Programa

Curso Institucional em ISCTE-IUL

Licenciatura em Gestão

Licenciatura em Gestão de Marketing

Licenciatura em Psicologia

Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial

Licenciatura em Marketing

Licenciatura em História Moderna e Contemporânea

Licenciatura em Sociologia

Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática

Licenciatura em Antropologia

Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas

Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (PL)

Licenciatura em Ciência Política

Licenciatura em Engenharia Informática

Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL)

Licenciatura em Economia

Programa

1: É inevitável haver conflito? Factores que conduzem ao conflito. Conflitos: gerir ou resolver? A natureza e a dinâmica do conflito; impacte dos conflitos no desempenho Elementos de divergência nas situações de conflito. O conflito nas equipas de trabalho. 2: Os diferentes tipos de conflito: tarefa, processo e relação. -Diferentes tipos de conflito e as suas especificidades. -Tipos de Conflito e impacto no desempenho de grupos de trabalho. -Conhecer as (dis)funcionalidades do conflito. -Transformar o Conflito Afectivo em Conflito Cognitivo 3: A escalada de conflito -Situações que levam à escalada de conflito. -Como prevenir ou estancar a escalada de conflito. 4: Competências de gestão de conflitos -Conhecer as competências de resolução de conflitos. -Estratégias individuais na gestão de conflitos: evitamento, acomodação, competição, colaboração, compromisso. -Como usar a assertividade -para lidar com situações conflituosas. -Estratégias de resolução de conflito mais adequadas em função da situação. -A negociação como estratégia de gestão do conflito. -Mediação de conflitos ? a existência de uma terceira parte.