Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04577
Acrónimo :
FEPPID
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Produzir uma reflexão integrada das questões subjacentes à pobreza e ao subdesenvolvimento e proporcionar aos alunos uma análise crítica dos desafios de implementação dos projectos de desenvolvimento com foco na abordagem sócio-antropologica das políticas públicas de Desenvolvimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Conhecer as principais ideias, instituições e actores intervenientes na formulação das políticas de Cooperação para o Desenvolvimento OA2 - Compreender os contextos económicos e políticos com que se depararam os decisores da política OA3 - Aplicar os conhecimentos adquiridos a casos práticos OA4 - Avaliar os diferentes paradigmas em presença OA5 - Criar uma análise crítica sobre as intervenções internacionais em contextos de extrema pobreza

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - A longevidade das políticas de Apoio ao Desenvolvimento e a perpetuação da geografia das desigualdades regionais. 2 - Das boas intenções globais às desilusões locais - défices de implementação 3 - Factores inibidores da mudança social. Da burocracia à desconsideração dos contextos locais. 4 - Objectivos Internacionais de Desenvolvimento. O excesso de foco nos indicadores e a subalternização das análises de mudança social ao nível local 5 - Tipo de intervenções e concorrência de actores para a redução das Desigualdades e das Vulnerabilidades sociais 6 - Paz e Segurança - Resolução de conflitos e Consolidação da paz. Coordenação humanitária Civil-militar 7 - Cooperação para o Desenvolvimento 8 - Ajuda/Assistência Humanitária - Apoio de emergência 9 - Clima/Ambiente - aumentar a resiliência das comunidades vulneráveis 10 - A importância da abordagem integrada do ?triplo nexo? e da responsabilização e do financiamento para o aumento da resiliência dos socialmente excluídos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos e a bibliografia permitem a aquisição de conhecimentos sobre os diferentes tipos de processos de intervenção para o desenvolvimento, a influência dos contextos globais e locais onde estes são projetados e aplicados, bem como refletir criticamente sobre os seus resultados a partir de estudos de caso. OA1 ? CP1 OA2 ? CP2 OA3 ? CP5, 6, 7, 8, 9 OA4 ? CP2, 3, 10 OA5 ? Todos os CP

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua e não pode ser feita por exame. Os critérios de avaliação são a participação nas aulas e nos seminários de discussão de textos (25%) e um ensaio final individual (cc 3.000 palavras).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas, aulas de comentário e discussão sobre textos selecionados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência é dada pelo conteúdo das aulas teóricas e na sua articulação com a análise de exemplos empíricos/estudos de caso que cobrem as diferentes áreas de atuação no domínio do desenvolvimento e acção humanitária.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Olivier de Sardan, Jean-Pierre (2015), Les enjeux scientifiques et citoyens d?une anthropologie des politiques publiques, Antropologia Pubblica, Laboratoire d'études et de recherche sur les dynamiques sociales et le développement Olivier de Sardan Jean-Pierre, Sylvie Ayimpam et Marie Deridder, (2021) « La perspective des discordances : le développement, les écarts et les contextes », Anthropologie & développement. Collier, Paul (2010) Os Milhões da Pobreza. Casa das Letras. Banerjee A. & Duflo, E. (2020). A Economia dos Pobres ? Repensar de modo radical a luta contra a pobreza global. Lisboa: Actual Editora. Almeida Costa, Teresa, (2022), A Institucionalização da Política Pública Portuguesa de Cooperação, 1974-1999. A Path Dependence, a Racionalidade Limitada dos Decisores, os Interesses Divergentes dos Actores e a Pressão Internacional ? Factores de Causalidade da Impreparação Institucional da Política. Edições Almedina, Coimbra. Prefácio de João Gomes Cravinho.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Olivier de Sardan, Jean-Pierre (2021). La revanche des contextes : Des mésaventures en ingénierie sociale en Afrique et au-delà. Paris, Karthala. Mazzucato, Mariana (2021) Economia de Missão. Círculo de Leitores. Lopes, Carlos (2020) África em Transformação. Tinta da China. Collier, Paul (2019) O Futuro do Capitalismo. D. Quixote. Almeida Costa, Teresa, (2022) Entre a redução da pobreza e o aumento da resiliência: Longevidade e paradoxo de uma política pública, JANUS-Anuário de Relações Exteriores, vol. 21|Julho 2022, pp 34-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16