Planeamento
Aulas
Introdução e Linhas de transmissão (1/3)
- Introdução à unidade curricular.
- Equação de Maxwell no modo TEM.
- Equações Canónicas das LT
Preparação: Leitura Cap. 6.1 a 6.5 de [1]
Actividades na aula: Resolução de exercícios .
Linhas de transmissão (2/3)
- Sinais sinusoidas numa LT.
- Constante de propagação
- velocidade de fase,
- Impedância característica
- coeficiente de reflexão
- Impedância ao longo da Linha
- diagrama de onda estacionária
Preparação: Leitura Cap. 6.1 a 6.5 de [1]
Actividades na aula: Resolução de exercícios
Propagação de impulsos numa LT com perdas e dispersão (1/3)
- Propagação de impulsos em meios dispersivos.
- Função transferência de uma LT sem perdas.
- Velocidade de grupo.
- Dispesão da velocidade de grupo e alargamento do impulso.
Preparação: Leitura Cap. 3.1 a 3.6 de [3]
Actividades na aula: Resolução de exercícios
Propagação de impulsos numa LT com perdas e dispersão (2/3)
- Limitações no débito binário numa LT com perdas e dispersão.
- Interferência intersimbólica.
- Relação Sinal ruído.
- Teorema de Shannon-Hartley.
Preparação: Leitura Cap. 3.1 a 3.6 e 16.9 de [3]
Actividades na aula: Resolução de exercícios
Guias de Onda (1/3)
- Frequência de corte.
- Modos TE e TM de um guia de seção retangular
Preparação: Leitura Cap. 4 de [1]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios
Guias de Onda (2/3)
- Dispersão do guia.
- Velocidade de grupo
- Dispersão da velocidade de grupo de um guia retangular.
- Introdução às fibras ópticas
Preparação: Leitura Cap. 4 de [1]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios
Fibras óticas (1/3)
- Análise Modal.
Preparação: Leitura Cap. 5 de [1]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios
Fibras óticas (2/3)
- Dispersão intermodal e intramodal.
- Perdas e atenuação.
Preparação: Leitura Cap. 5 de [1]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios
Antenas (1/2)
- Radiação de uma antenna linear. Parâmetros fundamentias de uma antena.
Preparação: Leitura Cap. 7 e 8.1 a 8.5 de [1]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios.
Antenas (2/2)
- Agregado linear uniforme.
- Análise de outro tipo de antenas com CST
Preparação: Leitura 8.6 e 8.7 de [1]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios e utilização do CST para demonstrar os conceitos dados na aula teórica.
Propagação em espaço-livre (1/2)
- Equação de Maxwell meios ilimitados
- Vetor Poynting
- Onda plana
- Polarização
Preparação: Leitura Cap 3 de [1]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios.
Propagação em espaço livre(2/2)
- Formulas do Radar e de Friis.
- Fatores de correção.
- Ruido Externo à recepção
Preparação: Leitura Cap. 7.4.8 e 7.4.9 de [1]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios
Reflexão no solo
- Coeficientes de Fresnel.
- Zona de Interferência (terra plana)
Preparação: Leitura Cap. 7.1 a 7.5 de [3]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios
Dispersão no Solo
- Critério de Rayleight de rudosidade.
- Secção eficaz de dispersão. Potência dispersa.
Preparação: Leitura Cap 7.7 de [3].
Actividades na aula: Resolução dos exercícios e utilizaçao do CST para demonstração de conceitos
Difração por obstáculos (1/2)
- Príncipio de Huygens e difração por um semi-plano.
Preparação: Leitura Cap. 9.1 a 9.3.3, 9.4 de [3]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios
Difração por obstáculos (2/2)
- Elipsóide Fresnel.
- Critério de Folga.
Preparação: Leitura Cap. 9.1 a 9.3.3, 9.4 de [3]
Actividades na aula: Resolução dos exercícios e utilizaçao do CST para demonstração de conceitos.
Absorção pelos gases da atmosfera efeito da chuva.
- Absorção pelos gases da atmosfera efeito da chuva.
- Preparação: Leitura Cap. 10 de [3]
- Actividades na aula: Resolução dos exercícios
Atenuação pela vegetação
- Atenuação pela vegetação
Preparação: Leitura Cap. 17.2.3 e 17.2.4 de [3]
Actividades na aula: Resolução dos exercício
Desvanecimento (1/2)
- Revisão de processos aleatórios.
- Tipos de desnacimento.
Preparação: Leitura Cap. 14 de [3]
Actividades na aula: Resolução de exercício
Desvanecimento (2/2)
- Desvanecimento rápido (distribuição Rayleigh e Rice)
- Desvanecimento lento (distribuição log-normal)
Preparação: Leitura Cap. 14 de [3]
Actividades na aula: Resolução de exercício
Modelos de Propagação (1/2)
Introdução aos modelos de propagação
Preparação: Leitura Cap. 15 de [3]
Actividades na aula: Resolução de exercícios
Modelos de propagação (2/2)
Modelos empíricos.
Preparação: Leitura Cap. 15 de [3]
Actividades na aula: Resolução de exercícios
Planeamento de um sistema de comunicações
Exemplo de um Planeamento de um sistema de comunicações
Revisões
Revisões
Aulas
Linhas Transmissão (3/3)
- Introdução ao CST.
- Desenho e estudo de uma linha de transmissão utilizando o CST.
Preparação: Instalar a Ferramenta de simulação numérica CST.
Actividades na aula: Utilização do CST para demonstrar os conceitos dados na aula teórica.
Propagação de impulsos numa LT com perdas e dispersão (3/3)
- Utilização do CST para o estudo da propagação de um impulso gaussiano numa LT
Preparação: Leitura Cap. 3.1 a 3.6 e 16.9 de [3]
Actividades na aula: Utilização do CST para demonstrar os conceitos dados na aula teórica.
Guias de onda (3/3)
Utilização do CST para o estudo de uma guia de seção retangular
Preparação: Leitura Cap. 4 de [1]
Actividades na aula: Utilização do CST para demonstrar os conceitos dados na aula teórica.
Fibras óticas(3/3)
- Utilização do CST para o estudo de propagação em impulsos numa fibra ótica
Preparação: Leitura Cap. 5 de [1]
Actividades na aula: Utilização do CST para demonstrar os conceitos dados na aula teórica.
Aulas
Laboratório 1 - Linhas de transmissão
Preparação: Fazer o dimensionamento do guia de laboratório
Actividades na aula: Execução do guia 1
Laboratório 2 - Guia de ondas
- Simulação numérica de um guia de ondas
- Acompanhamento do projeto da UC
Preparação: Fazer o dimensionamento do guia de laboratório
Actividades na aula: Execução do guia 2
Laboratório 3 - Antena
Preparação: Fazer o dimensionamento do guia de laboratório
Actividades na aula: Execução do guia 4
Laboratório 4 - Propagação em espaço livre
Preparação: Fazer o dimensionamento do guia de laboratório
Actividades na aula: Execução do guia 4