Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Telecomunicações
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta disciplina não tem pré-requisitos formais. No entanto, é muito aconselhado que os alunos detenham conhecimentos sólidos de números complexos e eletromagnetismo.
Objetivos Gerais / Objectives
A Unidade Curricular tem como objetivo introduzir os conceitos fundamentais da camada física dos sistemas de propagação guiada e sem fios.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Analisar a propagação guiada em linhas transmissão, guias de onda e fibras óticas utilizando métodos analíticos e numéricos . 2. Compreender como a dispersão e a atenuação limitam a capacidade de um sistema de comunicações. 3. Analisar a propagação de ondas eletromagnéticas sem fios 4. Aplicar métodos analíticos e numéricos na análise de uma antena. 5. Aplicar os conceitos adquiridos no planeamento de um sistema de comunicações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Linhas de Transmissão 2. Propagação de impulsos numa Linha transmissão com perdas e atenuação. 3. Guias de ondas retangulares 4. Fibras Óticas 5. Introdução ao desenho e análise de Antenas. 6. Propagação em espaço livre 7. Reflexão e dispersão no solo 8. Difração causada por obstáculos 9. Atenuação atmosférica 10. Desvanecimento 11. Modelos de propagação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Linhas de Transmissão: OA1, OA5 2. Propagação de impulsos numa Linha transmissão com perdas e atenuação: OA1, OA2, OA5 3. Guias de ondas retangulares: OA1, OA2, OA5 4. Fibras Óticas: OA1, OA2, OA5 5. Introdução ao desenho e análise de Antenas: OA4, OA5 6. Propagação em espaço livre: OA3, OA5 7. Reflexão e dispersão no solo: OA3, OA5 8. Difração causada por obstáculos: OA3, OA5 9. Atenuação atmosférica: OA3, OA5 10. Desvanecimento: OA3, OA5 11. Modelos de propagação: OA3, OA5
Avaliação / Assessment
UC tem apenas avaliação periódica ao abrigo do artigo 7 ponto 3 RGACC tendo as seguintes componentes: 1) Prática (peso 40%, nota mínima de 9.5 valores): 1a) 4 ensaios laboratoriais em grupo (10%+10%+10%+10%) ou 1 b) Um projeto individual (40%) 2) Escrita (peso 60%, nota mínima de 9.5 valores ou 8 valores se assiduidade for superior a 75%): 2 a) duas frequências (30%+30%) ou 2 b) prova escrita global durante a época de exames (60%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nas aulas teóricas desta UC a matéria é apresentada com base na resolução de exemplos/problemas representativos. Nas aulas teórico-práticas os alunos têm contacto com os conceitos dados nas aulas teóricas através de ferramentas numéricas. Paralelamente existem aulas laboratoriais onde os alunos têm de realizar algumas experiências relacionadas com os conhecimentos lecionados nas aulas teóricas com recurso a hardware e software específico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas teóricas: Transversal a todos os OA. 2. Aulas teórico-práticas: OA1, OA2 3. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os OA. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objetivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Ensaios laboratoriais/simulação numérica: OA1, OA2, OA4 - Frequências/prova escrita: Transversal a todos os OA. - Projeto: Transversal a todos os OA.
Observações / Observations
1) COMPONENTE PRÁTICA: A não presença de um aluno num ensaio de laboratório corresponde a uma classificação de zero valores nesse ensaio de laboratório. A nota da componente laboratorial obtida nos três anos lectivos anteriores pode ser contabilizada para o presente ano letivo. 2) COMPONENTE ESCRITA: A primeira frequência é realizada durante a semana intercalar de avaliações e a segunda frequência durante a primeira época de exames. A prova escrita global pode ser realizada na primeira ou segunda época de exames.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
[3] - Barclay L.W., Propagation of Radiowaves, 3rd Edition, IET, 2012. (*radiopropagação) [2] - Engineering Electromagnetics, Kenneth R. Demarest, Prentice-Hall. [1] - Maria João Martins e Isabel Ventim Neves, Propagação e Radiação de Ondas Eletromagnéticas, Lidel, 2015. (*Propagação guiada e antenas*)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
http://www.ece.rutgers.edu/~orfanidi/ewa/ Orfanidis, S.J. (2013) Electromagnetic Waves and Antennas. Rutgers University.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16