Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0604
Acrónimo :
GF
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
21.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
21.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
43.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
168.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular compreendam os mecanismos de funcionamento e de avaliação no mercado de obrigações; sejam capazes de analisar a eficiência e a performance de uma carteira de activos; identifiquem as principais fontes de valor de uma acção.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender os mecanismos de funcionamento e de avaliação no mercado de obrigações: a. Estimar e interpretar uma curva de taxas de juro; b. Ler e interpretar a ficha técnica de uma obrigação; c. Avaliar e formular uma decisão de negociação para uma obrigação; d. Calcular a taxa de rentabilidade associada a um investimento no Mercado de obrigações. 2. Analisar a eficiência, performance e perfil de risco de uma carteira de activos. 3. Identificar as principais fontes de valor de uma acção.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. MERCADOS FINANCEIROS 1. Mercado Monetário e Cambial 2. Mercado Accionista 3. Mercado Obrigacionista 4. Mercado de Derivados II. TÍTULOS DE RENDIMENTO FIXO 1. Características das Obrigações 2. Estrutura temporal de taxas de juro: Taxas Spot e Forward 3. Avaliação de Obrigações 4. Taxas de Rendimento 5. Rating e Risco de Crédito III. TEORIAS DA CARTEIRA E MODELOS DE EQUILÍBRIO 1. Rendibilidade e risco 2. Modelo de Markowitz 3. Modelo de Tobin 4. Capital Asset Pricing Model (CAPM) 5. Análise e avaliação de performance: Alpha e Índices de Treynor e Sharpe IV. TÍTULOS DE RENDIMENTO VARIÁVEL 1. Avaliação de Acções via Dividendos 2. Múltiplos de Mercado e Avaliação por Comparáveis

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: I. MERCADOS FINANCEIROS; II. TÍTULOS DE RENDIMENTO FIXO OA2: III. TEORIAS DA CARTEIRA E MODELOS DE EQUILÍBRIO OA3: IV. TÍTULOS DE RENDIMENTO VARIÁVEL

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Teste intermédio presencial (40 %); - Teste final ou ""frequência"" (60%). Os alunos que reprovarem na avaliação períodicaa possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso). Os alunos podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso. Considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota final superior ou igual a 9.5 valores e não menos de 7.5 valores em cada teste individual. De qualquer modo, poderá ser exigida uma defesa de nota acima dos 16 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e OA3. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA1, OA2 e OA3. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bodie, Z., A. Marcus e A. Kane, 2014, Investments, McGraw-Hill/Irwin, 10ª edição.

Elton, E. e M. Gruber, 2014, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, Wiley, 9ª edição.

Sharpe, W., G. Alexander, J. Bailey, 2000, Fundamentals of Investments, Prentice Hall, 3ª edição.

Benninga, S., 2014, Financial Modeling, MIT Press, 4th edition.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


G. Mota et al., 2019, Investimentos Financeiros: Teoria e Prática, Ed. Sílabo, 3ª edição.

Mota, A.G. e Tomé J. C., 1991, Mercados de Títulos - Uma Abordagem Integrada, Texto Editora.

Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o semestre; - Jornais diários e/ou semanários com temáticas de economia, finanças e gestão (v.g. Jornal de Negócios; suplementos de economia de jornais diários, etc).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-17