Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver os conceitos-chave da Economia e Finanças Públicas, estabelecendo o enquadramento das Finanças Públicas e as suas relações com a Economia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta Unidade Curricular visa o desenvolvimento das seguintes competências: •OA1. Conhecimento e compreensão dos fundamentos para a intervenção do Estado na economia •OA2. Capacidade de analisar e avaliar as políticas económica e orçamental •OA3. Conhecimento e compreensão dos tipos de receitas e despesas públicas e do financiamento dos défices orçamentais através de dívida pública •OA4. Capacidade de descrever a estrutura do Setor Público e os seus subsetores
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Finanças Públicas e Economia – Suas relações e o papel do Estado na economia 2.Política económica, política financeira e política orçamental 3.As receitas e as despesas públicas – Tipologia, regime e efeitos económicos 4.A dívida pública 5.A estrutura e as instituições da Administração Financeira Pública e os seus subsectores financeiros
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Correspondência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos da UC: OA1: CP1 e CP2 OA2: CP2 a CP4 OA3: CP3 e CP4 OA4: CP5
Avaliação / Assessment
A avaliação tem por base a realização de uma prova escrita. A classificação final também terá em consideração a assiduidade, o interesse manifestado e a participação dos pós-graduandos.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na disciplina são utilizadas as seguintes metodologias pedagógicas: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3.Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: - Aulas expositivas: OA1 a OA4 - Participativas: OA2 a OA4 - Autoestudo: OA1 a OA4
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Trigo Pereira, P., Afonso, A., Arcanjo, M. e Gomes dos Santos, J. C. (2016), Economia e Finanças Públicas, 5ª edição, Escolar Editora Nunes, Elisa Rangel (2011), Lições de Finanças Públicas e de Direito Financeiro, 3ª Edição, Luanda
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Stiglitz, J. E. e J. K. Rosengard (2015), Economics of the Public Sector, 4th Edition, W.W. Norton & Co.: New York/London Ribeiro, José Teixeira (1995), Lições de Finanças Públicas, 5ª Edição, Coimbra Editora, Coimbra Reinhart, C. M. e Rogoff, K. S. (2011), From financial crash to debt crisis, American Economic Review, 101(5): 1676-1706 Nunes, Elisa Rangel (2011), Orçamento Geral do Estado: Contribuições para a Transparência Orçamental em Angola, Luanda Martins, Guilherme Waldemar d’Oliveira e Cabral, Nazaré da Costa (2014), Finanças Públicas e Direito Financeiro – Noções fundamentais, Ed. AAFDL, Lisboa Leão, E., Leão, P. e Lagoa, S. (2011), Política Monetária e Mercados Financeiros, 2ª edição, Edições Sílabo Barr, Nicholas (2012), Economics of the Welfare State, 5th edition, Oxford University Press
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16