Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03472
Acrónimo :
GEG
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


UC tem como objetivo proporcionar aos alunos perspetivas teóricas e conhecimentos práticos que lhes permitam compreender e lidar com temas críticos de governança e estratégia em organizações de saúde. This course aims to provide students with theoretical lenses as well as practical knowledge to the understanding and dealing with governance and strategy issues in healthcare organizations.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender os diferentes fatores envolvidos na análise estratégica, com enfâse especial nos recursos internos e nos efeitos do contexto institucional OA2. Explicar e aplicar diferentes perspetivas teóricas inerentes à estratégia e à governação de organizações de serviços de saúde OA3. Explicar o analisar o papel dos gestores de serviços de saúde na promoção da sustentabilidade destas organizações, observando o papel de diferentes partes interessadas e respeitando os princípios éticos inerentes à sua atuação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Estratégia organizacional: do posicionamento ao movimento 2. A teoria baseada nos recursos e as capacidades dinâmicas 3. A envolvente externa e as pressões institucionais 4. Formulação e implementação da estratégia 5. Análise SWOTi 6. Teoria dos stakeholders e a governança organizacional 7. Controlo estratégico 8. Ética e responsabilidade social

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da unidade curricular são adequados à obtenção dos objectivos enunciados. Esta coerência torna-se visível a partir da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 Pontos programáticos: 1, 2 e 3 OA 2 Pontos programáticos: 3, 4 e 5 OA 3 Pontos programáticos: 6, 7 e 8

Avaliação / Assessment


1. Expositivo, teórico-prático; 2. Aprendendo por aplicação, de forma prática (ou teórico-prática) e com acompanhamento tutorial; 3. Expondo e debatendo oralmente os elementos trabalhados, com natureza teórico-prática. | 50% Individual (teste) + 50% em grupo (estudos de caso, fichas de leitura e relatórios de seminários) Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 10 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivo, teórico-prático; 2. Aprendendo por aplicação, de forma prática (ou teórico-prática) e com acompanhamento tutorial; 3. Expondo e debatendo oralmente os elementos trabalhados, com natureza teórico-prática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Tendo por base a os textos integrantes da literatura básica, as aulas consistem na discussão dos principais tópicos em análise, o que permite a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos relativos à estratégia e governação de serviços de saúde. A análise critica em sala, das principais correntes teóricas integrantes do campo da estratégia e da governança permite o desenvolvimento de pensamento complexo. Adicionalmente, o sistema de avaliação, ao envolver um teste e a realização de um trabalho de grupo, permite desenvolver tanto o pensamento declarativo como o procedimental.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ginter, P., Duncan, J. and Swayne, L. (2018). The strategic management of healthcare organizations, 8th Edition. New York: Willey. António, N. (Coord) (2012). Estratégia organizacional: do mercado à ética, Escolar Editora. António, N. (2015). Estratégia organizacional - do posicionamento ao movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Travaglia J.F., Debono A.D., Spigelman A.D., Braithwaite J. (2011). Clinical governance: A review of key concepts in the literature. Clinical Governance: An International Journal, 16(1), 62?77. Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2013), Strategic Management, 13th edition, McGraw-hill Higher Education. Örtenblad, A., Löfströn, C. and Sheaff, Rod. (2016). Management innovations for healthcare organizations: Adopt, abandon or adapt? London: Routledge. Lasserre, P. (2012). Global Strategic Management, 3rd Edition, Palgrave Macmillan. Hastings. S. et al. (2014). Exploring the relationship between governance mechanisms in healthcare and health workforce outcomes: a systematic review. BMC Health Services Research, 14: 479. Bodolia, V., and Spraggon, M. (2014). Clinical governance infrastructures and relational mechanisms of control in healthcare organizations. Journal of Health Management, 16, 2, 183-198. Barney, Jay B., Hesterley, William S. (2012). Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and cases. 4th edition. Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16