Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03894
Acrónimo :
GDI
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


- Compreender o impacto da multiculturalidade nas suas equipas e as competências de base exigidas à liderança; - Conhecer a importância de uma eficaz gestão da diversidade, da multiculturalidade e da Gestão da Diversidade Cognitiva nas organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Conhecer estratégias para fazer face ao desafio da multiculturalidade e para tirar proveito da diversidade; OA2. Conhecer e aplicar a ferramenta de peer-coaching como suporte na identificação e implementação de estratégias individuais para a gestão de equipas multiculturais; OA3. Gerir os processos de Diversidade Cognitiva nas organizações

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Global Mindset ? mudança de paradigma? 2. Reality check ? Multiculturalidade e organizações 3. O que é Cultura e a diversidade nas Organizações? Conceitos, teorias e modelos. 4. Trabalhar com equipas Multiculturais ? o que são e quais os fatores críticos de sucesso 5. A Diversidade cognitiva nas organizações 6. O líder intercultural: Competências que fazem a diferença. 7. Estratégias de desenvolvimento da Inteligência Cultural.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: P1 e P2 OA2: P3 e P4 OA3: P5, P6 e P7

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica implica: - Trabalho de grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. - Exame: a ponderação final é de 60%. Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Autoestudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Abordagem expositiva: OA1 e OA2. 2. Abordagem participativa: OA1, OA2 e OA3. 3. Abordagem ativa: OA1, OA2 e OA3. 4. Autoestudo: OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Rego, Arménio e PINA E CUNHA, Miguel (2010). Manual de Gestão Transcultural de Recursos Humanos. Lisboa, Editora RH Editora. - Finuras, Paulo (2018), Globalização e Gestão das Diferenças Culturais. 2ª Edição. Edições Sílabo, Lisboa

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Shin, S. J., Kim, T. Y., Lee, J. Y., & Bian, L. (2012). Cognitive team diversity and individual team member creativity: A cross-level interaction. Academy of Management Journal, 197-212. Schilpzand, M. C., & Martins, L. L. (2010). Cognitive diversity and team performance: The roles of team mental models and information processing. Atlanta: Georgia Institute of Technology. Reynolds, A., & Lewis, D. (30 de março de 2017). Harvard Business Review. Obtido de Teams Solve Problems Faster When They?re More Cognitively Diverse: https://hbr.org/2017/03/teams-solve-problems-faster-when-theyre-more-cognitively-diverse Powers, M. P. (June/July/August de 2018). Think Different. HR Magazine, pp. 90-95. Olson, B. J., Parayitam, S., & Bao, Y. (2007). Strategic Decision Making: The Effects of Cognitive Diversity, Conflict, and Trust on Decision Outcomes. Journal of Management, 33(2), 196-222. Mello, A. L., & Rentsch, J. R. (2015). Cognitive Diversity in Teams: A Multidisciplinary Review. Small Group Research, 46(6), 623-658. Liao, Z., & Long, S. (2016). Cognitive diversity, alertness, and team performance. Social Behavior and Personality, 44(2), 209-220. Kearney, E., Gebert, D., & Voelpel, S. C. (2009). When and how diversity benefits teams: The importance of team members' need for cognition. Academy of Management Journal, 52(3), 581-598. Crivellaro, D. (24 de Setembro de 2018). Saiba qual diversidade tem ganho espaço nas empresas. Obtido de EXAME: https://exame.abril.com.br/negocios/saiba-qual-diversidade-tem-ganhado-espaco-nas-empresas/ Crivellaro, D. (24 de Setembro de 2018). Saiba qual diversidade tem ganhado espaço nas empresas. Obtido de EXAME: https://exame.abril.com.br/negocios/saiba-qual-diversidade-tem-ganhado-espaco-nas-empresas/ Chamorro-Premuzic, T., & Akhatar, R. (12 de Novembro de 2018). Motivating Your Most Creative Employees. Obtido de Harvard Business Review: https://hbr.org/2018/11/motivating-your-most-creative-employees Bufkin, B. (2017). Why Cognitive Diversity is Vital for Insurance. Wells Media Group, 4(4), 72-74.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16