Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03914
Acrónimo :
FRF
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de Contabilidade e Direito.

Objetivos Gerais / Objectives


Com os conhecimentos e capacidades apreendidas neste curso, os alunos terão o saber suficiente para reconhecer que estão perante fenómenos de fraude e quando recorrer a assistência especializada para investigação e remediação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


LG1: Examinar um fato padrão ou cenário para identificar uma situação potencialmente fraudulenta. LG2: Identificar os três componentes do triângulo da fraude no contexto de um determinado cenário; LG3: Identificar os três elementos da fraude baseados num fato padrão ou cenário de fraude. Identificar vários atos de fraude baseados em padrões de fatos, probabilidade de ocorrência e significância de perdas potenciais; LG4: Identificar quais bandeiras vermelhas que podem indiciar atos e esquemas específicos de fraude e os tipos de controlos necessários para mitigar esses esquemas de fraude; LG5: Identificar e descrever esquemas de fraude financeira. da gestão; LG6:. Prevenir e deter os esquemas específicos de fraude como base para a detecção, investigação e reparação de fraudes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte I - Compreender o fenómeno fraude: os elementos da fraude, estatísticas de fraude; o triângulo da fraude; e o conceito básico de "bandeiras vermelhas" (fatores de risco de fraude), relações anómalas, eventos, condições ou sintomas que indiciam uma maior probabilidade de fraude. Parte II - Técnicas de detecção e investigação. Parte III - Esquemas com rédito. Parte IV ? Esquemas com activos. Parte V ? Esquemas com gastos e passivos. Parte VI ? Outros esquemas de fraude financeira.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Essa "demonstração de coerência" decorre da interconexão do programa (P) com os objetivos de aprendizagem (LG) e é explicada da seguinte forma: P1 -> LG 1 P2 -> LG 2, 3 P3 -> LG 4 P4 -> LG4 P5 -> LG4, 5 P6 -> LG5, 6

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua inclui a realização de: A) Um exame individual (50%). (LG 1, 2, 3, 4, 5 e 6). B) Trabalho em equipe (50%). (LG 1, 2, 3,4, 5 e 6). C) Presença dos alunos em pelo menos 80% das aulas. D) Nota mínima de 7,5 pontos no exame individual e de 10 pontos nos trabalhos em equipa. Exame final: Os alunos que reprovam no sistema de avaliação contínua ou no exame final de 1ª época, podem frequentar um exame de 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


LM1. Aula expositiva formal LM2. Aula interativa com pausas ativas do estudante para apresentação da estrutura teórica e conceptual;aula participativa, leitura e análise de trabalhos académicos LM3. Ação através de trabalhos de equipe e estudos de caso;Discussões de grupo; Exposição a opiniões e valores, promoção de atitudes como "abertura" e "introspeção" LM4. Pesquisa individual de auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno, conforme contemplado no planeamento do curso

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam desenvolver as principais competências de aprendizagem dos alunos que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. LM1 -> LG 1, 2 LM2 -> LG 1, 2, 3 LM3 -> LG 3, 4 LM4 -> LG 4; 5 e 6

Observações / Observations


Individual support for students timetable: Wednesdays, 12:30 to 13:30.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Association for Certified Fraud Examiners. Fraud Examiners Manual, 2016. Zack, G. M. (2012). Financial statement fraud: strategies for detection and investigation (Vol. 632). John Wiley & Sons. Wells, Joseph T. Principles of Fraud Examination. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 4th edition, 2014.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Friedman, Jack P. Litigation Services Handbook Case Studies: Accounting, Economic, and Financial Issues in Litigation Support Research. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2016. Crumbley, D. Larry, Lester E. Heitger, and G. Stevenson Smith. Forensic and Investigative Accounting. Chicago: CCH Incorporated, 2015. Cheffers, Mark, and Michael Pakaluk. Understanding Accounting Ethics. Manchaug, Allen David Press, 2007. Bologna, G. Jack, and Robert J. Lindquist. Fraud Auditing and Forensic Accounting. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 3rd edition, 2006. Anastasi, Joe. The New Forensics: Investigating Corporate Fraud and the Theft of Intellectual Property. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2003. Albrecht, W. Steve, and Chad 0.Albrecht. Fraud Examination &Prevention. Mason, OH: Thomson South-Western, 2004. Albrecht, W. Steve, Conan C. Albrecht, and Chad 0.Albrecht. Fraud Examination. Revised Mason, OH: Thomson South-Western, 4th edition, 2012. Beasley, Mark S.,Frank A. Buckless, Steven M. Glover, and Douglas F. Prawitt. Auditing Cases: An Active Learning Approach, Second Ed Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 6th edition, 2014. Cases on auditing, fraud and forensic accounting published in Issues in Accounting Education.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16