios, uma parte dos quais resolvidos em folha de cálculo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo: Todos 4. Participativas, com análise e discussão de casos: Todos 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


3. Mota, A e C. Custódio, 2012, "Finanças da Empresa", Booknomics, 7ª edição 2. Material fornecido pelo Docente da UC. 1. Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2014, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 2ª Edição, Lisboa, ISBN 978-972-618-779-0

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


3. Mota, A.G., Barroso, C.S., Nunes, J.P. e M.A. Ferreira, 2015, Finanças da Empresa, Teoria e Prática, Edições Sílabo, 5ª Edição, Lisboa, ISBN 978-972-618-824-7. 2. Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan, 2009. ?Fundamentals of Corporate Finance?, Standard Edition, 9ª Edição, McGraw-Hill 1. Brealey, Richard A. e Myers, Stewart C., 2002. ?Principles of Corporate Finance?, 7ª Edição, McGraw Hill Higher Education

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16