Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03922
Acrónimo :
GEF
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


UC tem como objetivo proporcionar aos estudantes perspetivas teóricas e conhecimentos práticos que lhes permitam compreender e lidar com temas críticos da gestão de empresas familiares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar as ferramentas teóricas essenciais à gestão de empresas familiares; OA2. Compreender e aplicar as metodologias de avaliação estratégica das empresas familiares, visando a sustentabilidade do negócio; OA3. Aplicar, de um modo concreto, rigoroso e detalhado, as metodologias de gestão de empresas familiares.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Empresas Familiares - Importância, Definições e Características 2. Sistema Família - Empresa e a Complexidade e o Risco Estrutural das Empresas Familiares 3. Governance da Família e Modelos de Governance das Empresas Familiares 4. Modelos e Processos de Planeamento e Gestão Estratégica de Empresas Familiares 5. Estratégias de Crescimento das Empresas Familiares 6. Gestão da Inovação e da Tecnologia nas Empresas Familiares 7. Preparação, Avaliação e Decisão sobre Investimentos nas Empresas Familiares 8. Gestão do Património da Família - As Family Offices 9. Comunicação, Relacionamento e Gestão de Conflitos nas Empresas Familiares 10. Processo de Sucessão e Continuidade nas Empresas Familiares

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos da unidade curricular são adequados à obtenção dos objetivos enunciados. Esta coerência torna-se visível a partir da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 Pontos programáticos: 1, 2 e 3 OA 2 Pontos programáticos: 4 e 5 OA 3 Pontos programáticos: 6, 7, 8, 9 e 10

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica contempla: -Trabalho individual: 50% -Trabalho de grupo: 50% -Os alunos que não entregarem qualquer um destes trabalhos, bem como alunos que obtenham menos de 9 valores em qualquer trabalho ou se tiverem mais de 1/3 de absentismo nas aulas serão excluídos da avaliação periódica. Os estudantes que optem por não efetuar quaisquer dos trabalhos ou que tenham sido excluídos da avaliação periódica poderão efectuar um trabalho final que corresponderá a 100% da avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Na grelha a seguir apresentam-se as principais interligações: Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de Aprendizagem (OA) 1. Metodologia expositiva, para a apresentação de quadros teóricos de referência - OA1, OA2 e OA3 2. Metodologias participativas com análise e discussão de estudos de casos e textos de apoio - OA1, OA2 e OA3 3. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo - OA1, OA2 e OA3 4. Auto-estudo - OA1, OA2 e OA3

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Todo Bom, L. (2020). Manual de Gestão de Empresas Familiares. Lisboa: Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Poza, E.J. (2007). Family Business. South Western: Macmillan Publishing Solutions Carlock, R.S. & Ward, J. (2010). When Family Businesses are Best. London: Palgrave Macmillan. Gimeno, A; Boulenar, G. & Coma-Cros, J. (2010). Family Business Models. London: Palgrave Macmillan. Zellweger, T. (2017). Managing the Family Business: Theory and Practice. Massachusetts: Edward Elgar

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16