Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03881
Acrónimo :
FPAD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar a análise de dados univariada e multivariada a problemas concretos, em contextos empresariais e das instituições em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Orientar alguns conceitos matemáticos para a gestão; 2. Conhecer e utilizar os principais conceitos de estatística. 3. Conhecer e saber aplicar o modelo de regressão linear múltipla, a situações concretas. 4. Ser capaz de trabalhar com o package informático EXCEL.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Back to maths. 2 - Estatística descritiva com aplicações. 3 - Inferência estatística com aplicações. 4 - Análises de correlação e regressão linear simples 5 - Modelo de Regressão Linear Múltipla (MLRM).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - 1. Back to maths. OA2 - Pontos do programa: 2. e 3. OA3 - Pontos do programa: 4. e 5. OA5 - Todos.

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente haverá exame final de 1.ª e de 2.ª época, que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Ativas, com a realização de trabalho de grupo Todos 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador OA5. 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Curto, José Dias e Gameiro, F. (2016), Excel para economia e gestão, 4ª ed., Ed. Sílabo. Curto, José Dias (2019), ?Potenciar os negócios? A Estatística dá uma ajuda! Muitas aplicações em Excel e poucas fórmulas...?, edição de Autor.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Greene, W. (2011), Econometric Analysis, Prentice-Hall, Seventh edition. Wooldridge, J. (2013), Introductory Econometrics: A Modern Approach, 5th edition, Cengage Learning. Pinto, J. & Curto, J. (2014), Estatística Aplicada à Economia e Gestão, 3ª edição, Ed. Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16