Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03922
Acrónimo :
GEF
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular (UC) tem como objetivo geral proporcionar aos estudantes conhecimentos profundos sobre os principais referenciais teóricos de gestão de empresas familiares e a partilha de casos práticos que lhes permitam compreender e lidar com temas críticos das empresas familiares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, os estudantes deverão ser capaz de: OA1. Identificar as ferramentas teóricas essenciais à gestão de empresas familiares; OA2. Compreender e aplicar as metodologias de avaliação estratégica das empresas familiares, visando a sustentabilidade do negócio; OA3. Aplicar, de um modo concreto, rigoroso e detalhado, as metodologias de gestão de empresas familiares.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Empresas Familiares - Importância, Definições e Características 2. Sistema Família - Empresa e a Complexidade e o Risco Estrutural das Empresas Familiares 3. Governance da Família e Modelos de Governance das Empresas Familiares 4. Modelos e Processos de Planeamento e Gestão Estratégica de Empresas Familiares 5. Estratégias de Crescimento das Empresas Familiares 6. Gestão da Inovação e da Tecnologia nas Empresas Familiares 7. Preparação, Avaliação e Decisão sobre Investimentos nas Empresas Familiares 8. Gestão do Património da Família - As Family Offices 9. Comunicação, Relacionamento e Gestão de Conflitos nas Empresas Familiares 10. Processo de Sucessão e Continuidade nas Empresas Familiares

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) desta UC são coerentes com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: Nos conteúdos programáticos CP1, CP2 e CP3 é analisada a importância, definições e características das empresas familiares, a sua complexidade e risco estrutural e a governance da família e modelos de governance das empresas familiares, a que de associa o OA1 (Identificar as ferramentas teóricas essenciais à gestão de empresas familiares). O OA2 visa a compreensão e aplicação das metodologias de avaliação estratégica das empresas familiares, assegurando a sustentabilidade do negócio, cujos temas são abordados no CP4 e CP5. O enfoque do OA3 reforça a aplicação das metodologias de gestão de empresas familiares, cujos pressupostos são desenvolvidos . Para além das características organizacionais abordadas nos CP6, CP7, CP8, CP9 e CP10. Em resumo: OA 1 - CP1, CP2 e CP3 OA 2 - CP4 e CP5 OA 3 - CP6, CP7, CP8, CP9 e CP10.

Avaliação / Assessment


A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 50%. Os estudantes deverão analisar um caso cedido pelo docente da UC, que implica a pesquisa e a análise do caso, através de pesquisa bibliográfica e documental, para as diferentes questões definidas. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Trabalho individual, com a ponderação de 50%. Os estudantes deverão dar respostas às questões individuais do estudo de caso fundamentadas teoricamente (2 páginas, no máximo, para cada uma das questões), cujo contributo individual será partilhado pelos restantes elementos do grupo e integrado no trabalho de grupo, constituindo-se como uma estratégia de trabalho colaborativo. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,5/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingirem os critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 1 hora e 30 minutos e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem desta unidade curricular (UC) são diversificadas para garantir uma compreensão teórica sólida e uma aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos. Estas metodologias estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que promove uma abordagem de ensino centrada no estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de uma aprendizagem ativa e participativa. Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A UC encontra-se organizada em quatro aulas semanais, dois dias por semana, o que permite o recurso a metodologias diferentes ao longo do semestre e dentro da mesma semana (alternando exposição, discussão e participação). A estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo, a análise dos artigos de leitura e a análise de situações reais. O convite à participação de Gestores de Empresas Familiares complementam a ligação à prática. A metodologia ativa envolve a análise de um estudo de caso, bem como a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. O trabalho desta UC, de grupo e individual, é a análise de um estudo de caso que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto estudo), o qual inclui a leitura de artigos (presentes na bibliografia ou no plano de sessões da UC) e estudos de caso retirados de revistas da especialidade. Todo este material é discutido nas aulas, sendo sempre realizadas sínteses conclusivas e a identificação de questões a explorar. O trabalho autónomo contempla ainda a realização do trabalho de grupo e do trabalho individual, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de aprendizagem (MEA) encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. As MEA visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA), pelo que a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as MEA e os respetivos OA. A estratégia pedagógica adotada nesta UC envolve diferentes metodologias de ensino: expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva (MEA 1) é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os 3 objetivos de aprendizagem da UC (OA1, OA2 e OA3). A avaliação destes conteúdos é realizada através do trabalho individual. A metodologia participativa (MEA 2) é colocada em prática através da análise dos artigos de leitura e a análise de situações reais. A participação dos estudantes é ainda incentivada nas discussões dos trabalhos individuais, o que estimula a sua capacidade crítica e de interação. A metodologia participativa articula-se, de forma mais evidente, com os OA 2 e 3. A metodologia ativa (MEA 3) envolve a análise de casos e a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho de grupo, requerendo à pesquisa e análise do estudo de caso e à sua discussão e propostas de intervenção, momento que permite aos estudantes a concretização dos OA 2 e OA3. A metodologia do auto estudo (MEA 4) é transversal a todos os OA, pois envolve leituras, pesquisas, realização do trabalho individual e do trabalho de grupo. Na grelha a seguir sistematizam-se as principais interligações: MEA1 - OA1, OA2 e OA3 MEA2 - OA2 e OA3 MEA3 - OA1, OA2 e OA3 MEA4 - OA1, OA2 e OA3

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Lannon, F., Lyons, R., & O'Connor, C. (2024). Generation AI and family business: a perspective article. Journal of Family Business Management, 14(3), 470-474. - Lorange, P., & Mugnaini, K. (2023). Essential Books to Learn About the Family Business: An Inspiring Source. In The Future-Ready Leader: Accelerated Learning for Business Success (pp. 201-224). Cham: Springer Nature Switzerland. - Todo Bom, L. (2020). Manual de Gestão de Empresas Familiares. Lisboa: Sílabo. - Zellweger, T. (2017). Managing the Family Business: Theory and Practice. Massachusetts: Edward Elgar.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Carlock, R.S. & Ward, J. (2010). When Family Businesses are Best. London: Palgrave Macmillan. - Gimeno, A; Boulenar, G. & Coma-Cros, J. (2010). Family Business Models. London: Palgrave Macmillan. - Poza, E.J. (2007). Family Business. South Western: Macmillan Publishing Solutions.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31