Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo fundamental desta UC é o de levar os estudantes a conceber a gestão de conflitos como competência básica do gestor de recursos humanos. Paralelamente, pretende-se que compreendam os processos de negociação enquanto forma essencial de resolução de diferenças e de alocação de recursos escassos na organização. No final da UC o estudante deverá conhecer o conjunto de estratégias e táticas negociais bem como, analisar os principais problemas que podem impedir o alcance ou a eficácia plena de acordos negociados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Explicar a inevitabilidade do conflito nas organizações; OA2. Caracterizar a negociação enquanto forma de gestão de conflitos e de alocação de recursos escassos; OA3. Diagnosticar as fontes e a natureza dos conflitos nas organizações; OA4. Planear uma negociação; OA5. Conceber e colocar em prática estratégias de negociação em função dos resultados pretendidos; OA6. Lidar com as especificidades da negociação em grupo; OA7. Organizar intervenções de arbitragem e mediação. Nota. OA = objetivo de aprendizagem
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Negociação: uma resposta às consequências da diversidade e complexidade nas organizações; Tipologia dos conflitos nas organizações; O processo de negociação como meio eficaz de resolução de conflitos organizacionais; O gestor de recursos humanos enquanto negociador; CP2. Negociação integrativa e negociação distributiva: estratégias e tácticas; Heurísticas e enviesamentos nos processos de negociação; Poder na negociação; Relações interpessoais e emoções na negociação; CP3. Preparação da negociação; CP4. Estilos de gestão de conflitos e estratégias de negociação; CP5. Negociação entre equipas e em grupos: processos específicos das negociações multilaterais; Etapas na preparação e abordagem de uma negociação entre equipas; CP6. Arbitragem e Mediação. Nota. CP = conteúdos programáticos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP 1 - OA 1, 2, 3 CP 2 - OA 3, 4, 5, 6 CP 3 - OA 3, 4, CP 4 - OA 5, 6 CP 5 - OA 6 CP 6 - OA 7
Avaliação / Assessment
Exposições e debates; Análise de casos em subgrupos; Aprendizagem por problemas; Simulação de situações de negociação e de gestão de conflitos (role play). | Avaliação periódica: 1. Trabalho de grupo de acordo com guião estruturado. (35%); 2. Apresentação oral do trabalho de grupo (10%); 3. Controlo da aprendizagem (apresentação oral sobre um dos conteúdos programáticos da UC após lecionado pelo docente) (5%); 3. Teste (50%). A avaliação periódica pressupõe o estudante assegura um grau de assiduidade igual ou superior a 2/3 das aulas efetivamente dadas. O acesso ao teste exige média igual ou superior a 8,5 valores no conjunto dos dois momentos de avaliação anteriores. Classificação final exige que o resultado do teste igual ou superior a 7,5 valores. Os estudantes (auto)excluídos da avaliação periódica poderão realizar exame final (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Exposições e debates Análise de casos em subgrupos aprendizagem por problemas Simulação de situações de negociação e de gestão de conflitos (role play)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teóricas-teórico/práticas (TP). Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos de estudo e simuladas negociação em situações de conflito. Pretende-se desta forma consolidar os conceitos lecionados com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. O trabalho autónomo é apresentado em conjunto com o documento de Planeamento de UC, detalhado para cada aula.
Observações / Observations
Não existem
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Thompson, L. (2020). The Mind and heart of the negotiator, 7th Edition. Pearson. (tradução portuguesa) Thompson, L. (2008). A razão e o coração do negociador, 3.ª Edição. Edições Monitor. Simões, E. (2020). Conflito e negociação. In A. Caetano, J. Neves & J.M. Carvalho Ferreira (Orgs.), Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações (pp251-272). Editora Sílabo Simões, E. (2012). Negociação e gestão de recursos humanos. In A.L. Neves & R.F. Costa (Coord.) Gestão de recursos humanos de A a Z ( pp 457-460). Editora RH. Mahony, D. M. & Klaas, B. S. (2014). HRM and conflict management. In W. K. Roche, P. Teague, & A. Colvin (Eds.) The Oxford handbook of conflict management in organizations (pp.79-104). Oxford University Press. Kolb D. M, & Porter, J. L. (2015). Negotiating at work: Turn small wins into big gains. Jossey-Bass. De Dreu, C. K. W. & Gelfand, M. (2013). The psychology of conflict and conflict management in organizations. Psychology Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Thompson L. (2020) Win-Win negotiation in a global economy. In: Pfeffermann N. (Eds) New Leadership in Strategy and Communication. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-19681-3_3 Swaab, R. I., Lount, J. R. B., Chung, S., & Brett, J. M. (2021). Setting the stage for negotiations: How superordinate goal dialogues promote trust and joint gain in negotiations between teams. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 167, 157?169. https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2021.08.001 Stone, D., Patton, B., & Heen, S. (1999). Difficult conversations. Penguin. Simões, E. (2015). Gestão de conflitos. In A. Ferreira, L. Martinez, F. Nunes & H. Duarte (Coord.) Gestão de recursos humanos para gestores (pp.371-39). Editora RH. Simões, E. (2015). Negociar. In J. Neves, M. Garrido & E. Simões, Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática, 3.ª Edição. Editora Sílabo. Simões, E. & Antunes, M. J. (2013). Negociações difíceis: o papel dos gestores de recursos humanos nas reestruturações. In P. Neves & M. P. Lopes (Coords.) Comportamento organizacional no século XXI: diálogos entre a gestão e a academia (pp 123-137). Editora RH. Robinson, R. J. (1995). The conflict-competent organization. A research agenda for emerging organizational challenges. In R. M. Kramer &. D. M. Messick (Eds.), Negotiation as a social process (pp. 186-204). Sage. Pruitt, D. G., & Carnevale, P. J. (1993). Negotiation in social conflict. Open University Press. Lax, D. A. & Sebenius, J. K. (1986). The manager as negotiator. Free Press. Malhotra, M. & Bazerman, M. H. (2008). Negotiation genius: how to overcome obstacles and achieve brilliant results at the bargaining table and beyond. Bantam Books. Jesuíno, J. C. (1992). A negociação - estratégias e tácticas. Texto Editora. Lewicki, R., Barry, B., & Saunders, D. M. 2020). Negotiation, 8th Edition. McGraw-Hill. Jang, D., Choi, H. & Loewenstein, J. (2021). Integration Through Redefinition: Revisiting the Role of Negotiators? Goals. Group Decision and Negotiation, 30(5), 1113?1131. https://doi.org/10.1007/s10726-021-09749-8 Fisher R., Ury, W., & Patton, B. (2007). Getting to yes: negotiating agreement without giving in. 2nd Edition. Random House. (tradução portuguesa) Fisher, R., Ury, W., & Patton, B. (1993). Como Conduzir uma Negociação? Como negociar um acordo sem desistir. Edições Asa). Deutsch, M., Coleman, P. T. & Marcus, E. C. (2014). The handbook of conflict resolution: theory and practice, 3rd Edition. Jossey-Bass. De Cremer,D. & Pillutla, M. M. (2012). Making negotiations predictable: what science tell us? Palgrave MacMillan. Caputo, A., Kargina, M. & Pellegrini, M. M. (2022). Conflict in virtual teams: a bibliometric analysis, systematic review, and research agenda. International Journal of Conflict Management. https://doi.org/10.1108/ijcma-07-2021-0117 Brett, J., & Thompson, L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior & Human Decision Processes, 136, 68-79. https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2016.06.003
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16