Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03820
Acrónimo :
FFC
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
56.0h/sem
Trabalho Autónomo :
94.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É assumido que os/as estudantes estão familiarizados com os conceitos de cálculo elementar e trigonometria e com a língua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


Fundamentos de Física das Construções lança as bases das UC de Tecnologias da Arquitetura, abordando os conceitos teóricos essenciais para desenvolver o estudo das construções, nomeadamente a constituição de um edifício, propriedades dos materiais construtivos, sua aplicação e impactos ambientais, bases do cálculo estrutural e do cálculo higrotérmico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Descrever a constituição de um edifício como um sistema de sistemas e com as formas de representação. OA2. Relacionar classificação e microestrutura dos materiais de construção, as propriedades físicas, mecânicas e higrotérmicas e impactos ambientais, com as suas funções, compreendendo os motivos porque são escolhidos. OA3. Efectuar cálculos estruturais bidimensionais simples usando os princípios da Estática e Resistência de Materiais . OA4. Explicar os fundamentos do conforto higrotérmico e relacioná-las com as propriedades dos materiais e as exigências funcionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Caracterização e representação de um edifício: Estruturas; Envolvente; Circulações e Infraestruturas. CP2. Materiais de construção: Materiais e arquitetura; Classes de materiais; Estrutura interna; Propriedades físicas, mecânicas, óticas, acústicas, térmicas e ambientais. CP3. Fundamentos de segurança estrutural: Equilíbrio de partículas e de corpos no plano e no espaço; Esforço Normal (tirantes e colunas simples); Treliças. CP4. Fundamentos de segurança estrutural: Esforço normal e transverso e momento flector; Flexão composta; Encurvadura. CP5. Conforto higrotérmico: A envolvente higrotérmica; Transmissão de calor em edifícios (condução, convecção e radiação); Ar húmido e condensação (noções gerais e taxa de humidade em ambientes interiores).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conteúdo programático CP2 dedicado ao estudo das propriedades e caracteristicas dos materiais é transversal a toda a UC. Apesar de ser objeto de maior atenção na parte inicial do semestre, é depois referido e aplicado nas áreas temáticas. OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP2, CP3, CP4 OA4 - CP2, CP5

Avaliação / Assessment


Os alunos podem escolher entre Avaliação ao longo do semestre e Avaliação por Exame. Na Avaliação ao longo do semestre a classificação é composta por um trabalho de grupo de apresentação de um material (25%) e um teste final com nota mínima de 8,5 valores, na data do primeiro exame (75%). É exigida assiduidade mínima de 2/3 das aulas. - Avaliação por Exame: Prova individual com peso de 100%. Podem ser feitas provas orais sempre que o coordenador da UC o entenda. A presença em visitas a obras e apresentações por convidados é obrigatória.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a razão da sua aplicabilidade à arquitectura e os exemplos de aplicação. No processo participativo, os alunos resolvem exercícios de apoio à compreensão dos conceitos teóricos e, numa segunda fase, exercícios de aplicação directamente relacionados com o projecto e a construção de arquitectura. Os alunos realizam pequenas investigações sobre materiais, relacionando propriedades, custos, desempenho ambientais, aplicações e limitações. Nestas investigações os alunos trabalham com referências comerciais e amostras.,

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a razão da sua aplicabilidade à arquitectura e os exemplos de aplicação. No processo participativo, os alunos resolvem exercícios de apoio à compreensão dos conceitos teóricos e, numa segunda fase, exercícios de aplicação directamente relacionados com o projetco e a construção de arquitectura. As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objectivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicabilidade. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula ao processo de aprendizagem. Este aspecto é considerado determinante face à complexidade de algumas partes do programa e à necessidade de assegurar bases sólidas para a progressão do estudo dos temas nas UCs seguintes.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Beer, Ferdinand P., Johnston, E. Russel Jr. Mecânica Vectorial para Engenheiros: Estática. 6ª Edição, McGraw-Hill, 1998. Beer, Ferdinand P., Johnston, Mecânica dos Materiais. 5ª Edição, McGraw-Hill, 1992. Ching, F. D. K., Onouye, Barry S., Zuberbuhler, D. Building Structures Illustrated, 2013 FERNANDEZ, J. - Material Architecture. Emergent materials for innovative buildings and ecological construction. Oxford: Architectural Press, 2006. HEGGER; [et. al.] - Construction Materials Manual. Birkhauser, Edition Detail, 2006. RODRIGUES, A. M. et al - Térmica de edifícios. Amadora: Edições Orion, 2009. Seward, D. Understanding Structures - Analysis, materials and design. Palgrave, 1998.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Arya, Chanakya, Design of Structural Elements, 3ª Ed., Taylor and Francis 2009. Zalewski, W., Allen, E. Shaping Structures: Statics. Willey 1998.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25