Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A UC "Gestão, Desenvolvimento e Património" tem como objetivo refletir sobre as realidades do mercado e a gestão do património cultural em Portugal, com especial incidência nas questões da sustentabilidade dos projectos e da sua integração transversal com o território, as novas tecnologias, a economia, o turismo, o ambiente, a educação, e ainda as parcerias público-privadas. Partindo do princípio de que o Património é um dos setores de actividade cujo potencial de crescimento oferece mais consistência, quer em percentagem do PIB, quer em criação de emprego, quer ainda na geração de riqueza, torna o estudo e a discussão das questões da gestão mais prementes do que nunca. Os estudantes serão convocados para uma reflexão sobre as realidades do mercado analisando textos de imprensa, que conferem a necessária atualidade, relatórios, mapas, quadros, estatísticas e textos de autor sobre as temáticas da gestão do património.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Preparar os estudantes para o futuro desempenho, ou reciclagem, de atividades profissionais e/ou académicas nas áreas da gestão de projetos culturais ligados ao património, designadamente na gestão dos recursos humanos, financeiros e logísticos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução 2. Conceitos de gestão aplicados ao património cultural 3. Mercado cultural - Indústrias do património, produção e distribuição 4. Organizações culturais: Ministério da Cultura, autarquias locais 5. Organizações não públicas; Fundações/Associações 6. Fontes de financiamento do património cultural (bilheteira, lojas e merchandising, concessões, cedências de espaços, imagens, mecenato e patrocínios, parcerias, outros apoios; associações de Amigos); 7. Princípios de gestão do património cultural ? museus, monumentos, bibliotecas; 8. Privatização da gestão dos museus e monumentos públicos - modalidades 9. Divulgação do património - marketing - aspetos gerais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos previstos, que serão ministrados com uma forte componente prática, ajustam-se aos objetivos no pressuposto de que se pretende dar aos estudantes uma perspectiva atual e dinâmica do funcionamento do mercado cultural, da emergência da economia da Cultura/Património Cultural, do investimento, dos programas comunitários, das ferramentas essenciais na preparação e gestão dos projetos culturais, e do posicionamento das organizações do património cultural no mercado, junto da comunidade e dos poderes públicos.
Avaliação / Assessment
1. Frequência e participação nas aulas teóricas e teórico-práticas; 2. Participação no seminário; 3. Elaboração de um projeto nas suas grandes linhas (4.000 palavras, excluindo anexos) a partir da aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas, mediante a escolha de um tema relacionado com a sustentabilidade do património cultural numa perspectiva de desenvolvimento económico; 4. Os parâmetros de classificação levarão em linha de conta a estrutura apresentada, a capacidade de síntese, a consistência e viabilidade do projecto, bem como o exercício de sentido crítico e a reflexão pessoal.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas terão sempre um caráter muito prático e de ligação à realidade nacional do património, com a participação ativa dos estudantes traduzida na reflexão sobre o mercado e a gestão do património; no seminário, os estudantes apresentarão, em grandes linhas, a estrutura e os objectivos dos projectos escritos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia a adotar implica a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante as aulas, permitindo uma reflexão crítica da realidade do mercado, dos instrumentos de gestão e da ligação à economia.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Serra, Filipe Mascarenhas (2007), Práticas de gestão nos museus portugueses, Lisboa: Univ. Católica Editora Santos, Maria de Lourdes Lima dos; et al. (1998), 10 anos de mecenato cultural em Portugal, Lisboa: Observatório das Activ. Cult. Relatório Mateus (Augusto Mateus & Associados); Lisboa; Site do GPEARI (Ministério da Cultura); 2009 Relatório ?Cultura, Identidade e Património? (Horizonte 2013); Lisboa; Observatório das Activ. Cult. ; 2005 Reis, Ana Carla Fonseca (s.d.), Marketing Cultural e financiamento da cultura, São Paulo: Editora Thompson Lord, Barry; Lord, Gail Dexter (1998), Manual de gestión de museos, Barcelona: Ariel Patrimonio Histórico Hernandéz, Josep Ballart; Tresserras, Jordi (2005), Gestión del patrimonio cultural, Barcelona: Ariel Património (2ª edição) Estatísticas culturais; Janeiro 2009; Lisboa; Observatório das Actividades Culturais Agenda Europeia para a Cultura; Resolução do Conselho de 16 de Nov. de 2007; JOUE; C 287; 29 de Novembro de 2007
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Inquérito aos Museus em Portugal ? Coordenação de RAQUEL HENRIQUES DA SILVA e MARIA DE LOURDES LIMA DOS SANTOS; ISABEL CORDEIRO, ELSA GARRETT PINHO, INÊS DA CUNHA FREITAS e ANABELA CARVALHO; Instituto Português de Museus e Observatório das Actividades Culturais, Lisboa, 2000 // Manual de gestión de museos; LORD, Barry e LORD, Gail Dexter; Ariel Patrimonio Histórico; Barcelona; 1998 // Plano de Estudos para a Cultura, Cultura 2020; 11 volumes; DIVERSOS AUTORES; Secretaria de Estado da Cultura, GEPAC, Lisboa, 2014 // Resolução do Conselho de Ministros n.º 49/2021, publicada no DR de 11 de maio (Programa de Investimentos para o Património Cultural) // Estatísticas da Cultura, INE, 2019
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16