Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03735
Acrónimo :
FEAP
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, nos planos conceptual e prático, compreender os conceitos relacionados com a valorização e avaliação de um investimento/empresa, importância das decisões sobre a estrutura de capital, criação de valor e identificar e analisar as principais fontes de financiamento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Análise de Projectos de Investimento, identificando cash flows previsionais e aplicando critérios de Período de Recuperação, VAL, TIR, e Índice de Rendibilidade. 2.Análise de Robustez de um projecto, identificando factores críticos, com análises complementares.3.Identificar as principais Formas de Financiamento a utilizar para um projecto. 4. Relacionar o Valor de um Projecto de Investimento com a respectiva Estrutura de Capital. 5. Conhecer os principais métodos de Avaliação de Empresas: Discounted Free Cash Flow (FCFF, FCFE), Múltiplos e Economic Value Added (EVA, MVA). 6. Compreender a importância das decisões financeiras de curto prazo e os respectivos impactos na tesouraria da empresa e os instrumentos financeiros e compreender a gestão de tesouraria ligada ao fundo de maneio necessário.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Avaliação de Investimentos Reais 1. Estimação dos Cash Flows do Investimento 2. Critérios de Avaliação de Investimento 3. Selecção entre projectos de investimento com Diferentes Vidas. 4. Análise de Sensibilidade, Análise de Cenários e Análise de Break-Even 5. Análise com Árvores de Decisão. II - Fontes de Finaciamento de Longo Prazo 1. Capital Próprio 2. Capital Alheio III - Estrutura de Capital 1. Irrelevância da Estrutura de Capital 2. Estrutura de Capital com Impostos sobre os Lucros 3. Limites para a Utilização de Dívida 4. Avaliação de Investimentos Reais com Dívida. IV - Avaliação de Empresas 1. Discounted Cash Flows. 2. Economic Value Added. 3. Múltiplos de Mercado. V - Gestão Financeira de Curto Prazo (CP) 1. Cash Management e Gestão de Créditos 2. Aplicações Financeiras de CP 3. Fontes de Financiamento de CP

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A cada objectivo de aprendizagem (OA) correspondem os seguintes conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP1 OA2 - CP1 OA3 - CP2 OA4 - CP3 OA5 - CP4 OA6 - CP5

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica com 2 testes individuais (40% cada) e um trabalho (20%) ou avaliação por exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, pesquisa, crítica, comunicação, conforme os objectivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, análise e resolução de exercícios e casos práticos e textos de apoio e leitura 3.Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, conforme o planeamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. OA1 - todas as MEA OA2 - todas as MEA OA3 - todas as MEA OA4 - todas as MEA OA5 - todas as MEA

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Brealey, R., S. Myers and F. Allen, 2010, Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill, 10th. Edition - Damodaran, A., 2010, Applied Corporate Finance, John Wiley & Sons, 3rd. edition - Ross, S., R. Westerfield, and J. Jaffe, 2009, Modern Financial Management, McGraw-Hill, 9th. edition

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Custódio, C., A. G. Mota, 2007, Finanças da Empresa, Booknomics, 2ª Edição - Mota, A.G., Barroso, C.S., Nunes, J.P. e M.A. Ferreira, 2010, Finanças Empresariais, Teoria e Prática, Sílabo, 4ª edição

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16