Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0604
Acrónimo :
GF
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
21.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
21.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
43.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
168.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular compreendam os mecanismos de funcionamento e de avaliação no mercado de obrigações; sejam capazes de analisar a eficiência e a performance de uma carteira de activos; identifiquem as principais fontes de valor de uma acção.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender os mecanismos de funcionamento e de avaliação no mercado de obrigações: a. Estimar e interpretar uma curva de taxas de juro; b. Ler e interpretar a ficha técnica de uma obrigação; c. Avaliar e formular uma decisão de negociação para uma obrigação; d. Calcular a taxa de rentabilidade associada a um investimento no Mercado de obrigações. 2. Analisar a eficiência, performance e perfil de risco de uma carteira de activos. 3. Identificar as principais fontes de valor de uma acção.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. MERCADOS FINANCEIROS 1. Mercado Monetário e Cambial 2. Mercado Accionista 3. Mercado Obrigacionista 4. Mercado de Derivados II. TÍTULOS DE RENDIMENTO FIXO 1. Características das Obrigações 2. Estrutura temporal de taxas de juro: Taxas Spot e Forward 3. Avaliação de Obrigações 4. Taxas de Rendimento 5. Rating e Risco de Crédito III. TEORIAS DA CARTEIRA E MODELOS DE EQUILÍBRIO 1. Rendibilidade e risco 2. Modelo de Markowitz 3. Modelo de Tobin 4. Capital Asset Pricing Model (CAPM) 5. Análise e avaliação de performance: Alpha e Índices de Treynor e Sharpe IV. TÍTULOS DE RENDIMENTO VARIÁVEL 1. Avaliação de Acções via Dividendos 2. Múltiplos de Mercado e Avaliação por Comparáveis

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: I. MERCADOS FINANCEIROS; II. TÍTULOS DE RENDIMENTO FIXO OA2: III. TEORIAS DA CARTEIRA E MODELOS DE EQUILÍBRIO OA3: IV. TÍTULOS DE RENDIMENTO VARIÁVEL

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Teste intermédio presencial (40 %); - Teste final ou ""frequência"" (60%). Os alunos que reprovarem na avaliação períodicaa possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso). Os alunos podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso. Considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota final superior ou igual a 9.5 valores e não menos de 7.5 valores em cada teste individual. De qualquer modo, poderá ser exigida uma defesa de nota acima dos 16 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e OA3. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA1, OA2 e OA3. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Benninga, S., 2014, Financial Modeling, MIT Press, 4th edition.

Sharpe, W., G. Alexander, J. Bailey, 2000, Fundamentals of Investments, Prentice Hall, 3ª edição.

Elton, E. e M. Gruber, 2014, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, Wiley, 9ª edição.

Bodie, Z., A. Marcus e A. Kane, 2014, Investments, McGraw-Hill/Irwin, 10ª edição.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o semestre; - Jornais diários e/ou semanários com temáticas de economia, finanças e gestão (v.g. Jornal de Negócios; suplementos de economia de jornais diários, etc).

Mota, A.G. e Tomé J. C., 1991, Mercados de Títulos - Uma Abordagem Integrada, Texto Editora.

G. Mota et al., 2019, Investimentos Financeiros: Teoria e Prática, Ed. Sílabo, 3ª edição.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-17