Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04601
Acrónimo :
FGCR
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa introduzir os alunos aos principais conceitos de cibersegurança e ciber-resiliência, abordar os principais quadros de referência e normas relacionados, e apresentar o principal quadro regulamentar e legislativo na área. De igual forma, nesta unidade curricular os alunos irão igualmente aprender alguns dos principais conceitos relacionados com a gestão de cibersegurança e ciber-resiliência assim como a relação destes conceitos com a estratégia das organizações (alinhamento estratégico entre a cibersegurança e resiliência e a estratégia das organizações).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender os conceitos e terminologias fundamentais da cibersegurança e da ciber-resiliência. OA2: Reconhecer o alinhamento estratégico entre a cibersegurança e os objectivos e estratégias organizacionais. OA3: Adquirir conhecimentos sobre os principais quadros de referência de cibersegurança, normas e requisitos regulamentares. OA4: Desenvolver competências em governação, avaliação de risco e gestão da cibersegurança. OA5: Aprender a medir e monitorizar os controlos de segurança utilizando métricas relevantes e indicadores-chave de desempenho (KPIs). OA6: Manter-se atualizado sobre as tendências, tecnologias e desafios emergentes em matéria de cibersegurança e resiliência.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à Cibersegurança e à Ciber-resiliência CP2: Quadros de Referência e Normas de Cibersegurança CP3: Quadro Regulamentar e Legislativo de Cibersegurança CP4: Conceitos de Gestão de Cibersegurança e Ciber-resiliência CP5: Alinhamento Estratégico da Cibersegurança com a Estratégia Organizacional CP6: Governação da Cibersegurança, Políticas e Gestão de Risco CP7: Métricas de cibersegurança e gestão do desempenho CP8: Tendências Emergentes e Direcções Futuras

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, realizar vários problemas, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas desenvolvidas. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos à medida que as diferentes tarefas propostas aos alunos forem sendo concluídas com sucesso

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Realização de 2 mini-testes de avaliação ao longo do semestre, cada um com nota mínima de 8 valores, cada um deles a contar com 20% para a nota final. Realização a apresentação de 4 trabalhos em grupo, cada um deles a contar com 15% para a nota final. Avaliação por exame (1ª Época, 2ª Época): Exame presencial (100% da nota final)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC de Fundamentos de Gestão da Cibersegurança e Resiliência adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Tarefas, combinada com a Aprendizagem Baseada em Problemas. A gamificação será utilizada como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC que lhes permitirá, numa primeira fase compreender os princípios e conceitos da cibersegurança e da ciber-resiliência. Irão ainda aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de análise e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas realizadas pelos alunos. Os estudantes irão ainda realizar tarefas específicas e realizar trabalhos relacionados com os diferentes temas que serão abordados na unidade curricular. No caso dos trabalhos os estudantes terão acesso a todos os detalhes dos mesmos, assim como as ferramentas que devem ser usadas e os detalhes dos principais resultados a obter. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, permitindo-lhes aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos aos estudantes à medida que as diferentes atividades forem concluídas com sucesso, garantindo o seu envolvimento ao longo da UC.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wong, C., Security Metrics, a Beginner’s Guide, 2011, (1st edition). McGraw Hill Wens, C. van der., ISO 27001 Handbook: Implementing and auditing an Information Security Management System in small and medium-sized businesses, 2019, Independently published Trim, D. P., & Lee, D. Y.-I., Cyber Security Management: A Governance, Risk and Compliance Framework, 2014, (1st edition). Gower Siegel, C. A., & Sweeney, M., Cyber Strategy: Risk-Driven Security and Resiliency, 2020, (1st edition). Auerbach Publications Petrenko, S., Cyber Resilience, 2022, (1st edition). River Publishers Hodson, C. J., Cyber Risk Management: Prioritize Threats, Identify Vulnerabilities and Apply Controls, 2019, (1st edition). Kogan Page Calder, A., NIST Cybersecurity Framework: A pocket guide, 2018, ITGP Brumfield, C., Cybersecurity Risk Management: Mastering the Fundamentals Using the NIST Cybersecurity Framework, 2021, (1st edition). Wiley

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16